Dicas de Gestão

Um panorama sobre a transformação digital e os seus impactos no mercado

Transformação Digital
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Vivemos a era da informação e do conteúdo, em que a velocidade que as coisas acontecem e se transformam é ditada pelo alcance ilimitado da internet. Dessa maneira, empresas do mundo todo buscam se adaptar, fazendo uso da tecnologia para alcançar melhores resultados, e não serem engolidas pela transformação digital.

Trata-se de uma realidade. Os avanços digitais vêm transformando o modo como as pessoas se comportam, se informam, consomem e tomam decisões.

No mundo dos negócios, não seria diferente. A digitalização influencia o mercado como um todo, além de impactar diretamente diversas áreas, como a administração de empresas, a engenharia, a arquitetura, a advocacia, a contabilidade e a medicina, entre outras.

Sendo a transformação digital mais do que uma tendência, é preciso entender o que ela é e quais são as suas principais vantagens e seus desafios, para aplicá-la nos processos de negócio.

Por isso, reunimos, neste post, uma série de informações relevantes sobre o assunto. Desde os seus principais conceitos e estágios aos impactos nas relações de negócio e, mais especificamente, nas áreas já citadas — além de um panorama sobre a transformação digital no Brasil. Acompanhe!

A transformação digital e os seus conceitos

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é para o futuro, mas sim, algo com que as empresas têm que se preocupar agora.

Trata-se de um processo em que, por meio da tecnologia, as empresas buscam melhorar o seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir melhores resultados. Entretanto, vai muito além de ter um site, investir em marketing digital ou tecnologia.

O processo amplo de transformação é um desafio de gestão e envolve uma mudança estrutural de toda a organização, com a tecnologia exercendo um papel central e estratégico. Dessa maneira, leva tempo, consome recursos e envolve algumas etapas.

A mudança comportamental

Antes de tudo, é preciso entender como a era digital vêm influenciando a sociedade como um todo. A mudança de comportamento do consumidor sempre foi uma realidade. No entanto, com a revolução tecnológica, vem acontecendo a uma velocidade cada vez mais acelerada.

Nos últimos anos, os processos se tornaram cada vez mais rápidos e o volume de informação absurdamente maior. Entretanto, se, por um lado, as coisas estão mais fáceis, por outro, as pessoas estão cada vez mais distraídas e impacientes.

O comportamento está mudando, e rápido. Em alguns anos, a geração Z — nascidos na era digital — ocupará o mercado de trabalho. Segundo a Fast Company, até 2020, esses jovens serão responsáveis por 40% dos consumidores.

A tecnologia trouxe uma imensa massa de soluções, mas também criou uma série de novos desafios. Cabe às empresas se adaptar a essa realidade e se organizar para suprir novas demandas. A transformação digital é o caminho.

As fases do progresso tecnológico

A transformação digital é algo que demanda esforço e não acontece do dia para a noite. Como falamos, uma mudança radical e não apenas meia dúzia de ações que envolvem tecnologia. Mas sim parte de um progresso tecnológico, que ocorre em três etapas:

  • digitização: transição da informação analógica para forma digital (código binário), transformação dos dados em bits e armazenamento em mídias eletrônicas, facilitando a guarda e proteção das informações;
  • digitalização: um conceito bem mais abrangente, que se refere às mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia, como o Big Data, internet das coisas, cripto moedas, assinatura digital, automação de marketing, entre outros;
  • transformação digital: descrita como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”, gerando oportunidades de mudança para as empresas e as organizações.

Em resumo, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital, o efeito.

Os estágios da transformação digital

Como um processo profundo de mudança, a transformação digital altera a estrutura organizacional e a forma como o trabalho é executado, podendo interferir nos valores, na missão e na visão do negócio.

Dessa maneira, é possível identificar diferentes estágios nessa jornada em busca da revolução organizacional por meio das novas tecnologias. O primeiro passo para saber em que ponto uma empresa está é analisar quais novas tecnologias já foram implementadas no negócio, bem como que oportunidades de mudança podem ser alcançadas a partir das inovações disponíveis no mercado.

Primeiro estágio

Muitas empresas começam a transformação por aqui, adotando a tecnologia sem mudar o negócio. É o momento em que a empresa começa a implementar soluções digitais para realizar o mesmo trabalho de antes.

Segundo estágio

Já em um estágio seguinte da maturidade digital, a empresa adota soluções tecnológicas no sentido de buscar a inovação interna. É a formalização da tecnologia como parte do negócio.

Embora as organizações nesse estágio já reconheçam a influência da tecnologia em todos os seus processos de geração de valor, ainda não mudaram o seu modelo de negócio de forma significativa. Trata-se, portanto, de um estágio de transição. Quando uma empresa chega até ele, em geral, já está sendo pressionada pelas inovações do mercado e pelo avanço da concorrência. Dificilmente a jornada de transformação pára por aqui.

Nessa fase, iniciativas como laboratórios de inovação e treinamentos se iniciam internamente.

Terceiro estágio

Aqui, a empresa abraça a cultura de inovação e enxerga a tecnologia como parte da estratégia do negócio. Nesse estágio, é possível que a própria transformação digital seja formalizada dentro da empresa, fazendo parte da estrutura, com responsáveis bem definidos e investimentos apropriados.

A essa altura, boa parte dos processos produtivos são comandados por softwares e a mudança vai além da tecnologia, mudando a forma como as pessoas se relacionam e colaboram entre si.

A maioria das empresas chega a esse nível de maturidade depois de passar pelo primeiro e segundo estágio. No entanto, algumas mais modernas podem ter nascido já nesse estágio.

Quarto estágio

Um nível de maturidade digital mais avançado ocorre quando a empresa já tem a sua infraestrutura convergente e apoiada na tecnologia. É o caso de muitas startups que iniciam as suas atividades com esse grau de maturidade.

Nesse ponto, os processos produtivos não só se baseiam em novas tecnologias, como também na capacidade de adaptação às novas possibilidades.

Quinto estágio

Não podemos, ainda, determinar um estágio final na jornada de transformação digital. Entretanto, imaginamos que uma empresa amadurecida é capaz de inovar e adaptar regularmente, sem medo das mudanças provocadas por novas tecnologias e as suas consequências no comportamento dos clientes.

Organizações nesse estágio lideram a inovação no mundo, tais como Google, Amazon e Apple. Têm os seus modelos de negócio influenciados por análises preditivas avançadas e utilizam automatizações baseadas em inteligência artificial.

Os impactos da transformação digital nas relações de negócio

A inovação tecnológica vem mudando o mundo, o comportamento e a forma como as pessoas se informam, se relacionam e tomam decisões. O mundo dos negócios está no centro dessa transformação digital, impactando todos os processos de relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores e outros.

A digitalização promove a melhora do processo de compra e a automatização da operação contribui para o aumento da eficiência e da produtividade. Por isso, a transformação digital deve ser o eixo das estratégias, representando uma mudança na forma de trabalhar e um desafio para todos.

Destacamos, aqui, alguns impactos da jornada de amadurecimento digital nos negócios:

Mais eficiência

Trocar processos realizados manualmente por fluxos automatizados garante controle e interligação entre os setores. Além de eliminar pontos de gargalo que acabavam por estrangular a produção.

Problemas causados pela má gestão do tempo, pela distância e pela falta de acesso à informação já foram há tempos solucionados pela tecnologia. Cabe às empresas acompanhar a evolução digital, fomentando modelos de negócio adaptáveis a um mercado em constante mudança.

Maior satisfação dos clientes

Com o aumento do uso dos dispositivos móveis, a principal tendência da transformação digital é a capacidade de colocar o seu negócio ou produto disponível para o cliente a qualquer hora, em qualquer lugar.

Se o seu site é responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo, significa que a sua empresa está 100% do tempo acessível, tornando mais fácil fechar negócios. Um cliente não precisa estar na frente do computador para fechar uma compra ou contratar um serviço. Isso pode ser feito do meio de uma reunião, da praia ou da sala de embarque do aeroporto.

Vantagem competitiva

Empresas que atingem um alto desempenho transformam as suas estratégias em vantagens. À medida que criam produtos, geram novos fluxos de receita, atingem mais consumidores, reduzem custos, aumentam a produtividade e melhoram o nível de satisfação de clientes e funcionários.

Embora a transformação seja fato consumado e um caminho sem volta, apenas 10% das empresas brasileiras são digitalizadas. Portanto, estar nesse seleto grupo e, de alguma forma, trazer o cliente mais próximo e de maneira mais simples é uma baita vantagem competitiva.

Processos mais simples

Sem dúvida, a digitalização é o meio mais eficaz para otimizar processos. O impacto da implementação de novas tecnologias em alguns processos de trabalho podem acontecer em três aspectos:

  • substituição: quando é adotada uma nova tecnologia para desempenhar a mesma função antes realizada manualmente ou por outra tecnologia. Por exemplo, quando computadores são substituídos por celulares nos negócios, seja em ações internas como o envio de um e-mail, seja para os clientes realizarem a compra;
  • extensão: quando há uma melhora significativa no desempenho ou na funcionalidade de um processo, graças ao uso da tecnologia. É o que acontece quando uma empresa incorpora um novo canal de comunicação com os clientes, como uma rede social, aumentando o número de vendas de determinado produto, por exemplo;
  • avanço: quando um processo é redefinido em função de uma nova tecnologia. É o caso da gestão de documentos quando uma empresa adota a assinatura eletrônica ou digital. Todo o processo é reestruturado com a redução de papel, visitas ao cartório, espaço físico para arquivamento, envio de documentação, etc.

Novos cargos e salários

Trata-se da 4ª revolução industrial, que, assim como ocorrido nas anteriores, vem promovendo mudanças substanciais no mercado de trabalho, incluindo a busca por novas habilidades que serão úteis no futuro.

A transformação digital envolve novas demandas. Entre elas, o gerenciamento de dispositivos e redes, de segurança digital, o desenvolvimento de aplicativos e a análise de negócios. O profissional capacitado deve estar sempre se atualizando, compondo um mix de habilidades, para atender às exigências desse mercado.

Processo operacional

Com a necessidade de iminente de integrar dados, times e tecnologia, a melhora na operação interna é evidente. Podemos citar algumas mudanças pontuais no dia a dia da empresa, tais como:

  • comunicação: mais rápida e objetiva;
  • organização: empresas digitais abrem novas possibilidades de trabalho, como o home office e o coworking;
  • decisões com base em dados: mais assertivas com o big data e a análise de dados;
  • integração: uma vez que a transformação digital deve ser implementada de maneira integrada em todos os setores;
  • acesso às informações: com o compartilhamento de processos e dados de forma virtual e em tempo real;
  • automação de atividades: liberando a equipe para outras ações mais estratégicas.

As mudanças na advocacia

De maneira geral, a transformação digital vem alterando os modelos de negócios em todas as áreas. Mas cada um, em particular, se beneficia em aspectos específicos, como é o caso da advocacia, que tem muito a ganhar na otimização de processos.

Trata-se de uma atividade essencialmente burocrática, cuja automatização representa um enorme ganho de tempo e de vantagens competitivas para o escritório. A assinatura, que poderia ser um entrave à digitalização nessa área, surge como uma grande solução. Afinal, é possível fazer uma assinatura digital em contratos com validade jurídica garantida pela Medida Provisória (MP) nº 2.200-2/2001. Assim como em outros documentos, por exemplo, procurações e petições.

Além disso, pode-se utilizar softwares que facilitem a organização e gestão de documentos, como a busca e a localização de processos jurídicos, por exemplo, e estratégias de marketing digital que possibilitem a captação de novos clientes.

Os impactos na administração de empresas

No âmbito da administração, podemos citar inúmeros benefícios que decorrem da melhoria na gestão de documentos, gerando ganhos em diversas áreas e aumentando o ROI (Return of Investment), tais como:

Agilidade e praticidade

O uso de ferramentas digitais de gestão agiliza os processos de trabalho, representando ganho de tempo e redução de custos, liberando o profissional para outras atividades mais produtivas.

Diversas rotinas operacionais podem ser realizadas por computadores, otimizando os processos de trabalho. Nesse contexto, a gestão de documentos, envolvendo impressão, distribuição, envio, assinatura e armazenamento, torna-se mais fácil com a digitalização. Isso confere agilidade ao dia a dia da empresa.

Economia

Um dos aspectos mais evidentes da transformação é a redução do uso do papel, o que por si só gera uma redução de custos. Além disso, podemos citar a economia de espaço para arquivamento e a redução de gastos com serviços de entrega expressa, cartório, deslocamento, entre outros.

A transformação digital na contabilidade

Outro profissional que só tem a ganhar com a era digital é o contador. Ao adotar a contabilidade digital, é possível enviar ao fisco, de forma ágil, informações centralizadas, reduzindo o risco de erros ou fraudes.

Além da otimização de processos de ganho de tempo comum às outras áreas, a contabilidade conta com vantagens peculiares, tais como a assinatura digital para contadores e outras:

Transparência

Entender como a contabilidade funciona costuma ser uma dificuldade para os empreendedores. A infinidade de taxas, leis e impostos confunde quem não é da área. Entretanto, com a digitalização, cada passo é registrado, facilitando a compreensão de para onde está indo cada imposto ou taxa.

Sendo tudo enviado de forma virtual, os processos ficam mais claros e menos suscetíveis a erros de comunicação, gerando transparência na relação com os clientes.

Praticidade

Cálculos automatizados, documentos assinados por via digital e armazenados virtualmente, são alguns exemplos que tornam o dia a dia de um escritório de contabilidade mais prático com o uso de ferramentas digitais.

Certificado Digital

Falando em assinar documentos digitalmente, o mesmo certificado usado no envio das obrigações fiscais pode ser utilizado na assinatura, reduzindo o custo.

certificado digital é como uma identidade única no meio virtual, usada para garantir a autenticidade de um documento, bem como a identidade do signatário. Deve ser comprado de uma Autoridade Certificadora, como a Certisign, líder na América Latina.

O setor de engenharia e arquitetura

Ao tratarmos do setor de construção civil, os impactos da transformação digital vão desde ferramentas simples às mais futurísticas. As possibilidades são inúmeras, passando pelas etapas de projeto, agregando todas as informações sobre cada detalhe do andamento dele em um único lugar até a emissão de laudos e ARTs com autenticação digital garantida por um certificado.

Isso sem falar nas inovações técnicas que facilitam e revolucionam a engenharia e arquitetura, tais como a realidade aumentada, a descoberta de novos materiais, a modelagem 3D, o bioconcreto, os sensores vestíveis, por exemplo.

As mudanças na medicina

A área de saúde é uma das que vem sendo mais transformada pelas inovações digitais. Nesse sentido, os ganhos são enormes, tanto para médicos e pacientes, quanto no mercado como um todo, gerando economia e melhores resultados na saúde pública.

Diagnósticos e tratamentos cada vez mais rápidos e eficazes, beneficiando muitos pacientes por meio da telemedicina, são alguns dos impactos evidentes da transformação digital na medicina.

Telemedicina

Trata-se do conceito de consulta à distância, largamente empregada na realização de exames, por exemplo. Possibilitando que pacientes de áreas mais remotas tenham acesso a exames mais complexos, que são laudados por médicos especialistas de outras localidades.

No entanto, a telemedicina não seria viável sem a assinatura digital dos laudos, dos exames e de outros documentos médicos.

Tecnologia em nuvem

Uma forma centralizada de manter informações e registros dos pacientes, acessíveis de qualquer lugar. Futuramente, será possível tratar um paciente, como base em seu histórico de saúde, de qualquer lugar do mundo.

Inteligência artificial

Essa tecnologia pode revolucionar os sistemas que realizam diagnóstico, tornando-se uma arma poderosa de prevenção. Avanços nessa área tem um enorme impacto sobre a saúde da população em geral.

Empresas nacionais já utilizam a inteligência artificial para encontrar falhas operacionais e prevenir casos de SEPSE.

Capacitação do paciente

Com tantas novas tecnologias, pacientes e familiares precisam ser capacitados a usá-las. De apps a wearables, novas formas de acompanhamento serão adotadas.

Além disso, a produção de conteúdo digital na área de saúde já é uma realidade. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Pew & American Life, 75% das pessoas entre 18 e 65 anos buscam informações sobre o assunto na rede.

Sendo assim, é notória a relevância dessa rede de informações para a conscientização e o benefício dos pacientes e de seus familiares.

Internet das coisas

Área que oferece uma enorme gama de possibilidades, a internet das coisas jé oferece ferramentas utilizadas em saúde, como os dispositivos vestíveis. Muitos, já disponíveis, são utilizados para medir batimentos cardíacos, pressão sanguínea, peso e assim por diante.

A transformação digital no Brasil

Pressionadas pelo momento de crise, várias empresas estão se desenvolvendo e transformando digitalmente, mudando os seus modelos de negócio em busca de resultados.

Somos o terceiro maior potencial de transformação digital e, segundo o Economist Intelligence Unit, 69% das pequenas e médias empresas do país consideram o uso da tecnologia em benefício do negócio.

O desemprego e os problemas na economia forçam mais pessoas a buscarem alternativas, como o empreendedorismo. Por outro lado, o mundo digital oferece oportunidades para começar com um baixo investimento inicial, além de ser burocraticamente mais fácil do que abrir uma empresa física no país.

Sendo assim, o momento é propício para o uso desses benefícios em prol de se destacar no mercado e oferecer um diferencial aos clientes, usando a criação a seu favor, impulsionado pela tecnologia.

Podemos dizer que a era digital já está em curso, pressionando empresas do mundo todo a dar o máximo de atenção às novas tecnologias para continuarem vivas. De uma maneira geral, a digitalização traz impactos positivos aos mais diversos modelos de negócios, desde a modernização de processo e a melhora da experiência do cliente até a redução de custos e a otimização dos resultados.

A transformação digital é um processo contínuo, que se dá em diversas etapas, nas quais as empresas buscam melhorar o seu desempenho por meio da tecnologia. Como as inovações não param e os clientes estão sempre mudando, trata-se de uma jornada sem fim. Sempre há algo a ser melhorado.

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