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A atuação da tecnologia para a melhora da gestão hospitalar

6 minutos para ler

Excelência no atendimento e eficiência operacional e administrativa são essenciais ao hospital do futuro. Assim, a tecnologia para a gestão hospitalar é o caminho a ser seguido por quem deseja acompanhar as tendências do mercado.

A tecnologia vem impactando a forma como nos comunicamos, consumimos, aprendemos e trabalhamos, com a saúde não é diferente. A era digital transformou pacientes em consumidores exigentes, por isso, hoje as instituições de saúde precisam mais do que infraestrutura e equipe técnica qualificada — com a transformação digital quem não aderir à saúde 4.0 ficará para trás.

Por isso, neste post trazemos um panorama sobre o uso da tecnologia na gestão hospitalar, ressaltando seus benefícios e as principais aplicações. Não deixe de ler!

Benefícios da tecnologia para a gestão hospitalar

Embora se trate de um serviço essencial, cuja demanda é grande, o setor de saúde também é afetado pela concorrência no mercado. Com um número crescente de clínicas e hospitais, inovar é essencial para se destacar.

O conceito de indústria 4.0, trazido pela transformação digital, se aplica aqui como a chamada Saúde 4.0, e as instituições que não se adaptarem certamente ficarão para trás. Afinal, os pacientes estão cada dia mais exigentes e para encantá-los é preciso oferecer excelência no atendimento, da marcação da consulta ao resultado do exame.

A experiência importa dentro e fora dos consultórios, salas de exame, centros cirúrgicos etc. Nesse sentido, uma gestão apoiada em novas tecnologias pode ser um grande diferencial, proporcionando benefícios como os que listamos aqui.

Melhora da comunicação

Graças às tecnologias, como armazenamento em nuvem, prontuários eletrônicos, assinatura eletrônica, softwares de gestão de documentos etc., é possível integrar o trabalho de diferentes profissionais (enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos), melhorando muito a comunicação entre eles. Um médico é capaz de acessar remotamente a ficha de um paciente, tendo acesso aos dados atualizados, com sintomas, medicamentos ministrados, resultados de exames etc.

Maior agilidade nos atendimentos

Essa integração permite muito mais agilidade nos atendimentos, reduzindo o tempo de espera e, muitas vezes, favorecendo o prognóstico. Em uma situação de emergência, uma orientação passada pelo telefone pode literalmente salvar uma vida. Isso sem falar em telemedicina, que vem possibilitando acesso a exames mais complexos até mesmo em áreas remotas. Com resultados laudados por especialistas a distância.

Melhora da imagem da instituição

Mais qualidade e agilidade no atendimento só podem resultar em melhoria da imagem da instituição. O novo modelo aumenta a eficiência nas operações de saúde e a cooperação entre os profissionais, trazendo mais eficiência e segurança à rotina da equipe. Por outro lado, quem ganha é o paciente, que tem mais autonomia e informação, graças à tecnologia. Mais do que o resultado de excelência, importa a experiência completa da assistência em saúde.

Usos da tecnologia na gestão de hospitais

Não é novidade que os avanços tecnológicos vêm revolucionando a medicina e a saúde como um todo. Cirurgias robóticas, inteligência artificial, dispositivos vestíveis, impressão 3D são algumas das tecnologias que vêm garantindo mais conforto e bem-estar aos pacientes.

Na administração hospitalar não é diferente, o uso da tecnologia proporciona uma gestão inteligente, com ferramentas que otimizam operações antes burocráticas, promovendo a economia de recursos e o melhor aproveitamento do tempo nas instituições.

Marcação de consultas online

O mesmo consumidor que agora faz suas compras online pela tela do celular é o paciente que não quer perder horas em ligações para a marcação de exames e consultas. Ouvir músicas e gravações então, está fora de cogitação.

Assim, as ferramentas de marcação de consultas online garantem agilidade e eficiência em um mundo onde a praticidade e a autonomia são cada vez mais valorizadas. Notificações de confirmação são enviadas automaticamente, liberando as recepcionistas para atividades mais relevantes para a operação de atendimento e reduzindo o índice de ausências.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é hoje essencial para qualquer instituição de saúde. Além de garantir agilidade ao atendimento e acessibilidade às informações, de qualquer lugar com acesso à internet, a ferramenta apresenta outras vantagens.

Integração de dados por meio da anexação de resultados de exames à ficha do paciente; redução no índice de erros de digitação, troca de pacientes etc.; diminuição do retrabalho, uma vez que os dados cadastrais não precisam ser repetidos a cada atendimento; melhora da comunicação entre os diversos setores de atendimento; mais segurança — privacidade, integridade e confidencialidade das informações.

O prontuário eletrônico elimina riscos de extravio, perdas e danos. Além disso, acaba com a necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento das fichas, sem falar em toda a logística de arquivamento, tempo de busca para localização de um prontuário etc.

Envio de informações e resultados de exames

Graças à internet a troca de informações e o envio de resultados de exames ficou muito mais fácil, tanto entre as equipes quanto aos pacientes. No entanto, uma grande preocupação nesse sentido é quanto à segurança e à autenticidade das informações.

Felizmente a tecnologia, hoje, possibilita assinar documentos eletronicamente com segurança digital e validade jurídica. É possível utilizar a assinatura eletrônica em diversos tipos de arquivos, como resultados de exames, recibos, comprovantes, faturas etc.

Utilizando uma plataforma de assinaturas, como o Portal de assinaturas, você assina, armazena e gerencia documentos eletrônicos com facilidade e segurança. E ainda tem acesso às funcionalidades como assinatura em lote, integração com outros sistemas de gestão como CRM, personalização dos fluxos de assinatura, envio de notificações, verificação de assinaturas, dentre outras.

Como vimos os impactos da transformação digital são percebidos no setor de saúde, desde a sala de espera ao centro cirúrgico, promovendo mais saúde, segurança e melhor atendimento à população.

Portanto, a tecnologia para a gestão hospitalar surge como uma solução fundamental para acompanhar as transformações do mundo. Os benefícios vão da eficiência à segurança, melhorando o atendimento ao cliente, a rotina dos profissionais de saúde e a imagem da instituição no mercado.

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