Antes, a tecnologia era acessível apenas para grandes empresas que pagavam caro.Mas, isso mudou. Saiba como as pequenas empresas também podem se beneficiar! Antes, a tecnologia era acessível apenas para grandes empresas que pagavam caro.Mas, isso mudou. Saiba como as pequenas empresas também podem se beneficiar!

Como a tecnologia pode ajudar a agregar valor em sua pequena empresa?

6 minutos para ler

A tecnologia, por muito tempo, era acessível somente para grandes empresas que poderiam pagar caro por ela. No entanto, isso mudou. A democratização do acesso aos recursos tecnológicos fez com que negócios de todos os portes pudessem agregar valor à empresa sem precisar comprometer boa parte do orçamento. Para entender como isso pode ser feito, basta continuar a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A importância da tecnologia para micro e pequenas empresas

A Era da Informação trouxe consigo a gestão do conhecimento e a possibilidade de ouvir os clientes, antecipar as tendências de consumo e de comportamento. A popularização da tecnologia abriu portas para que todos pudessem acessar informações antes menos propagadas.

Um exemplo é o fato de conseguir comparar — em questão de minutos, sem sair de casa — os produtos e serviços oferecidos por uma grande quantidade de empresas de uma só vez. Neste ambiente competitivo, as empresas que aprimoram, agilizam e otimizam seus processos internos, conseguem destacar-se das demais.

Mas como diferenciar-se agora na Era Digital? A resposta é simples: oferecendo serviços aprimorados e ágeis. Para isso, agora as pequenas e médias empresas podem utilizar inovações como a adoção de um software para gestão ou mesmo uma técnica digital de divulgação.

Independentemente da ferramenta escolhida, o objetivo é agregar valor à empresa, trazendo uma nova experiência de compra ou de prestação de serviços.

Como consequência do uso dessas tecnologias, ocorrerá a identificação de gargalos nos processos, além da otimização da alocação de recursos, a simplificação dos fluxos de trabalho e a facilitação da comunicação entre departamentos e profissionais dentro da corporação.

Na prática, é possível aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que se identifica riscos, reduz erros e falhas e centraliza as informações. Parece exagero, mas não é. Todas essas vantagens podem ser obtidas ao implementar a tecnologia na rotina da empresa.

Tecnologias que podem ser implementadas para agregar valor à empresa

São várias as tecnologias que podem ser implementadas e elas já estão deixando de ser inovações e passando a se tornar ferramentas indispensáveis, algumas delas talvez você até já utilize. Confira agora mesmo algumas opções úteis e que podem agregar valor à sua empresa.

Softwares de gestão

Os softwares de gestão facilitam muito as rotinas diárias e automatizam diversos processos que antes deveriam ser manuais.

O mais comum entre eles é o ERP (Enterprise Resource Planning) que permite organizar informações de diversos departamentos, incluindo RH, controle de projetos, gestão de equipes, fluxo de caixa, entre outros.

Há também o CRM (Costumer Relationship Management), um sistema que organiza o processo comercial em um funil de vendas e cuida do relacionamento da empresa com seus leads e clientes.

Cloud computing

O cloud computing é uma tecnologia que armazena as informações em nuvem e pode ser acessada online. Não é mais necessário manter diversos arquivos impressos, os dados podem ser acessados facilmente de qualquer lugar, em qualquer horário, basta ter acesso à internet.

Isso evita a perda e dano de documentos importantes e ainda permite a utilização de softwares e equipamentos a distância.

Apesar de não ser uma tecnologia necessariamente nova, o cloud computing está ficando cada vez mais aprimorado, com mais recursos de inteligência artificial. Inclusive, já é especulado um futuro em que as empresas já se iniciem na tecnologia em nuvem.

Fato é que as pequenas empresas estão cada vez mais investindo em computação na nuvem para gerir seus negócios e não é à toa. Essa ferramenta realmente pode ajudar a expandir o seu negócio.

Plataformas de gerenciamento de equipe

Quando o trabalho é distribuído em setores — o que ocorre na maior parte das empresas — se um deles atrasa a meta da entrega, consequentemente as outras áreas serão afetadas.

As plataformas de gerenciamento de equipe ajudam a otimizar a delegação de tarefas. Os prazos ficam bem estipulados e o supervisor consegue acompanhar todo o processo e evitar possíveis falhas e atrasos.

VoIP

O VoIP veio revolucionar a forma como as empresas e as pessoas se comunicam. Utilizando essa tecnologia, é possível realizar ligações, videoconferências e outras formas de contato, sem precisar gastar um valor muito alto.

Além da vantagem de reduzir custos, ao utilizar o VoIP é possível fazer reuniões com diversos participantes e ainda trocar documentos e planilhas durante as ligações.

Graças à nuvem, qualquer aparelho pessoal que possa se conectar à internet é compatível com VoIP. Essa é, com certeza, uma das tecnologias que agregam valor a empresas.

Portal de assinaturas digitais

As assinaturas digitais estão se popularizando cada vez mais, justamente por oferecerem benefícios, incluindo economia e a praticidade. Elas podem ser utilizadas sempre que um documento necessite de um registro do acordo feito entre as partes ou de uma comprovação regulatória.

Entre os documentos que podem ser assinados digital ou eletronicamente estão: processos judiciais e administrativos, procurações, contratos com clientes e fornecedores, laudos laboratoriais, procurações, documentos cartorários, entre outros.

As assinaturas digitais e eletrônicas eliminam a necessidade de imprimir e armazenar documentos, têm validade jurídica e ainda podem formalizar acordos em questão de minutos.

Elas também possibilitam a assinatura de documentos em lotes, por meio do Portal de Assinaturas. Ou seja, é uma tecnologia que proporciona agilidade e praticidade para empreendedores de todos os portes.

Escolhendo as melhores tecnologias de acordo com seu modelo de negócios

Muitas empresas começam a implantar as tecnologias para aumentar a competitividade, oferecer experiências de compra diferenciadas e fidelizar clientes.

No entanto, outras optam por utilizá-las com o objetivo de aprimorar os processos internos e reduzir custos. Há ainda quem as implante com todos estes objetivos em conjunto.

Para saber qual a melhor opção para a sua empresa, é preciso compreender as práticas realizadas, mapear processos internos e conhecer a concorrência. Também é importante saber que esta atitude demandará uma necessidade de atualização para aprender a utilizar as tecnologias com eficiência.

Com exceção das assinaturas digitais e eletrônicas, as outras tecnologias exigem um conhecimento prévio para que possam ser manuseadas com eficiência.

No entanto, o treinamento investido em todos os que utilizarão as ferramentas, terá um retorno amplo e rápido. O importante é compreender quais delas poderão trazer benefícios e agregar valor à empresa.

Uma das características que as pequenas empresas costumam ter em comum são os contratos, feitos com clientes, fornecedores ou parceiros. O Portal de Assinaturas pode otimizar a gestão desse procedimento. Descubra como!

Como a tecnologia pode ajudar a agregar valor em sua pequena empresa?
5 (100%) 1 Votos
Posts relacionados

Deixe uma resposta