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5 técnicas de gestão de empresas que você deve aplicar agora mesmo

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O sucesso de uma empresa sempre esteve atrelado a sua gestão. No entanto, com os recentes avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, as técnicas de gestão de empresas ganharam uma nova perspectiva, a de gerar valor.

Nesse sentido, qualquer detalhe pode fazer a diferença. Trata-se de uma cadeia de processo em que cada etapa da produção agrega valor ao produto final. A gestão bem-sucedida é aquela em que consegue entregar o maior valor, dependendo de menos recursos.

Diante da importância de uma gestão inteligente para o futuro do seu negócio, reunimos, neste post, 5 técnicas fáceis de aplicar que podem gerar excelentes resultados para a sua empresa. Acompanhe!

1. Gestão à vista

Também chamada de transparência de informações, esta é uma técnica que visa, principalmente, melhorar o engajamento da equipe, estimulando a cooperação dos funcionários.

Trata-se de compartilhar as informações sobre um projeto ou setor da empresa, deixando tudo à vista. Dessa maneira, é estimulado o envolvimento de todos os colaboradores, que podem acompanhar a situação e o andamento dos projetos, ajudar na busca de soluções, dar ideias e trabalhar no desenvolvimento de alternativas.

Enquanto nos modelos tradicionais de gestão o time apenas segue ordens do gestor, ao adotar a técnica de gestão à vista, toda a equipe tem acesso às informações acerca de suas tarefas e também aos resultados. A grande vantagem é que os colaboradores desenvolvem maior consciência do potencial e das dificuldades da empresa, ampliando, assim, a sua capacidade de cooperação.

2. Gestão de resultados

Técnica já consagrada de gestão empresarial, a gestão de resultados foi criada em 1950, por Peter Drucker, tido como pai da administração moderna.

Nesse modelo, todas ações são orientadas para os resultados, que constituem o foco principal. O modelo prega que todos os colaboradores da organização devem ter os resultados como foco principal de suas ações. Dessa maneira, mais do que o processo, são as metas que merecem a atenção de todos.

Assim, toda a estratégia e planejamento são orientadas pelo objetivo de negócio, direcionando as ações da empresa. Nesse sentido, as metas funcionam como fonte de motivação para a equipe, além de otimizar os resultados e promover o crescimento do negócio.

Sua principal vantagem reside na definição de objetivos claros e bem definidos, possibilitando um foco muito maior da equipe. De maneira geral, essa técnica favorece o engajamento e a integração da equipe, além de melhorar a produtividade.

3. Gestão de indicadores

Trata-se de uma das técnicas mais aplicadas e se baseia nos KPIs (Key Performance Indicators), métricas usadas para monitorar o desempenho do negócio.

Nesse caso, os indicadores servem como parâmetro para balizar os resultados da empresa, estabelecendo metas a serem alcançadas. Além disso, a partir da observação dos KPIs, é importante avaliar a necessidade de se criar soluções para os problemas.

O sucesso desse tipo de gestão está atrelado à criação dos indicadores de desempenho e à escolha das métricas a serem utilizadas. Ao defini-las, é preciso ter em mente os objetivos da empresa, e elas devem ser claras, mensuráveis e fáceis de calcular, auxiliando os gestores na tomada de decisão.

Alguns exemplos de KPIs muito utilizados são os que medem a qualidade, a produtividade e a eficiência. Esse tipo de gestão é altamente estratégica e traz uma série de benefícios, como obtenção de informações úteis, decisões mais acertadas, maior compreensão do mercado, entre outros.

4. Integração de sistemas

Grande parte dos erros em uma empresa ocorrem em função da falta de comunicação entre os diversos sistemas utilizados. Essa falta de integração gera resultados de qualidade inferior e, muitas vezes, exige retrabalho por parte da equipe.

Assim, essa técnica de gestão empresarial se baseia em recursos integradores, chamados APIs —protocolos de internet que possibilitam a comunicação entre diferentes plataformas.

Uma gestão apoiada em softwares integrados se mostra muito mais consistente, já que essas ferramentas multifuncionais promovem agilidade, organização, produtividade e segurança, evitando erros na transmissão de dados ao longo dos processos que envolvem sistemas operacionais distintos.

O Portal de Assinaturas da Certisign disponibiliza uma série de APIs através do Portal do Desenvolvedor, permitindo a integração com diversos sistemas de gestão. Dessa maneira, é possível integrar a assinatura digital ao CRM, por exemplo.

5. Automatização de tarefas repetitivas

Todo negócio comporta processos altamente repetitivos, tais quais a emissão de notas fiscais, assinatura de contratos e outros. Por outro lado, o maior valor de uma empresa reside no capital humano, e ter pessoas presas a esse tipo de tarefa burocrática representa um entrave ao crescimento.

Pessoas são capazes de pensar, agir e tomar decisões. Ao automatizar certas tarefas, sua equipe fica livre para atuar em atividades mais relevantes e estratégicas. Assim, esse modelo de gestão se fundamenta na automação do fluxo de trabalho, utilizando soluções informatizadas para cumprir determinadas demandas com mais rapidez e precisão, otimizando a rotina operacional.

É o caso da digitalização dos processos de assinatura de documentos, por exemplo. Adotando a assinatura digital, é possível assinar contratos, propostas, licitações, laudos técnicos e diversos outros documentos com apenas alguns cliques a qualquer hora e lugar, até pela tela do celular, desde que haja conexão com a internet.

O uso de técnicas de gestão direciona os processos e dinamiza o fluxo operacional, otimizando resultados e promovendo eficiência e eficácia. Além disso, trazem clareza e objetividade o que aumenta o engajamento e a motivação da equipe. Entretanto, é essencial saber definir as estratégias certas para promover o crescimento do negócio, investindo nas ações corretas e administrando bem os processos.

Em suma, dentre as diversas técnicas de gestão empresarial comumente utilizadas no mercado, é importante saber escolher a que melhor atende à demanda da sua empresa. Além disso, é possível associar alguns desses modelos, obtendo ainda mais vantagens para o seu negócio, desde o aumento do comprometimento da equipe e da produtividade ao maior valor agregado ao produto ou serviço entregue ao cliente.

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