Dicas de Gestão

Sourcing e procurement: como esses processos impactam a área de compras de sua empresa

Sourcing e procurement: como esses processos impactam a área de compras de sua empresa
0

Com a finalidade de reduzir o custo total de aquisições, a área de compras vivencia um desafio constante. Todavia, para manter a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e melhorar a eficiência dos sistemas de compra, é necessário mais que o baixo custo.

Para atingir a excelência dos processos, as empresas vêm investindo em metodologias e ferramentas de sourcing e procurement. Os termos apontados têm o sentido de comprar, adquirir. No entanto, cada um deles apresenta uma percepção diferente. Mas, afinal, o que são esses conceitos? Como eles podem auxiliar a área de compras de sua empresa?

Para que você saiba mais sobre o assunto, no post de hoje, apresentaremos as suas definições e como os processos de sourcing e de procurement podem impactar diretamente na área de compras de sua empresa. Continue a leitura e confira!

Conceito de sourcing

A tradução do termo sourcing significa aquisição de produtos ou matérias-primas de terceiros. Trata-se de um processo que auxilia os profissionais de compras a tomarem decisões mais afirmativas de custos e qualidade, ou seja, é procurar maneiras de suprir as necessidades materiais do negócio.

O sourcing possibilita que as organizações realizem os processos de compras empregando as melhores técnicas de negociação para cada categoria de suprimentos.

Toda ação nessa lógica de gestão de custos na cadeia de suprimentos deve ser constantemente mensurável e resultar em uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo. As técnicas do sourcing fazem toda a diferença nesse momento, visto que, de uma maneira objetiva, segmentam os custos na cadeia assim como apresentam esses custos sistematicamente por meio de etapas estruturadas, que vão desde a compreensão das necessidades do cliente e do mercado fornecedor até o desenvolvimento de acordos de longo prazo com regras claras e objetivas.

O sourcing é utilizado pelas equipes de compras para otimizar o trabalho de pesquisas de preços junto aos fornecedores. Assim, é necessário selecionar uma ferramenta adequada para aplicar o método.

Diversos benefícios são gerados ao utilizá-lo nas áreas de compras e suprimentos. Podemos destacar: redução de preços, agilidade nos processos, maior assertividade nas propostas, terceirização das atividades de compras, entre outros.

Conceito de procurement

O procurement pode ser traduzido como adquirir ou licitar, e corresponde à aquisição de produtos e serviços por pessoa jurídica de direito público ou privado, de acordo com critérios preestabelecidos.

Trata-se de um processo muito mais amplo que o sourcing, pois, além de absorver a função de compras, incorpora um caráter estratégico por prever etapas anteriores, de envolvimento nos planejamentos estratégico, comercial e de gestão de projetos da empresa, e posteriores, que inclui a gestão dos estoques da cadeia de suprimentos, participação no processo produtivo, distribuição, logística e relacionamento com clientes e fornecedores.

Dessa forma, percebe-se que o procurement é todo o processo de sourcing agregado a outras inúmeras ações estratégicas.

Como a aplicação desses processos pode auxiliar a empresa

De modo geral, os processos de sourcing e procurement permitem consolidar as práticas realizadas no setor de compras, com o objetivo de alcançar melhores resultados e negociações. Pensando nos benefícios e nas ações dessas ferramentas, separamos alguns pontos importantes da aplicação dos processos que auxiliam a gestão da empresa. Confira!

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma etapa do sourcing que envolve a busca por fornecedores de modo mais abrangente. Essa análise de mercado refere-se ao conhecimento dos custos e à avaliação das necessidades dos clientes e da empresa de modo geral. Avaliar os diferentes tipos de fornecedores e as suas propostas garante um custo-benefício mais vantajoso para a empresa.

Implantação de recursos tecnológicos

A utilização de recursos tecnológicos nos processos de sourcing e procurement permite alcançar níveis melhores de eficácia, redução de gastos e aumento da qualidade da assistência prestada pelo setor.

Para dar agilidade ao processo de compras, são utilizados arquivos digitais, que podem ser facilmente editados de acordo com a demanda e enviados com segurança e validade jurídica, por meio do uso de uma assinatura digital.

Além disso, as facilidades da automatização facilitam a busca por bons fornecedores, atingindo os melhores preços de mercado.

Registro de compras

O registro de compras é importante para a construção do histórico da empresa, possibilitando que ela avalie certos fatores, como as quantidades compradas no ano, as variações dos custos e a entrega dos fornecedores.

Normalmente, esse controle é feito por meio do auxílio de ferramentas tecnológicas que monitore previamente as transações. Os softwares de armazenamento de informações e documentos são bastante utilizados, por exemplo, pois oferecem agilidade na pesquisa e no envio dos arquivos.

Padronização dos processos

A padronização dos processos, devido à formalização das rotinas, auxilia nas compras da empresa, no sentido de aumentar a transparência dos gastos e reduzir o risco de fraudes, além de priorizar as categorias que serão aprimoradas no sourcing.

Condições ambientais

Estabelecer normas de sustentabilidade é uma preocupação de qualquer empresa. No procurement, essa necessidade abrange a cadeia de suprimentos, pois passa a produzir valores que influenciam e desenvolvem a cadeia em prol de uma lógica mais responsável para os negócios. Além de possibilitar a economia de recursos naturais e a redução de impactos ambientais com a utilização de tecnologias.

Visão global de logística

Ter uma visão sistemática de todo o dinamismo e a logística do mercado e estabelecer diretrizes básicas para a relação com os fornecedores é essencial para o entendimento dos custos e das necessidades dos clientes internos. Essa ação é utilizada sobretudo no procurement, já que ele integra a cadeia de suprimentos da empresa, monitora a sua dinâmica e transforma toda a sua capacidade em ações que gerem valor para o negócio, consequentemente, aumentando a lucratividade da empresa.

Portanto, muitas vantagens são obtidas com a implementação dessas metodologias, conforme citadas anteriormente, e as empresas que dominam essas práticas obtêm grande diferencial no mercado.

Muitas vezes, os gestores podem ficar em dúvida entre adotar o sourcing ou o procurement. De modo geral, o setor de compras deve levar em conta a busca por fornecedores, a qualidade de entrega e o estabelecimento de um ciclo de compras eficiente.

Gostou do nosso post sobre sourcing e procurement? Então, continue com a visita no blog. Leia agora mesmo o texto “Entenda como fazer a gestão de cadeia de suprimentos da sua empresa” e se torne um especialista no assunto!

Você pode gostar
Qual diferença entre autenticar documentos e reconhecer firma?
Conheça 6 ideias de como reduzir custos utilizando a tecnologia, Gestão de Equipe e parcerias.
6 ideias de como reduzir custos na sua empresa

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This