softwares de gestão empresarial softwares de gestão empresarial

Conheça 5 softwares de gestão empresarial

6 minutos para ler

O seu negócio já conta com o apoio de softwares de gestão empresarial? Na era dos dados, administrar um empreendimento por meio de processos manuais é um erro que pode afetar a sua produtividade e competitividade.

A transformação digital já é uma realidade e os gestores que compreendem essa situação aceleram o crescimento das suas empresas e as colocam em posição de destaque no mercado.

Pensando nisso, reunimos 5 sistemas de gestão que não podem faltar em seu cotidiano. Quer conhecê-los? Continue a leitura!

Entenda a importância dos softwares de gestão empresarial

Abrir uma empresa é apenas o primeiro passo para uma história de sucesso. O verdadeiro desafio está em fazê-la prosperar, atrair clientes, ser saudável e rentável.

Não é por acaso que, segundo o Sebrae, 1 a cada 4 negócios fecham antes de completar 2 anos. Mas quais são as razões para isso? A verdade é que essa é uma situação complexa e com diversas causas, porém a má administração da empresa é um fator decisivo.

A falta de controle financeiro, de marketing, de contratos e de pessoal são apenas alguns exemplos de erros comuns nos negócios que fracassam. No entanto, tudo isso poderia ser evitado com o apoio dos softwares de gestão.

A tecnologia é uma aliada do empreendedor. Quando ela entra em cena, tudo se torna mais prático, rápido e seguro. Com um sistema, é possível gerenciar e administrar toda a empresa, garantindo que ela se mantenha produtiva e rentável.

Em síntese, os sistemas de gestão empresarial são fundamentais para a sua sobrevivência. Sem eles, a empresa pode operar de maneira amadora, desorganizada e ineficiente.

Conheça 5 sistemas de gestão essenciais para a sua empresa

Agora que você já entendeu a relevância de qualificar a gestão do seu negócio com o auxílio da tecnologia, vamos apresentá-lo a 5 ferramentas que fazem toda a diferença no cotidiano empresarial.

Lembre-se de que, independentemente do seu porte ou área de atuação, é importante investir em tecnologia e modernização dos processos. Essa é a maneira mais eficaz de ampliar a sua competitividade no mercado. Confira!

1. Softwares de gestão financeira

A gestão financeira é um dos maiores desafios das empresas contemporâneas. De fato, administrar contas a pagar e a receber, acompanhar os índices de inadimplência e manter as informações contábeis sempre em dia não são tarefas simples.

Não é difícil de concluir que apostar em planilhas e anotações é um método ineficiente e pouco seguro. Nesse caso, a melhor alternativa é investir em bons softwares de gestão financeira, como o Nibo e o Conta Azul.

2. Softwares de gestão de documentos

Atualmente, as empresas lidam com muitos dados e documentos, como contratos com clientes e fornecedores, dados financeiros e sigilosos, relatórios de desempenho, balanços patrimoniais e informações estratégicas.

A questão é: como garantir que tudo isso esteja bem guardado e possa ser acessado sempre que necessário? É aí que os softwares de gestão de documentos cumprem o seu papel.

Esses recursos simplificam a gestão dos documentos, reduzindo gastos com impressões e arquivos físicos e colocando tudo o que é importante para o seu negócio na nuvem, o que traz segurança e agilidade na gestão da empresa.

Nesse contexto, é importante destacar o Portal de Assinaturas. Essa plataforma permite a assinatura eletrônica de documentos, além de mantê-los organizados e armazenados de forma segura, permitindo o acesso de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

3. Softwares de gestão de projetos

Manter uma equipe alinhada e trabalhando em prol dos mesmos objetivos pode ser um grande desafio, mas é essencial para o sucesso do seu negócio.

Por isso, é interessante investir em um software de gestão de projetos. Com ele, a sua equipe pode ter acesso e contribuir com o desenvolvimento das tarefas, enviar mensagens, tirar dúvidas e entender tudo o que está acontecendo na empresa.

Um exemplo clássico desse tipo de ferramenta é o Trello. Capaz de aumentar a produtividade do seu time, ele é utilizado por grandes marcas, como a Adobe e o próprio Google. Experimente!

4. Softwares de gestão de relacionamento com o cliente

Você já deve ter ouvido falar que o relacionamento com o cliente é a cereja do bolo para as empresas que visam crescer e se destacar no mercado. Mais do que um detalhe, essa é uma premissa para o sucesso, especialmente no atual cenário do mercado.

O consumidor está se tornando cada vez mais exigente e criterioso. Além disso, tem à sua disposição uma infinidade de informações que o ajudam a comparar e tomar decisões mais seguras.

Sendo assim, atrair e fidelizar um público é algo que depende de um bom relacionamento. Para isso, você pode contar com o apoio dos softwares de gestão de relacionamento com o cliente, conhecidos como CRM.

Eles rastreiam e administram informações sobre clientes, conectam a sua equipe, armazenam e-mails e reclamações, geram relatórios e muito mais. Quer exemplos? Confira o Zoho, uma opção gratuita e muito eficaz.

5. Softwares integrados de gestão empresarial

Por fim, não podemos deixar de citar os softwares integrados de gestão empresarial — ou os ERPs. A sua empresa já tem essa ferramenta? Caso ainda não tenha, é interessante estudar tal investimento.

Trata-se de um sistema que cuida de todas as operações que acontecem dentro da empresa. Na prática, o gestor consegue aumentar a sua visibilidade sobre os processos, a sua eficiência e produtividade, especialmente na hora de tomar decisões estratégicas.

Normalmente, o software conta com um pacote de funções básicas e é complementado de acordo com as necessidades do negócio. Porém, os dados de diferentes setores podem ser acessados em um único lugar.

Dessa forma, é possível fazer uma gestão completa da empresa. Ou seja, adicionar módulos que contemplam diversas tarefas, como gestão do estoque, tributária, financeira, de compras, de vendas e de fornecedores. Uma sugestão interessante é o Akauting, que é gratuito e simples de manusear.

Como você viu, administrar um negócio pode ser muito mais fácil com a implementação de softwares de gestão empresarial. Essas ferramentas simplificam o seu dia a dia, trazendo mais agilidade, produtividade, segurança e redução de custos. Em um mercado tão competitivo, investir em modernização pode ser o seu diferencial. Pense nisso!

A sua empresa esbarra na burocracia do dia a dia? Confira como o Portal de Assinaturas pode resolver 6 dos seus maiores problemas!

Conheça 5 softwares de gestão empresarial
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta