rh digital rh digital

RH Digital: como transformar a gestão de documentos de contratação?

6 minutos para ler

Você já ouviu falar em RH Digital? O departamento de Recursos Humanos tem um papel de grande importância no desenvolvimento de um negócio, especialmente porque o capital humano é um dos seus bens mais valiosos.

A missão de prospectar e contratar talentos é, de fato, essencial para o sucesso empresarial. Mas tudo isso gera um grande volume de papéis, documentos e contratos. Armazená-los e gerenciá-los adequadamente é um dos desafios a serem superados.

Continue a leitura e veja como a implementação de um RH Digital pode transformar a gestão de documentos de contratação da sua empresa!

O que é um RH Digital?

O RH Digital, também conhecido como RH 3.0, baseia-se no uso da tecnologia para solucionar e minimizar as burocracias e os desafios existentes no dia a dia desse setor.

É uma demonstração de que a Transformação Digital — que está revolucionando o modo de atuar das empresas — já chegou à área de Recursos Humanos. Assim, antigos processos estão sendo abandonados para que recursos digitais sejam incorporados à rotina.

Portanto, sempre que você ouvir falar em RH Digital imagine um setor moderno e mais conectado. Ele está cada vez menos dependente do papel e de impressões e se apoia em documentos e processos digitais, como:

  • contratos de prestação de serviços digitalizados;
  • armazenamento em nuvem de atestados médicos e relatórios de desempenho;
  • holerites online;
  • controle de férias automatizado;
  • cadastros digitais dos funcionários.

Quais são os benefícios do RH Digital para a sua empresa?

Investir em tecnologia é sempre uma decisão estratégica, principalmente em um mercado tão concorrido. Apostar em um RH Digital demonstra a maturidade do seu negócio para o uso de ferramentas automatizadas e está em harmonia com o processo de Transformação Digital nas empresas.

Obviamente, para que um gestor tenha segurança de que essa é uma boa escolha, é importante compreender os seus benefícios e o retorno sobre o investimento experimentado. Confira!

Aumento de produtividade no setor

Sem dúvidas, um RH que se apoia em tecnologia para operar torna-se mais produtivo. Isso ocorre porque os processos passam a ser finalizados com mais rapidez e os funcionários do setor não perdem tempo com questões meramente burocráticas.

Redução de custos

Na busca pela redução de custos, investir na digitalização de documentos é uma decisão muito estratégica. Além de cortar gastos com papel e impressões, isso elimina a necessidade de arquivos físicos e otimiza o espaço disponível na empresa, tornando-o mais produtivo e rentável.

Maior organização e segurança dos documentos

Documentos armazenados na nuvem são muito mais organizados. Na prática, você abandonará velhos métodos e investirá em modernização e segurança. Todos os contratos, relatórios e dados estarão seguros e devidamente organizados para quando precisar.

Otimização da comunicação interna

A comunicação interna é tão relevante quanto a externa e pode ser otimizada por meio do RH Digital. Esse modelo permite a implementação de canais digitais e facilita o acompanhamento das tarefas pelos membros da equipe — o resultado disso é mais produtividade.

Melhorias no processo de recrutamento e seleção de talentos

Contar com um time de excelência pode ser o diferencial do seu negócio no mercado. A boa notícia é que o seu recrutamento e seleção pode ser muito mais eficiente com o apoio da tecnologia. Já pensou em fazer seleções em redes sociais, triagem automatizada de currículos e até entrevistas online? Tudo isso já é possível!

Garantia de validade jurídica dos documentos digitais

Caso ainda tenha dúvidas, é importante enfatizar que os documentos digitais têm a mesma validade jurídica de um documento impresso. A lei e os tribunais já reconhecem a autenticidade dos contratos realizados via web.

Como transformar a gestão dos documentos de contratação do seu negócio?

Agora que você compreendeu a importância do RH Digital e conhece os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio, é hora de aprender a transformar a sua gestão de documentos de contratação.

Para isso, reunimos dicas valiosas e simples de serem colocadas em prática. Ao final, tenha certeza: o seu RH e os resultados obtidos jamais serão os mesmos. Acompanhe!

Incentive a cultura de inovação

Uma empresa que tem a inovação em seu DNA consegue se destacar no mercado, pois está sempre encontrando novas formas de solucionar antigos problemas.

Ao investir em um RH Digital, cuide para que a sua equipe adquira o espírito inovador e pense em processos que possam melhorar a gestão dos documentos de contratação, como o uso de um software especializado e das suas funcionalidades.

Aposte na gestão de documentos na nuvem

Se você deseja transformar a gestão de documentos no setor de RH, então precisa investir em plataformas em nuvem.

Quando você utiliza essa estratégia, permite que todos os funcionários tenham conhecimento e acesso aos documentos de contratação. Dessa forma, a tomada de decisão é mais rápida e segura, o que reflete em bons resultados para o negócio.

Use os dados a favor das suas contratações

Os dados são o novo petróleo! Essa é uma frase que afirma o potencial que os dados têm no dia a dia de uma empresa, especialmente no setor de RH.

Fique atento a todas as informações coletadas sobre os funcionários, verifique relatórios e gráficos e use-os a favor da empresa. A ideia é acessar e interpretar os documentos na nuvem sempre que necessário.

Invista nas ferramentas certas

Por fim, não há como falar em RH Digital sem citar o papel das ferramentas automatizadas. Elas devem ser incorporadas de vez ao seu cotidiano e precisam ser bem aproveitadas pela equipe.

Atualmente, é possível contar com diversas plataformas e recursos, como softwares de gestão de documentos, máquinas de digitalização, certificado digital e assinatura eletrônica. Todos podem trazer benefícios ao setor e merecem ser estudados com atenção.

Pronto! Agora você já sabe como um RH Digital pode ajudá-lo a melhorar a gestão dos documentos de contratação da sua empresa e, claro, colocá-la na rota do crescimento saudável e duradouro. Investir em modernização e automatização dos processos é uma escolha inteligente e, conforme visto, traz muitos benefícios ao seu cotidiano.

Que tal aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Baixe gratuitamente o nosso guia completo sobre gestão de documentos digitais!

RH Digital: como transformar a gestão de documentos de contratação?
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta