Dicas de Gestão

Relacionamento com fornecedores: 5 dicas para não errar

É impossível cumprir prazos ou entregar boas mercadorias sem a colaboração constante dos fornecedores. Confira essas 5 dicas!
0

Hoje em dia, para manterem um lugar de destaque perante a concorrência, as empresas precisam investir constantemente na redução da burocracia e na qualidade de seus produtos e serviços, buscando conquistar a confiança e o respeito de seus clientes.

Nesse cenário, o relacionamento com fornecedores possui uma enorme importância para o sucesso dos negócios, uma vez que é impossível cumprir prazos ou entregar boas mercadorias sem a colaboração constante dos provedores.

Independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação, a empresa deve abordar o relacionamento com fornecedores em seu planejamento estratégico, garantindo o equilíbrio entre as necessidades do negócio e as capacidades de cada fornecedor com o qual ela se relaciona.

Assim, é possível fazer dos fornecedores verdadeiros parceiros de negócios, alcançando benefícios como a economia de recursos, o aumento da produtividade e a fidelização de clientes, entre outros.

No post de hoje, preparamos cinco dicas especiais que podem ajudar a sua empresa a otimizar as práticas diárias e promover o sucesso do relacionamento com fornecedores. Boa leitura!

1. Invista em automação

A automação dos processos gerenciais é uma realidade irreversível do mercado atual. Para alcançar bons níveis de produtividade e evitar desperdícios, as empresas devem promover o investimento em tecnologia em todos os setores, incluindo o relacionamento com fornecedores.

Para ser ágil e eficiente, a gestão das atividades dos fornecedores depende do emprego qualificado de ferramentas que possam facilitar a assinatura de documentos com validade jurídica, a troca de informações e a conferência de serviços, por exemplo.

Com essa prática, é possível encurtar os prazos, diminuir os erros e melhorar o desempenho ao longo de toda a cadeia de produção. O investimento em automação está diretamente relacionado ao alinhamento dos processos. É sobre isso a nossa próxima dica para otimizar o relacionamento com fornecedores.

2. Garanta o alinhamento dos processos

Na verdade, o alinhamento dos processos é uma consequência direta do investimento em automação, uma vez que a tecnologia permite às empresas trilhar um caminho seguro rumo à eficiência operacional em todos os setores do negócio.

Para que os fornecedores sejam, de fato, parceiros, é preciso que haja um fluxo contínuo de trabalho, com entendimento total a respeito de cada etapa das tarefas e da forma como a sequência correta de ações deve ser mantida para que tudo saia conforme o planejado.

Entretanto, o alinhamento dos processos só é possível uma vez que os gestores e colaboradores estejam comprometidos com a implementação de uma rede de comunicação eficiente, como mostraremos no tópico a seguir.

3. Promova a comunicação eficiente

A comunicação eficiente está nas bases para o sucesso do relacionamento com fornecedores, clientes, colaboradores e demais públicos estratégicos de toda e qualquer organização.

O uso dos recursos tecnológicos fornece maior segurança no arquivamento e registro das informações, que podem ser transmitidas com maior clareza e de forma rápida, evitando equívocos na interpretação dos dados ou atrasos nas atividades.

Ao promover a comunicação eficiente no relacionamento com fornecedores, as empresas alcançam diversos benefícios, tais como:

  • rapidez na resolução de problemas;
  • melhores condições na negociação de preços;
  • simplicidade na alteração de datas de entrega;
  • facilidade na manutenção dos níveis ideais de estoque.

Além disso, o cuidado no registro das informações relativas às operações do fornecedor ao longo do tempo facilita o monitoramento do desempenho e a realização de avaliações periódicas, conforme sugere a nossa próxima dica.

4. Realize avaliações periódicas

Para que os fornecedores possam corresponder a todas as expectativas de uma empresa, a avaliação do desempenho deve ser uma prática constante, baseada em critérios definidos no planejamento estratégico e apresentados antecipadamente a cada fornecedor.

O monitoramento de resultados permite, entre outras vantagens, o aproveitamento adequado dos recursos investidos na contratação de fornecedores, uma vez que a avaliação promove a seleção dos melhores parceiros de negócio existentes no mercado.

Um aspecto muito importante da avaliação de desempenho dos fornecedores é o fornecimento de feedbacks proveitosos. É fundamental garantir que os parceiros sejam informados sobre o que não vai bem para que eles possam adequar suas práticas e oferecer serviços mais qualificados.

Por outro lado, quando for preciso encerrar uma determinada parceria, os gestores devem manter a cordialidade e a gentileza no repasse das informações, mantendo aberta a possibilidade de novas relações no futuro e preservando a imagem da empresa.

É sobre essa questão que falaremos agora, na nossa última dica para otimizar o relacionamento com fornecedores. Veja e esclareça suas dúvidas!

5. Preserve a imagem da empresa

O relacionamento com fornecedores e demais públicos estratégicos exige das empresas o cuidado constante com a preservação da imagem e reputação organizacionais, por meio da adoção de práticas otimizadas de gerenciamento, nas quais a tecnologia é o grande diferencial.

Nesse sentido, o ideal é contar com a segurança e as funcionalidades de um portal especializado em automação da gestão empresarial e assinatura online de documentos, aproveitando as vantagens relacionadas com a redução da burocracia e a otimização das práticas administrativas.

Ao preservar sua imagem junto aos fornecedores investindo em tecnologia, as empresas passam a ser reconhecidas no mercado e valorizadas não apenas pelos provedores parceiros, mas por todos os seus públicos estratégicos.

Chegando ao final do nosso artigo, é essencial lembrar que o sucesso do relacionamento com fornecedores começa com o conhecimento aprofundado sobre as demandas da própria empresa no que diz respeito à manutenção de bons níveis de produtividade e à participação das empresas provedoras nesse processo.

Por isso, os gestores devem empregar técnicas atualizadas para implementação do planejamento estratégico, dando a devida atenção aos aspectos da linha de produção mais impactados pela atuação dos fornecedores.

Dessa forma, é possível estabelecer os objetivos e as ações necessárias para alcançar as metas traçadas, de acordo com as demandas do negócio e com as competências dos parceiros escolhidos por suas boas competências.

Agora que você já sabe qual é a importância do relacionamento com fornecedores e o que fazer para efetivar as melhores práticas no dia a dia da sua empresa, que tal compartilhar nosso artigo nas redes sociais e auxiliar outros gestores nessa tarefa?

Você pode gostar
Como garantir a segurança no envio de uma Carta Registrada?
Como garantir segurança no envio de uma carta registrada?
A boa gestão de contratos é uma prática que se torna cada dia mais importante para sobrevivência das empresas. Saiba mais neste post.
Gestão de contratos: tudo que você precisa saber sobre!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This