Qual é a importância da cultura organizacional para as empresas?

7 minutos para ler

Cada vez mais as pessoas têm buscado um ambiente de trabalho prazeroso, que mantenha uma boa comunicação e valorize os profissionais e no qual seja possível se destacar por seus valores e condutas.

Diante disso, assim como qualquer grupo ou associação de indivíduos, as empresas passaram a construir uma cultura própria, a qual reflete a sua essência e os princípios sobre as quais elas são consolidadas ao longo do tempo.

Nesse contexto, enquadra-se a cultura organizacional — conceito associado aos valores que regem as ações e comportamentos dentro de uma empresa.

Esses valores são altamente valorizados e fazem com que a empresa se diferencie no mercado em que atua. Por meio deles, é possível alcançar objetivos e obter resultados positivos em direção ao sucesso. Mas, afinal, o que é a cultura organizacional? E qual a sua importância para as empresas?

Neste artigo, abordaremos algumas informações acerca do assunto, destacando os benefícios que a aplicação do conceito traz para a empresa e seus colaboradores. Continue a leitura e saiba mais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Entenda o que é a cultura organizacional

O termo cultura é definido como um conjunto de conceitos e normas, hábitos, crenças, valores e experiências que são responsáveis por caracterizar um determinado grupo.

Ao associar esse conceito particularmente ao ambiente dos negócios, ele passa a ser denominado cultura organizacional.

Nesse cenário, ele se trata da união de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas e atitudes compartilhados pelos membros da empresa, em todos os níveis hierárquicos, isto é, são os princípios que exprimem a identidade da organização.

Em síntese, a cultura organizacional é considerada a essência da empresa, uma maneira de garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho harmonioso e que se dedica ao cumprimentos dos objetivos da organização. Esse sistema permite, a todos os indivíduos, o respeito em determinados comportamentos e a continuação dos processos diários da empresa.

Segundo Edgar Schein, professor estadunidense e um dos criadores do conceito, a cultura organizacional é formada por três níveis de conhecimento:

  • pressupostos básicos: relacionados às crenças adquiridas em relação à empresa e à natureza humana;
  • valores: princípios, normas e estratégias compartilhados por um grupo;
  • artefatos: referem-se aos elementos visíveis da cultura de uma empresa e são apoiados pelos valores.

Se o objetivo da empresa é garantir que todos os colaboradores estejam em sintonia entre si e engajados com o trabalho, a melhor maneira de alcançá-lo é se preocupando em construir a cultura organizacional.

É ela quem vai definir o perfil de quem será contratado e de quem vai querer fazer parte do time.

Conheça seus principais benefícios para a empresa

Dedicação, comprometimento, motivação, engajamento e satisfação são alguns dos principais benefícios que a cultura organizacional proporciona à empresa. Aspectos que contribuem significativamente para o crescimento da organização como um todo.

A cultura organizacional se refere aos comportamentos que contribuem para a formação de sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa.

Nesse sentido, colabora para a construção da identidade organizacional, que está relacionada a uma imagem positiva que proporciona prestígio e reconhecimento ao negócio.

Além disso, podemos destacar alguns pontos em que a cultura organizacional pode influenciar diretamente e gerar benefícios. São eles:

  • finanças: os custos são reduzidos devido à conscientização dos colaboradores, que passam a ser mais produtivos e aumentam as vendas e os resultados da empresa;
  • serviço ao cliente: dentro de uma empresa, é evidente quando as coisas não estão funcionando bem. Por isso, com a cultura organizacional ajustada, todos aprendem a organizar e conduzir melhor as atividades, além de manter um bom relacionamento tanto interna quanto externamente;
  • liderança: o comprometimento do líder é primordial, pois, com a cultura organizacional desenvolvida, ele passa a ter uma visão mais ampla e clara do seu papel na empresa;
  • relacionamento: essa é uma grande vantagem conquistada. A relação entre as pessoas, sobretudo a comunicação entre elas, melhora significativamente.

A existência da cultura organizacional atrai profissionais com valores e crenças compatíveis, que apresentam melhores oportunidades de se adaptar aos métodos de trabalho da instituição.

Dessa forma, a comunicação, a colaboração mútua e o trabalho em equipe são pontos importantes a serem destacados. Quando garantidos, a empresa passa a ter sucesso e destaque.

Uma boa cultura organizacional impacta positivamente tanto no bem-estar e na produtividade dos colaboradores quanto no esforço e na dedicação deles com a empresa.

Por fim, características como ética, responsabilidade social, competência e compromisso passam a ser valorizadas, demonstrando um diferencial competitivo no mercado.

Saiba qual é a importância da cultura organizacional

Ao promover uma cultura organizacional forte e consolidada entre os funcionários, um aspecto importante que a empresa adquire é o sentimento de pertencimento e o famoso “vestir a camisa”. Ou seja, a equipe se sente mais satisfeita e feliz no ambiente de trabalho, proporcionando, assim, muitas vantagens e resultados.

O ambiente corporativo e, sobretudo, a comunicação interna passam a ser uma prioridade. Afinal, se a empresa não tem a comunicação como cultura, raramente ela estará pronta para evoluir e inovar.

Com efeito, os envolvidos se dedicam mais ao grupo e estabelecem uma relação de confiança.

Quando esse conceito é aplicado na organização, características como inovação, atenção aos detalhes, integração, estabilidade, orientação para os resultados, entre outras, são facilmente identificadas.

Ademais, quando os colaboradores não têm conhecimento sobre o real impacto do trabalho que realizam para a organização, diversas falhas podem acabar prejudicando o comportamento como um todo, já que a cultura organizacional influencia todos os processos.

Entenda como aplicá-la na empresa

Desenvolver uma cultura organizacional na empresa pode parecer fácil, mas é necessário dedicação e alta performance.

Buscar um time estruturado e adequado à cultura interna, alinhar as informações entre os colaboradores, estabelecer objetivos, estimular novos aprendizados e promover maior participação são alguns dos principais passos para aplicar esse conceito.

Se a empresa quer desenvolver uma cultura com foco em resultados, por exemplo, deverá divulgar elementos e indicadores voltados a eles. Caso pretenda promover hábitos saudáveis ou uma cultura solidária, pode disseminar costumes, práticas e campanhas associados ao tema.

Vale ressaltar que os líderes são os principais responsáveis por expressar a cultura corporativa, por isso a importância de serem envolvidos no processo.

Isso porque eles se caracterizam por serem fontes de informação confiáveis para os colaboradores e influenciam diretamente o setor em que trabalham, além de coordenarem e ditarem os caminhos seguidos pelas equipes.

Diante disso, é relevante buscar uma comunicação interna entre líderes e colaboradores para consolidar hábitos e informações que contribuirão para o sucesso da empresa.

Por fim, vale ressaltar a importância da cultura nas organizações. Quando bem determinada e desenvolvida, ela colabora de maneira significativa para o aperfeiçoamento dos colaboradores e do ambiente organizacional, transformando a realidade do negócio.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância da cultura organizacional para as empresas, aproveite a visita em nosso blog e aprenda também como incentivar a cultura de inovação. Boa leitura!


Qual é a importância da cultura organizacional para as empresas?
5 (100%) 1 Votos
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This