Tenha agilidade e validade jurídica nas assinaturas feitas diretamente pelo seu CRM. Conheça essa e outras vantagens de integrar a assinatura digital. Tenha agilidade e validade jurídica nas assinaturas feitas diretamente pelo seu CRM. Conheça essa e outras vantagens de integrar a assinatura digital.

Posso integrar a assinatura digital em meu CRM? Entenda as vantagens

6 minutos para ler

A gestão de clientes por meio de um sistema CRM é fundamental para qualquer tipo de negócio, independentemente do nicho ou porte da empresa. No entanto, ao integrar a assinatura digital é possível otimizar o uso da ferramenta, trazendo resultados ainda melhores.

Para tornar a jornada de compras ainda mais eficiente é essencial que o CRM permita a integração com outras ferramentas, acompanhando as novas tecnologias.

Se você quer entender como melhorar o funcionamento do CRM em sua empresa, e quais os benefícios de integrá-lo à assinatura digital, não deixe de ler este post!

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O que é CRM e quais os seus benefícios?

Do inglês “Customer Relationship Management”, CRM quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente e consiste em um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias focadas no cliente.

Na prática, um sistema CRM deve ser capaz de gerenciar as interações entre empresa e cliente, armazenando dados de clientes reais e potenciais, incluindo suas atividades, histórico, preferências, perfil de compra, entre outras informações importantes para preparar e atualizar as equipes de atendimento e venda.

O que faz do CRM uma das ferramentas de gestão mais importantes do mercado, para qualquer tipo de empresa, é a forma como as informações dos clientes são utilizadas para gerar novas oportunidades de negócio e otimizar a rentabilidade, aumentando as vendas e a efetividade das campanhas de captação de clientes.

Dentre os principais benefícios do CRM, podemos citar:

Automatização

Uma boa ferramenta CRM, focada no relacionamento com o cliente, deve ser capaz de automatizar a jornada de compra, facilitando etapas da venda que antes eram realizadas manualmente, como um follow-up personalizado por meio do envio de e-mails para diversos contatos de uma só vez.

Organização

Além de coletar informações que seriam perdidas durante as negociações, um bom CRM deve transformar dados brutos em informações de uso operacional e estratégico. Dessa forma, relatórios precisam ser gerados para apoiar a gestão em seus planos comerciais.

Integração

Outro ponto crucial de uma solução CRM é que ela permite a integração de todos os setores envolvidos, da criação do produto ou serviço ao suporte. Inclusive, a ferramenta deve possibilitar a integração com outros sistemas de gestão como financeiro, logística, entre outros, tornando o processo muito mais organizado.

Que setores da empresa devem utilizar o CRM?

Como já mencionado, a integração com outros setores é extremamente benéfica para a empresa, e a utilização do CRM deve ir além da área comercial.

Informações como histórico de compras e de busca podem servir de guia e gerar insights para o setor de desenvolvimento de produtos e serviços. Da mesma forma, os protocolos e reclamações abertas chamam para a atuação os respectivos responsáveis.

Dados sobre o comportamento dos clientes norteiam as campanhas de marketing, bem como as estratégias de negócio. Portanto, uma ferramenta de CRM deve atender às demandas dos departamentos de venda, atendimento, marketing, desenvolvimento, suporte e, especialmente, os gestores.

Como otimizar o uso do CRM em sua empresa?

Já vimos que o CRM pode trazer inúmeros benefícios para os negócios de uma empresa. No entanto, para isso, ele não pode ser visto apenas como uma base cadastral, mas sim como uma ferramenta de suporte para a tomada de decisão e para operação da equipe de vendas.

Sendo assim, reunimos aqui alguns passos para fazer um bom uso do sistema CRM em sua empresa.

Encontre a plataforma ideal

Exitem inúmeras ferramentas no mercado, é importante escolher uma que se adapte ao seu modelo de negócio e atenda às necessidades de quem utilizará o sistema. Portanto, converse com sua equipe e reúna o máximo de informações acerca da operação de vendas, antes de escolher um software.

Explore os recursos do software

As plataformas CRM oferecem um certo grau de customização, certifique-se de personalizá-la da melhor maneira possível durante a implantação, facilitando o seu uso no dia a dia.

Além disso, essas ferramentas são constantemente atualizadas, trazendo recursos inovadores, como a gamificação. Fique de olho nas novidades para que possa fazer bom uso delas de acordo com os objetivos de negócio da empresa.

Treine sua equipe

Para conseguir uma gestão de CRM completa e consistente, sua equipe precisará usar o sistema diariamente, atualizando as informações e colocando em prática o que foi planejado.

Assim, é fundamental treinar toda a equipe no uso da ferramenta, tanto para ensinar seus recursos e funcionalidades como para estabelecer o hábito e o cumprimento das melhores práticas de utilização, motivando seus colaboradores.

Integre a assinatura digital no CRM

Dentre os recursos disponíveis, a integração com uma plataforma de assinatura digital otimiza a operação, levando ao fechamento da transação com agilidade e segurança para ambas as partes.

Como integrar a assinatura digital usando a API do Portal de Assinaturas?

Mas, afinal, como integrar a assinatura digital no CRM? Para isso existem as APIs — Application Programing Interface — ou, em português, interface de programação de aplicativos.

Elas são capazes de integrar dois sistemas, definindo o padrão de programação, a ordem de execução, as fontes de ambos e como se relacionam para oferecer os respectivos serviços e funções ao usuário. Uma vez programadas, funcionam de forma automática, sem que o gestor ou colaborador precise entender a complexa programação de dados.

A API de integração do Portal de Assinaturas da Certisign permite adicionar a assinatura digital e eletrônica por meio dos recursos do Portal do Desenvolvedor. Basta seguir os passos das etapas de configuração — criação de APPs — e implantação — homologação e obtenção do token de produção.

Ao disponibilizar a sua APP, os recursos permitirão a coleta de assinatura para um documento, assinatura em lote (automática, utilizando assinatura de servidor), envio de notificações, acompanhamento dos processos e download dos documentos assinados.

Tudo pela interface do seu sistema CRM, por meio de interações automáticas com a API do Portal de Assinaturas, trazendo diversas vantagens como:

  • comodidade para o cliente em sua jornada de compra;
  • segurança nas transações digitais, para ambas as partes;
  • sustentabilidade e economia, não sendo necessária a impressão de boletos, contratos, etc;
  • armazenamento dos dados do cliente no CRM.

A evolução das ferramentas de CRM tem sido muito rápida, permitindo a inclusão de novos recursos e departamentos ao sistema, como a assinatura digital. A implantação dessas funcionalidades melhora o engajamento, tornando a gestão do relacionamento com o cliente muito mais eficaz.

Agora que você já sabe como integrar a assinatura digital no CRM, que tal conferir outras dicas para melhorar a experiência do cliente com o Portal de Assinaturas? Vamos lá? Boa leitura!

Posso integrar a assinatura digital em meu CRM? Entenda as vantagens
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