Nossas Soluções

Portal de Assinaturas para educação: por que as instituições de ensino precisam dessa solução?

Portal de Assinaturas para Educação
0

O papel é um dos principais recursos utilizados em instituições de ensino. Seja para a impressão de provas e exercícios, seja para a confecção de diplomas e certificados, essa matéria-prima é vista como fundamental para toda a atividade escolar.

Além disso, as secretarias escolares realizam inúmeros procedimentos que envolvem a assinatura de documentos. Porém, o mundo está passando por transformações. A cada dia, todos os setores da economia estão procurando formas de aumentar a produtividade e a eficiência.

A busca por ações sustentáveis também estão se tornando práticas comuns a muitos negócios. Nesse sentido, o uso de um Portal de Assinaturas para educação pode ser uma excelente solução.

Por que as instituições de ensino precisam dessa alternativa? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é o Portal de Assinaturas?

O Portal de Assinaturas é uma saída encontrada para que qualquer tipo de negócio possa realizar assinaturas e todo o processo de gerenciamento de documentos de uma forma automatizada e 100% online. Assim, todo documento, independentemente da sua finalidade e do seu formato, poderá ser assinado nesse sistema.

Tais itens não precisarão passar por um reconhecimento de firma em cartórios, pois terão validade jurídica, o que garantirá a legalidade e a veracidade das informações.

No caso das instituições de ensino, o Portal de Assinaturas pode simplificar e agilizar o processo de entrega de documentos para estudantes, utilizando diplomas digitais, automatizando as etapas da Secretaria Acadêmica e facilitando a vida de professores.

Como a assinatura de diplomas será modificada?

Um dos principais documentos gerados por instituições de ensino são os diplomas. Obviamente, ele será um dos documentos a serem inseridos no Portal de Assinaturas. A partir do momento em que esses arquivos entrarem no fluxo de assinaturas, o processo se dará de uma maneira mais rápida e eficiente.

Os alunos poderão, por exemplo, receber os diplomas no mesmo dia da colação de grau, evitando perder tempo e recursos para se deslocar até a instituição para receber o diploma.

Outros benefícios se dão em relação aos cursos que exigem o registro em conselhos, como a engenharia, o direito e a medicina. Os novos profissionais poderão realizar os seus cadastros mais rapidamente, podendo entrar no mercado de trabalho em um tempo menor do que o praticado nos dias atuais.

É válido ressaltar que o MEC (Ministério de Educação e Cultura), por meio da portaria nº 330 publicada em 06 de abril de 2018, regulamentou a emissão de diplomas digitais em instituições de ensino superior, públicas e privadas. Para tanto, tornou-se obrigatório o uso de certificado digital que esteja no padrão da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) para a assinatura digital desses documentos.

A secretaria acadêmica se beneficiará?

Sim, a secretaria acadêmica se beneficiará ao utilizar o Portal de Assinaturas para educação. A partir da aplicação desse recurso, será possível digitalizar todos os papéis, realizando os procedimentos digitalmente.

O Portal de Assinaturas permitirá que os documentos sejam assinados em qualquer lugar, por meio de dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Assim, não será mais necessário buscar a assinatura de professores e diretores. O reitor, por sua vez, não precisará estar presente na Universidade para assinar os diplomas. Fantástico, não é mesmo?

Dessa forma, todos os processos realizados pela secretaria acadêmica se tornarão mais produtivos e eficientes. Afinal, não haverá a necessidade dos diretores e dos professores estarem na escola para assinar os referidos documentos.

Contratos de prestação de serviços, seja com pais de alunos, seja com fornecedores, serão rapidamente assinados, eliminando a burocracia costumeira nesse processo e modernizando toda a assinatura e a gestão de arquivos.

Logo, negócios poderão ser formalizados, contratos fechados e acordos firmados a qualquer hora e em qualquer lugar, evitando o deslocamento das pessoas e aumentando a mobilidade de todos os usuários. Vale a pena conhecer e investir, não é verdade?

Os documentos serão entregues mais rapidamente?

Com certeza. A agilidade que o uso do Portal de Assinaturas para educação trará será um dos principais benefícios. Os alunos não precisarão esperar dias, semanas e, em alguns casos, meses para receberem os seus documentos.

Diplomas, declarações, comprovantes de matrícula, contratos de estágio, boletins e tantos outros documentos serão emitidos e poderão ser entregues no mesmo dia em que a solicitação foi feita. No caso da conclusão de cursos, os diplomas poderão ser entregues em conjunto com a colação de grau, como destacado anteriormente.

Além de agilizar todo o processo, a imagem da instituição de ensino será mais bem-vista pelo mercado. A maioria dos alunos sairá satisfeita com a eficiência dos processos e, certamente, esse recurso se tornará uma vantagem.

Outro ponto que merece atenção são os documentos que as escolas devem emitir para outras organizações, como contratos de estágio, declarações de transferência de curso, histórico escolar, entre outros. Esses documentos também serão emitidos com muito mais rapidez, mostrando para as empresas que a instituição está de acordo com a tecnologia disponível no mercado.

Os professores serão beneficiados?

O Portal de Assinaturas para educação também será capaz de beneficiar o dia a dia dos professores, pois eles precisam assinar e gerenciar uma série de documentos diariamente. Itens como diários de classe, listas de presença, histórico escolar e formulários poderão ser assinados de qualquer lugar do mundo, evitando o deslocamento até cada uma das escolas.

Além disso, é possível fazer o uso do aplicativo SignApp, para simplificar o procedimento de assinatura. Três benefícios serão prontamente percebidos após a realização do download do aplicativo: segurança jurídica, agilidade no processo e redução de custos.

A segurança jurídica é uma das principais preocupações ao realizar a assinatura digital de documentos. Entretanto, todo arquivo que for assinado por meio desse recurso terá segurança jurídica e confiança pública, ou seja, terá a mesma validade de um documento assinado em cartório.

A agilidade do processo, como já evidenciado ao longo deste artigo, é identificada pela possibilidade de assinar um documento com poucos cliques e, também, pela possibilidade de fazê-lo por meio de vários tipos de dispositivos, estando em qualquer lugar do mundo.

Por fim, temos a redução de custos. A diminuição do uso de papéis para a emissão dos documentos apresentará uma redução interessante nos custos operacionais. Além disso, pode-se destacar o aumento na eficiência e na otimização dos processos, permitindo que os profissionais possam focar em tarefas mais importantes, aumentando a sua produtividade.

O Portal de Assinaturas para educação pode ser um grande benefício a ser empregado em uma escola. Estar por dentro das mais novas tecnologias do mercado poderá ser extremamente benéfico, melhorando a imagem da instituição e mostrando que a escola está atenta às novidades e às ações sustentáveis. O acesso aos recursos tecnológicos não é um tabu, mas sim uma realidade.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou do Portal de Assinaturas para educação? Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, faça um teste gratuito e veja, na prática, como essas funcionalidades funcionam. Não perca essa oportunidade, hein?

Portal de Assinaturas para educação: por que as instituições de ensino precisam dessa solução?
Avalie este post
Você pode gostar
Transações digitais: como manter a segurança das informações?
Transações digitais: como manter a segurança das informações?
serviços de motoboy
Como reduzir gastos com os serviços de motoboy em sua empresa?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This