Nossas Soluções

Por que adotar um processo de assinatura digital para laudos técnicos?

Assinatura Digital para Laudos Técnicos
0

A assinatura digital é uma prática que está se tornando cada vez mais comum, principalmente no mercado de trabalho. É válido afirmar que essa tecnologia também pode ser aplicada para laudos técnicos.

Hoje em dia, é possível assinar laudos diretamente pela internet. A assinatura digital utiliza mecanismos de segurança para garantir a validade  jurídica na assinatura desse tipo de documento e permite que tudo seja feito de forma online.

É interessante destacar que um laudo é um documento emitido após uma análise criteriosa de determinada situação, por meio da qual foi realizado um diagnóstico. Em outras palavras, podemos dizer que os laudos são relatórios que visam demonstrar as condições de algumas situações específicas.

Interessou-se pelo assunto? Você sabe por que adotar um processo de assinatura digital para laudos técnicos? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda!

O que é assinatura digital?

A assinatura digital utiliza um certificado digital ICP-BRASIL para confirmar a autoria de uma assinatura. Utilizando uma plataforma de assinaturas, é possível assinar um documento utilizando o certificado. Todo o processo é feito online, desde a submissão do documento na ferramenta, até a assinatura e guarda do arquivo.

A MP 2.200/02 garante que todo documento assinado digitalmente é válido juridicamente e possui o mesmo valor legal que uma autenticação cartorária. Ou seja, substitui o documento físico e a assinatura manual.

É possível eliminar custos com cartório, motoboy, armazenamento de documentos e impressão, além disso, é possível otimizar o tempo gasto nas tarefas, pois todo o processo é feito de forma digital.

Quais os tipos de laudos técnicos que podem ser assinados digitalmente?

Qualquer laudo técnico pode ser assinado digitalmente. Obviamente, existem vários tipos diferentes de laudos, que podem ser utilizados em situações completamente distintas.

Laudo médico, laudo técnico, laudo estrutural, laudo ergonômico, laudo ambiental, laudo social, laudo psicológico, laudo técnico normativo são alguns exemplos de laudos comumente utilizados. Cada tipo diferente de laudo tem algumas leis que devem ser seguidas para a sua correta execução, garantindo a sua validade e a sua efetividade. Porém, em todos os casos a assinatura digital é aceita, pois esta é a forma mais segura de assinar um documento pela internet.

Existem mais algumas vantagens de se adotar um processo de assinatura digital para laudos técnicos, como a agilização de rotinas, o aumento da eficiência de processos, o melhor controle e segurança dos documentos, além de tornar mais fácil a troca de informações e dados entre pessoas e empresas.

Como funcionam os laudos técnicos para o ramo da engenharia?

O laudo técnico para o ramo de engenharia é um documento que deve ser emitido por um profissional especializado (evidentemente, um engenheiro). O seu principal objetivo é verificar, por meio de documentos, relatos e visitas “in loco” o estado de um serviço.

No caso da engenharia civil, por exemplo, é possível atestar a condição que se encontra uma obra, certificando-se do seu bom funcionamento e das principais características da situação em questão.

Com a assinatura digital, não será mais necessário ir ao escritório apenas para assinar os laudos. Você poderá assinar o arquivo e enviar para seu destinatário em poucos cliques, inclusive, utilizando um celular.

É importante destacar que o laudo técnico é diferente de uma perícia. Na perícia, um juiz precisa designar um determinado profissional, ou uma equipe, para a elaboração do documento. Já o laudo técnico pode ser contratado por qualquer pessoa.

Existem laudos técnicos para a segurança do trabalho?

Sim. Independentemente da área de atuação, a segurança do trabalho também apresenta a realização de alguns laudos técnicos. Dentre os principais, podemos destacar: o laudo ergonômico e o laudo de insalubridade e periculosidade.

O laudo ergonômico visa analisar as condições de trabalho de todos os setores de uma companhia, fornecendo informações sobre a organização do método de trabalho, diminuindo a ocorrência de acidentes e afastamentos. A principal norma utilizada é a NR 17 (Norma Regulamentadora sobre ergonomia).

Já o laudo de insalubridade e periculosidade tem por objetivo comprovar as condições de trabalho de uma determinada situação. A principal norma utilizada é a NR 15 (Norma Regulamentadora sobre atividades e operações insalubres).

Estes e outros laudos técnicos da área podem ser assinados rapidamente. Inclusive, a assinatura digital pode ser um diferencial para seu serviço, pois a entrega da documentação será feita mais rapidamente, proporcionando melhores serviços para seu cliente.

E a área médica? Como é o funcionamento?

Já para a área médica, os laudos técnicos são amplamente utilizados, principalmente para a obtenção de resultados de exames. Assim, os pacientes não precisam se deslocar até as clínicas ou unidades de saúde apenas para a obtenção de tal documento.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que todos os laboratórios que desejam emitir laudos digitais sejam obrigados a utilizar uma assinatura digital, ou seja, utilizar um certificado digital para assinar.

Essas medidas foram tomadas com o objetivo de assegurar a genuinidade de informações, assim como a sua validade jurídica. Assim, pode-se afirmar que um laudo assinado de maneira digital não precisará ser reconhecido em cartório, simplificando todo o processo.

Existem outros tipos de laudos?

Existem laudos técnicos para todos os tipos de serviços, como serviços elétricos, para-raios, laudo técnico normativo, entre outros.

O laudo elétrico é regulamentado pela NR 10 (Norma Regulamentadora sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), assim como os laudos sobre para-raios.

Já o Laudo Técnico Normativo é fundamental para analisar e verificar todas as exigências legais pertinentes à determinada situação, verificando não apenas as condições de trabalho, mas todas as exigências.

Em outras palavras, o laudo técnico normativo pode ser utilizado para qualquer tipo de situação, serviço ou posto de trabalho. Ele tem uma abordagem mais ampla e completa do objeto de estudo, garantindo a legalidade da situação.

Quais as vantagens da assinatura digital para laudos técnicos?

Como já destacado, a assinatura digital para laudos técnicos está se tornando uma grande tendência. A principal vantagem dessa prática é prover agilidade aos processos, evitando que profissionais e clientes tenham que se deslocar até cartórios ou pontos de atendimento para a emissão desses documentos.

Todo o processo pode ser feito online, por meio da internet. Desde a confecção do documento, até a sua assinatura e guarda.

A assinatura digital é capaz de conferir viabilidade jurídica semelhante à conferida pelos cartórios.

Além da agilidade, podemos destacar a segurança. A assinatura digital para laudos técnicos permite que os documentos sejam criptografados e armazenados em nuvem, evitando a perda ou a deterioração desses. Qualquer alteração também será identificada, pois a assinatura digital não será mais válida.

A assinatura digital é uma tecnologia que veio para ficar. Ela será cada vez mais empregada, facilitando o dia a dia de diversos profissionais e clientes, deixando o processo mais eficiente e menos burocrático. Assinar um documento importante não levará mais do que cinco minutos, em vez de horas ou dias, como acontece atualmente. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso texto? Aprendeu um pouco mais sobre a assinatura digital para laudos técnicos? Ficou interessado pelo assunto? Então, faça um teste gratuito do nosso software e se beneficie dessa tecnologia! Não deixe para depois, hein?

Por que adotar um processo de assinatura digital para laudos técnicos?
5 (100%) 2 Votoss
Você pode gostar
como-assinar-documentos-com-certificado-digital-aprenda.jpeg
Como assinar documentos com certificado digital? Aprenda
serviços de motoboy
Como reduzir gastos com os serviços de motoboy em sua empresa?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This