planejamento de compras planejamento de compras

Como tornar o planejamento de compras de sua empresa mais eficiente?

6 minutos para ler

 

O planejamento de compras de uma empresa nem sempre é um assunto que recebe a devida atenção. Muitos empresários, inclusive, não tem conhecimento dessa prática e, portanto, não sabem o valor que ela pode agregar em seu negócio.

É importante deixar claro que o planejamento de compras nada mais é do que a atividade de prever os insumos necessário para que a empresa possa gerar os itens que serão comercializados. Porém, a evolução do mundo nos últimos anos fez com que essa atividade se tornasse cada vez mais fundamental para um negócio.

Não podemos deixar de mencionar que o departamento de compras também representa um papel fundamental dentro da gestão estratégica. Os profissionais precisam ter pleno conhecimento de seu estoque e sempre estar por dentro das principais inovações do mercado, avaliando possíveis oscilações no preço dos principais insumos utilizados em sua empresa.

Ficou interessado pelo assunto? Você sabe como tornar o planejamento de compras de sua empresa mais eficiente? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda.

Monitore seu inventário

Uma das informações mais importantes para o planejamento de compras é a quantidade de itens que a empresa tem em estoque. Essa é a única maneira de garantir que o departamento de compras tenha um papel eficiente e cumpra seus objetivos.

Sendo assim, é preciso monitorar seu inventário constantemente, tendo pleno conhecimento de quais são os itens mais vendidos que, por consequência, precisam de reposição constante. Além disso, é interessante atentar para a quantidade de matéria-prima disponível para o processo de produção.

O monitoramento do inventário será responsável por garantir que sua empresa não tenha prejuízos com a paralisação da produção e/ou com a falta de itens para a venda. Dessa forma, os clientes sempre saberão que podem contar com sua empresa, quando precisarem de seus produtos. Pense nisso.

Defina um orçamento

O monitoramento do inventário será responsável por fornecer informações extremamente valiosas para que o setor de compras seja capaz de definir o orçamento mensal. Esse orçamento fará com que o setor financeiro consiga verificar se a empresa possui recursos para a realização dos pagamentos e, também, planejar as saídas financeiras da empresa.

Assim, os gestores poderão saber o valor exato que cada setor da empresa está gastando em compras e em outras atividades, criando estratégias para melhorar os resultados e atingir os objetivos que foram definidos.

Invista em planejamento e controle da produção

Um departamento de compras somente pode ser considerado eficiente caso tenha ações de planejamento e controle da produção. Essas ações terão influência direta no fluxo de caixa da companhia, permitindo que o setor possa fazer uma programação correta do tempo e da quantidade de insumos a ser adquirida.

Uma técnica muito utilizada por algumas empresas é dividir uma grande compra em vários prazos de entrega, evitando uma superlotação do estoque. Guardadas as devidas proporções, essas empresas trabalham como se estivessem no sistema “just in time”.

É preciso prestar bastante atenção ao realizar o planejamento e o controle da produção, evitando que os erros possam paralisar toda a fabricação e, consequentemente, gerar prejuízos para o negócio. Obviamente, não só o lado financeiro deve ser levado em consideração, mas também a imagem da organização e sua reputação perante o mercado. Não se esqueça disso!

Elabore um plano anual de compras

A elaboração de um plano anual de compras também pode ser uma alternativa interessante para empresas que desejam investir no planejamento de compras. Certamente, haverá algumas variações ao longo de um ano, mas essa é uma forma interessante para tentar prever a alocação de recursos dentro de uma companhia.

Para tanto, é preciso atentar-se a itens como quantidade e tipo dos insumos, serviços adquiridos, vendas realizadas, pedidos realizados, entre outros fatores. Esses dados podem ser obtidos por meio de uma análise do desempenho do negócio nos últimos anos.

Pode-se dizer, inclusive, que o planejamento anual será responsável por apresentar uma visão abrangente, facilitando a identificação de períodos sazonais e propiciando a criação de planos e metas para aproveitar esses momentos.

Gerencie seus fornecedores

Uma das maiores dificuldades quando da realização de um planejamento de compras é a gestão dos fornecedores. Encontrar empresas que cumprem com os prazos estabelecidos e com os compromissos firmados não é uma tarefa simples.

Além disso, é importante buscar por fornecedores parceiros, que permitam negociações diferenciadas no momento das aquisições. Em compras maiores, por exemplo, pode ser interessante pleitear um desconto maior ou uma forma de pagamento mais dilatada.

Contudo, não devemos ter apenas um fornecedor. É essencial contarmos com algumas opções para garantir o fornecimento de insumos para o seu negócio, para que a empresa nunca fique sem produzir por falta de matéria-prima.

A escolha dos fornecedores é uma etapa extremamente importante. É preciso avaliar a qualidade dos produtos ofertados, garantindo ao seu negócio uma matéria-prima de acordo com suas respectivas necessidades. Pense nisso!

Automatize os processos

Como destacado anteriormente, o mundo como conhecemos está passando por uma fase de constante evolução tecnológica. No caso do planejamento de compras, por exemplo, é possível automatizar os processos, transformando atividades operacionais e burocráticas em automáticas.

Um bom exemplo de automatização de processos é o monitoramento de compras e o controle de estoque. Essas atividades podem ser realizadas por meio do uso de alguns programas. Assim, o índice de erros diminuirá consideravelmente e os resultados serão mais confiáveis.

É importante deixar claro que a não existência de um sistema automatizado implica em uma grande perda de produtividade, exigindo que a empresa aloque profissionais para a realização de tarefas extremamente simples e improdutivas.

Além disso, a escolha de um bom sistema de gestão é capaz de melhorar a obtenção dos dados, facilitando a criação de um planejamento de compras e melhorando o resultado do negócio como um todo.

Por fim, mas não menos importante, é válido ressaltar que um bom planejamento de compras é capaz de garantir que a empresa consiga manter sua produção e atender seus clientes, evitando perder mercado pela falta de determinado produto. Além disso, essa prática pode influenciar positivamente em seu fluxo de caixa, permitindo que a empresa saiba os melhores momentos para realizar aquisições e, ainda, evitar problemas de ordem financeira.

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu o que deve ser feito para tornar o planejamento de compras de sua empresa mais eficiente? Ficou interessado pelo assunto? Então, veja como ser mais estratégico na gestão de compras. Não deixe para depois!

Como tornar o planejamento de compras de sua empresa mais eficiente?
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta