Como transformar sua pequena empresa em um negócio escalável? A tecnologia pode ser uma aliada

6 minutos para ler

Se você pesquisar por aí, vai logo perceber que não existe um empresário sequer que não queira ver sua empresa crescer com sustentabilidade. Para isso, boa parte do tempo do empreendedor deve ser investida no planejamento e no desenvolvimento de estratégias que o ajudem a descobrir como gerar mais renda, fazendo com que sua empresa cresça dentro dos limites de suas possibilidades de investimento.

Tornar seu negócio escalável: essa é uma das saídas mais recomendadas para as pequenas empresas — principalmente depois de tantos anos passando por crises econômicas que pareceram inviabilizar qualquer investimento extra no planejamento financeiro. A origem dessa metodologia de crescimento está nas startups.

Quer entender melhor do que estamos falando e ainda conferir algumas dicas para tornar seu negócio escalável? Continue a leitura!

Afinal de contas, o que é escalabilidade?

Guardadas as devidas proporções, todo tipo de empresa pode ser escalável. Isso significa que você não precisar estar enquadrado como dono de uma startup para adequar seu negócio a esse modelo de crescimento.

A escalabilidade é uma maneira de fazer com que a empresa cresça sem que seus custos necessariamente aumentem de forma progressiva. Por isso é que dissemos ali na introdução que se trata de um crescimento sustentável. E esse é o sonho de todo empresário, não é mesmo?

Para que você entenda melhor, podemos explicar exemplificando. Imagine que seu negócio quer aumentar a carteira de clientes sem, com isso, ter que contratar mais colaboradores. Ou imagine que você precisa vender mais, mas não quer aumentar seu espaço de estoque. Uma solução possível, dentro da ideia de escalabilidade, é a abertura de franquias. Assim, sua empresa amplia a atuação, deixando a contratação de funcionários e espaço físico por conta do franqueador.

Deu para perceber que a importância de tornar seu negócio escalável está no fato de que sua rentabilidade será bem maior, certo? Na prática, há muitas formas de aplicar a escalabilidade em uma organização, com impactos extremamente vantajosos para a padronização e simplificação de processos, bem como para a otimização do tempo, entre outros benefícios.

Como tornar seu negócio escalável?

Parece mágico alcançar tudo o que você leu até agora? Nada disso! Saiba desde já que um planejamento cuidadoso pode transformar sua organização. Que tal conhecer algumas formas de tornar seu negócio escalável?

Analise a capacidade

O primeiro passo é fazer uma avaliação profunda do seu negócio para entender de que formas você pode desenvolver o crescimento sem aumentar progressivamente os custos ou sua estrutura física. Para tanto, deve-se fazer uma análise de indicadores, como custo de aquisição de clientes e de produção.

Se a única maneira para aumentar sua carteira de clientes é ter um custo de produção maior, então você não alcançou a escalabilidade. Mas nem por isso é preciso perder a esperança, ok? Uma loja, por exemplo, pode conquistar esse objetivo ampliando sua atuação para a internet.

Automatize os processos

O negócio pode se tornar escalável à medida que usa cada vez mais a tecnologia para a otimização de processos, de recursos, de tempo e de pessoal. Um exemplo claro disso é a utilização do armazenamento e da gestão de documentos em nuvem, assim como o uso de assinatura digital.

Por mais que a adoção desses recursos demande certo investimento inicial, a implantação de softwares de gestão e de produção ajudará (e muito) na escalabilidade do negócio. Com o tempo, seus custos diminuem e sua estrutura se torna mais moderna.

Tome decisões embasadas

Analisar dados e informações para que você tenha bases mais seguras na hora de tomar decisões é um passo altamente necessário para toda empresa que deseja se tornar escalável. É essa avaliação mais profunda que faz com que você consiga conhecer melhor seu público, aumentando suas chances de atrair novos consumidores.

Sabia que existem sistemas desenvolvidos especialmente para interpretar grandes volumes de dados? Já ouviu falar em Big Data? Esses dados podem ser retirados das mais diversas bases de conhecimento, incluindo a internet. Dessas informações pode sair o caminho para seu negócio de tornar escalável — especialmente se você puder aplicar a gestão da inovação.

Invista na padronização

Mais uma vez, a tecnologia surge aqui como uma fortíssima aliada da escalabilidade. É preciso descobrir modelos de processos que otimizem ao máximo o trabalho na empresa para, assim, padronizá-los, gerando resultados cada vez mais positivos com custos menores.

Nesse cenário, seu negócio conseguirá manter o nível de qualidade sem que para isso os custos tenham que aumentar. Ao mesmo tempo, sua escala de atuação é ampliada. E, como é de se imaginar, a automatização desempenha um papel fundamental nessa jornada.

Envolva a equipe e faça o teste do 10 vezes mais

É praticamente impossível tornar seu negócio escalável sem o envolvimento da equipe nas transformações pelas quais a empresa deverá passar. Uma maneira de fazê-lo é aplicando em cada setor o chamado teste do 10 vezes mais. Assim, os próprios colaboradores o ajudarão a encontrar e solucionar gargalos que impedem a escalabilidade do negócio.

Para tanto, é necessário levantar alguns questionamentos, como:

  • se a empresa aumentar 10 vezes mais o número de clientes, o que faltará para você conseguir atendê-los;
  • o que é necessário mudar no seu setor para que passemos a vender 10 vezes mais;
  • para quanto o capital de giro deve aumentar a fim de que possamos vender 10 vezes mais;
  • existe a capacidade de aumentar os recursos tecnológicos 10 vezes mais?

Nas respostas para essas perguntas podem estar algumas das chaves mais importantes para promover a escalabilidade da empresa. Não deixe de aplicar esse teste!

Que vantagens a escalabilidade pode trazer?

Além dos benefícios que já mencionamos no tópico anterior, a escalabilidade ainda traz mais segurança e robustez para a empresa. Um negócio escalável ainda tem tudo para ficar à frente da concorrência, pois demanda custos menores, ampliando suas vendas e sua rentabilidade. Sem falar que, ao aplicar a escalabilidade no seu negócio, ele certamente terá maiores chances de ser mais duradouro e sólido.

Como vimos, o uso das tecnologias está diretamente ligado à escalabilidade de uma empresa. Para tornar seu negócio escalável, é preciso mirar sempre na otimização de processos e na busca por soluções que promovam seu crescimento sem para isso aumentar os custos.

E se este post foi útil para você, que tal aproveitar para entender melhor como um Portal de Assinaturas pode ajudar empresários?

Como transformar sua pequena empresa em um negócio escalável? A tecnologia pode ser uma aliada
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta