xaas xaas

Como o modelo XaaS está revolucionando as empresas

6 minutos para ler

No mundo corporativo da TI, a nuvem baseada na Internet e na tecnologia de virtualização se espalhou amplamente e se desenvolveu em serviços como SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructures as a Service) e PaaS (Plataform as a Service). Sob tais circunstâncias, o termo XaaS (Everything as a Service) que fornece todos os tipos de recursos pela Internet começou a atrair atenção.

As organizações geralmente optam pelo XaaS porque o modelo de oferecer tudo como um serviço permite reduzir custos, simplificar o processo de implementação da infraestrutura de TI e usar a tecnologia com mais eficiência. Permitindo que a equipe técnica foque em questões estratégicas dentro dos setores.

Pensando nisso, abordaremos, neste artigo, como o modelo XaaS está revolucionando as empresas. Boa leitura!

O que é o modelo XaaS?

O XaaS é a terminologia da computação em nuvem para fornecer vários serviços e aplicativos aos usuários pela Internet. Nesse sentido, pode ser considerado uma tendência em todo o mercado de serviços em nuvem. Não há dúvida de que esse modelo é uma ferramenta poderosa, porque você pode se concentrar em usá-lo como um serviço sem precisar de um grande investimento inicial, como custos operacionais e recursos humanos.

A tendência do XaaS vem sendo revisada, no domínio B2C vários produtos estão sendo atendidos dentro da propriedade ao uso sob um modelo de negócios do tipo assinatura. Em resposta a isso, o fluxo de serviço também será acelerado no B2B. A mobilidade é um dos objetivos estabelecidos para empresas, cada vez mais, buscarem esse modelo.

Em outras palavras, se você não orientar seu gerenciamento na direção de usar os serviços da maneira mais flexível possível, ficará com os recursos que não precisa e nem usa imediatamente, e estará sob pressão dos custos operacionais e de manutenção acumulados. Trazendo o risco de levar a competitividade empresarial a um declínio.

Obviamente, existem muitos exemplos de empresas em vários estágios da transformação orientada a XaaS. Alguns deles acabaram de perceber sua chance, outros vêm implementando a estratégia há muitos anos. No entanto, não há dúvida sobre o quão poderoso é o potencial do XaaS. É por isso que mais e mais empresas estão procurando seu próprio modelo de negócios na nuvem.

Quais os impactos de um modelo XaaS nas empresas?

As mudanças que estamos observando, atualmente, são uma resposta às necessidades dos clientes, incluindo grandes empresas que se desenvolvem dinamicamente e usam conscientemente a tecnologia dedicada ao seu setor para atingir seus objetivos de negócios.

O modelo XaaS pode trazer diversos impactos não só em corporações de grande porte mas também PMEs. Veja, a seguir, os principais benefícios que são possíveis obter.

Redução de custos

Uma das maiores vantagens do uso do modelo XaaS, usado principalmente pelas empresas, é a redução de custos. Quando uma empresa introduz um sistema próprio ela tem as seguintes despesas:

  • exame do equipamento necessário;
  • transporte e instalação do equipamento introduzido;
  • construção de ambiente;
  • manutenção da infraestrutura.

É necessário também considerar itens como custos de pessoal e de aquisição. No entanto, essas despesas podem ser significativamente reduzidas usando PaaS e IaaS. Embora os valores detalhadas e as condições de cobrança variem dependendo do provedor, o principal recurso é que os valores são incorridos de acordo com o tempo de uso do serviço.

Maior mobilidade

A mobilidade é um benefício primordial quando se trata de dinamismo e facilidade. O serviço em nuvem proporciona o acesso a dados em qualquer lugar. Isso privilegia o andamento das tarefas diárias, bem como cumprimento de prazos e respostas rápidas a solicitações. Os clientes também sentem esse impacto, pois não precisam se locomover para acompanhar o status das suas requisições, que podem ser feitas em poucos cliques.

Escalabilidade

No caso do XaaS, além de poder economizar custos liberando recursos durante os períodos em que não o estiver usando, você também pode introduzir um novo servidor, onde o já existente é replicado facilmente, gerando escalabilidade. De acordo com a carga pelos serviços de extensão automáticas, a plataforma em nuvem se adéqua rapidamente às demandas de trabalho.

Quais os tipos existentes?

O ‘X’ do termo XaaS significa uma infinidade de serviços e opções que podem ser disponibilizadas e empregadas para otimizar processos. Dentre elas, existem as que já são conhecidas no meio corporativo e que são facilitadoras e estão em constante aprimoramento pelos desenvolvedores.

Isso envolve a capacidade do monitoramento do serviço em nuvem, mantendo a infraestrutura em constante análise para maior clareza dentro do sistema empresarial. A comunicação também é abrangida pelo XaaS por meio do serviço de Voz sobre IP (VOIP) e distribuição de chamadas remotamente. Confira quais são esses tipos a seguir.

IaaS

O IaaS é um serviço que fornece infraestrutura, como servidores e redes virtuais. Você pode aumentar ou diminuir com flexibilidade recursos como núcleo da CPU, memória e capacidade de armazenamento de acordo com as mudanças na carga de negócios. Além disso, você não precisa pensar no fim da vida útil ou no término do suporte à medida que o hardware envelhece.

SaaS

O SaaS é um serviço que fornece software aplicativo que foi desenvolvido como um produto em pacote pela Internet. Esse modelo de soluções foi projetado para atender aos requisitos particulares dos setores, proporcionando maior valor comercial. Além disso, ele se concentra nos consumidores ou nos usuários-alvo de um determinado setor, para poder obter informações ou dados ainda mais adequados

PaaS

O PaaS é um serviço que fornece infraestrutura integrada, como bancos de dados, servidores de aplicativos da web e ambientes de desenvolvimento, além da infraestrutura fornecida pelo IaaS. Recentemente, as funções de aprendizado de máquina e cognitiva (reconhecimento) foram fornecidas como serviços de PaaS.

Num futuro próximo, observaremos cada vez mais soluções do tipo XaaS, pois as empresas estão tentando personalizar mais seus serviços e se destacam do cenário de crescente concorrência. Assim, essa tendência vai desde armazenar documentos na nuvem a administrar as informações estratégicas para a companhia.

Após ter conferido esse conteúdo, continue sabendo mais acessando as 5 vantagens do sistema em nuvem para pequenas e médias empresas. Não perca!

Como o modelo XaaS está revolucionando as empresas
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta