mobilidade digital mobilidade digital

Entenda como a Mobilidade Digital ajuda a empresa a inovar

6 minutos para ler

Se você é um profissional atento às tendências do universo empresarial já deve ter ouvido falar em Mobilidade Digital. Afinal, essa é uma das estratégias que estão mudando o cotidiano dentro das empresas e tornando tudo mais rápido e simples.

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não use um smartphone, computador, notebook ou tablet em seu dia a dia. Prova disso é que o Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante!

Diante de tanto sucesso, fica a pergunta: por que não aproveitar esses recursos em uma empresa e se entregar de vez à transformação digital?

Continue a leitura para entender como a Mobilidade Digital pode ajudar o seu negócio a se tornar mais inovador, eficiente e competitivo!

O que é Mobilidade Digital?

A Mobilidade Digital é uma tendência mundial que se baseia no uso de dispositivos móveis com acesso à internet com o intuito de otimizar e tornar mais dinâmica a realização de tarefas do dia a dia de uma pessoa.

Desde que o acesso à rede mundial de computadores se popularizou, muita coisa mudou. O mundo não é mais o mesmo e, certamente, as empresas também deixaram de lado velhos métodos e hábitos e estão cada vez mais modernas.

Quando falamos em Mobilidade Digital, o smartphone chama a atenção. Fácil de ser carregado e com múltiplas funções, a sua utilidade ultrapassa barreiras a cada dia, mas ele não é o único dispositivo útil para esse processo.

Na verdade, todo aparelho que possa se conectar à internet faz parte dessa tendência, como computadores, notebooks, tablets, relógios digitais e pulseiras inteligentes. A ideia é facilitar o trabalho remoto, permitindo que gestores e funcionários façam as suas tarefas de onde estiverem.

Como a Mobilidade Digital funciona na prática?

O nome já diz muito: a Mobilidade Digital confere mais liberdade ao usuário graças ao uso de aparelhos digitais de última geração. Mas como isso pode ser aplicado no dia a dia de uma empresa?

Simples! Com um smartphone, por exemplo, o gestor pode se conectar ao sistema de gestão, conferir dados sobre estoque, analisar informações financeiras, concluir tarefas e acessar documentos importantes para a sua tomada de decisão.

Ainda que ele não esteja dentro da empresa, terá acesso a tudo o que precisa para liderar equipes e coordenar atividades. Isso é muito útil durante viagens de negócios e reuniões fora da sede, não é mesmo?

Além disso, em um mercado tão dinâmico e concorrido, ficar o dia inteiro atrás de uma mesa de escritório pode não ser a melhor estratégia. Visitar clientes, fornecedores e filiais é muito importante e pode ser ainda mais eficiente e rápido com o apoio da tecnologia.

Como essa tendência pode ajudar a sua empresa a inovar?

Steve Jobs, fundador da Apple, uma das marcas mais valiosas do mundo, tem uma frase que resume muito bem a dinâmica do mercado atual. Para ele, “a inovação é o que distingue um líder de um seguidor”.

Uma empresa que não se preocupa em oferecer aos seus clientes algo novo e diferente do que já existe corre um sério risco de perder espaço para a concorrência. Afinal, inovar é o que a torna realmente competitiva.

O interessante é que a Mobilidade Digital exerce um papel de protagonismo nesse processo. Quando incorporada ao cotidiano empresarial, ela é capaz de impulsionar a criatividade e abrir novas portas. Confira alguns exemplos!

Comunicação interna mais efetiva

A comunicação interna é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Sem ela, os funcionários não conseguem trabalhar de maneira unificada e perdem tempo com questões que poderiam ser solucionadas com uma simples conversa.

Com um smartphone em mãos você pode tirar dúvidas da sua equipe, enviar e-mails com orientações e até fazer uma videoconferência com o time de outra filial ou setor. Tudo isso pode ajudá-lo a inovar e encontrar novas maneiras de ampliar a qualidade do trabalho executado em seu negócio.

Processos empresariais mais ágeis

Já pensou em ter acesso a um relatório financeiro durante uma reunião com um cliente ou fornecedor e fechar um negócio vantajoso para o seu negócio? A Mobilidade Digital gera processos mais ágeis, o que reflete em decisões seguras e rápidas.

No exemplo citado, você não precisaria pedir alguns dias para conferir as suas finanças ou analisar a proposta. Basta acessar a plataforma em nuvem e buscar os dados que precisa para tomar a decisão, mesmo que esteja fora da empresa.

Compartilhamento de telas, arquivos e projetos

Também relacionado à comunicação interna, o compartilhamento de telas, arquivos e projetos é mais um exemplo de como a tecnologia e a Mobilidade Digital podem fazer a diferença no dia a dia de um negócio.

Em resumo, isso acelera a finalização das tarefas e estimula a colaboração entre os funcionários. Enfim, os seus resultados serão muito melhores com o apoio dos dispositivos móveis.

Assinatura de documentos digitais

A crescente preocupação com a sustentabilidade nos traz a um cenário em que o tempo dos documentos impressos está ficando para trás. Hoje, o uso de documentos digitais é bem mais que uma tendência, está se tornando uma estratégia de mercado.

Além da economia gerada pela redução do uso de papel, arquivos físicos e impressões, esses documentos podem ser assinados, armazenados e gerenciados de uma maneira muito mais segura e inteligente.

Com um Certificado Digital e um dispositivo móvel com acesso à internet é possível assinar contratos com agilidade, praticidade e segurança. Assim, eles ficarão protegidos e prontos para serem consultados sempre que você precisar.

Acesso ao catálogo de produtos remotamente

Com a Mobilidade Digital um vendedor pode mostrar ao cliente todos os produtos que fazem parte do catálogo da empresa, mesmo que ele não esteja presente no estoque ou que o consumidor não esteja no ponto de venda.

O acesso remoto ao sistema de vendas é mais uma forma de inovar, trazendo mais conforto e qualidade ao atendimento oferecido. Ou seja, uma forma de proporcionar experiências diferenciadas ao seu público.

Viu só como a Mobilidade Digital é uma tendência que veio para ficar? Nos próximos anos, esse conceito será muito discutido dentro das empresas e, claro, quem atentar a ele primeiro dará um importante passo para superar a concorrência. Tecnologia e desenvolvimento empresarial têm tudo a ver. Por isso, aposte nessa ideia!

O que achou deste post? Quer ficar sempre por dentro das novidades do blog e colocar a sua empresa no caminho do crescimento? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais artigos como este!

Entenda como a Mobilidade Digital ajuda a empresa a inovar
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta