mobilidade corporativa mobilidade corporativa

Mobilidade corporativa: por que aplicar?

7 minutos para ler

A mobilidade corporativa cresce cada vez mais no vocabulário empresarial, assim como a sua aplicação prática na rotina das organizações. Isso acontece porque esse novo estilo de trabalhar tem agregado diversas vantagens às equipes, ao público-alvo e aos gestores de empresas de todos os segmentos de atuação.

Algumas dessas vantagens são a redução de custos e o aumento de produtividade, ou seja, qualidades que ajudam a aumentar significativamente o faturamento do negócio. Mas, infelizmente, muitos empreendedores ainda não entendem qual é o impacto da mobilidade corporativa e como ela é implementada.

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre o assunto e tirar algumas dúvidas. Assim, vamos esclarecer o seu conceito e falar um pouco sobre as suas vantagens e implementação para que você possa identificar a importância no uso de tecnologias para tornar o dia a dia de trabalho mais prático, ágil, facilitador e alinhado às novas tendências do mercado. Ficou curioso? Então acompanhe e confira!

Conceito de mobilidade corporativa

Tente se lembrar da última vez que você acessou o seu e-mail corporativo utilizando um smartphone ou tablet. Certamente você deve ter percebido que não faz muito tempo, certo? E o melhor é que você pode responder a esse questionamento com total segurança, estimando até mesmo um horário com muita precisão. Isso ocorre porque os smartphones, PDAs e tablets se tornaram parte das nossas rotinas, sendo totalmente comum e natural que passassem a ser integrais para os nossos trabalhos.

Quando falamos sobre mobilidade corporativa, falamos sobre o conceito revolucionário que afirma que a nova forma de trabalhar inclui esses aparelhos e as corporações precisam se adequar a isso. Mas, calma, pois mobilidade corporativa vai muito além de apenas oferecer acesso a uma ferramenta comum.

Considere, por exemplo, todos os equipamentos e ferramentas que você utiliza para fazer o seu trabalho: não seria bom ter acesso a eles de qualquer lugar e a qualquer momento? É exatamente sobre isso que estamos falando quando utilizamos o termo mobilidade corporativa.

Contudo, democratizar o acesso a esses itens não é o único propósito da mobilidade corporativa. O tema aqui é fazer isso sem colocar a segurança das empresas em risco, salvaguardando dados e assegurando aos funcionários a máxima eficiência.

O objetivo é, então, tornar os ambientes de trabalho virtuais a ponto de deixá-los disponíveis a qualquer momento e de qualquer local, mas sem fazê-los vulneráveis ao longo do processo. Sendo assim, uma boa política de mobilidade corporativa deve ser capaz de colocar obstáculos contra agentes maliciosos, facilitando o trabalho de colaboradores. Tudo isso de modo quase imperceptível e de forma descomplicada para o usuário.

Você pode estar pensando no quanto isso é complexo. Por isso, vamos abordar nos tópicos as razões que tornam tão relevante a criação de uma estratégia de mobilidade corporativa e falar um pouco sobre como implementar na sua empresa!

Benefícios para a empresa e para os funcionários

Entre as suas muitas vantagens estão algumas que mostram como a mobilidade pode trazer muito valor para as empresas e para os colaboradores! Confira a seguir!

Aumento da produtividade

A mobilidade aumenta consideravelmente os níveis de produtividade profissionais. Ajudados por interfaces amigáveis que exigem pouco ou nenhum treino, os colaboradores podem economizar tempo com atividades de entrada de informações a favor de dedicar a sua energia para as áreas de negócios que recebiam pouca atenção.

A mobilidade vai agilizar ainda mais operações e processos, ajudando a evitar falhas humanas e facilitando a atualização de bancos de dados tanto online quanto offline, dentro e fora da empresa — isso significa informações mais precisas e tarefas mais bem executadas.

Redução de custos

Sem ser necessário investir em uma infraestrutura fixa para assegurar a continuidade do trabalho dos profissionais, você já está cortando gastos, certo? E quando os colaboradores podem trabalhar a partir dos aparelhos móveis, o investimento em manutenção de hardware é indiscutivelmente menor.

Some a tudo isso a economia com aquisição de equipamentos e de servidores, despesas com água e com energia elétrica, contratação de pessoas especializadas para realizar a manutenção e a gerência dos equipamentos, pagamento de aluguel de imóveis ou salas e muito mais.

Sem contar que a tecnologia de Cloud Computing também possibilita a redução dos gastos com a aquisição de licenças de software, a partir dos modelos Platform as a Service (PaaS), Software as a Service (SaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

Melhoria da qualidade de vida

A mobilidade corporativa pode ser de grande auxílio para tornar a empresa cada vez mais produtiva. Com acesso aos itens do trabalho a partir de smartphones e tablets, os profissionais podem se sentir menos obrigados a cumprir horários que, na verdade, acabam resultando em horas a fio de improdutividade somente para cumprir uma carga horária.

Essa característica permite que os colaboradores possam trabalhar a partir de outros locais, evitando, muitas vezes, deslocamentos desnecessários. Assim, cresce a qualidade de vida e aumenta os intervalos de descanso, e os funcionários podem trabalhar com mais foco, sendo mais produtivos nas suas tarefas e muito mais felizes.

Implementando a mobilidade corporativa

Como você pôde ver, há vários benefícios que podem agregar mais valor à sua marca. Dessa forma, se a mobilidade corporativa já conquistou você, o que acha de entender como iniciar o processo de migração de processos e tecnologias para implementá-la? Você vai precisar transformar todo o processo em digital. Confira, a seguir, algumas dicas para implementar a mobilidade corporativo no seu negócio!

Alinhe as mudanças com todos os envolvidos

Nada de surpresas para o seu time, certo? Quanto mais direta e transparente for a comunicação, os novos processos serão implantados de forma mais fácil e prática.

Apresente os novos recursos à sua equipe

Além de dar uma explicação bem detalhada sobre o percurso das mudanças, é imprescindível que você apresente os novos recursos a todos os envolvidos. Faça demonstrações comparativas e práticas, pois isso é importante para que todos absorvam bem as novidades, ficando estimulados a usar esses novos processos.

Adote medidas de controle e monitoramento

Toda a flexibilidade e liberdade devem ser monitoradas pelo seu negócio. Afinal, o uso de tecnologias móveis em um empreendimento também pode se configurar em abusos da parte dos colaboradores, concorda?

Avalie a melhor distribuição de equipamentos

Antes de investir de modo pesado na aquisição de novos aparelhos — como smartphones e tablets —, procure entender quais são os recursos dos quais a sua organização realmente precisa para que os profissionais trabalhem da forma mais adequada possível.

Proteja a sua empresa

Se os dispositivos móveis fazem parte da vida dos profissionais dentro e fora da empresa, é preciso investir em segurança. Inicie com um bom antivírus e faça backups periódicos de todas as informações geradas e transmitidas.

A decisão de implementar a mobilidade corporativa no seu negócio deve ser tomada com base em uma minuciosa análise e em um bom planejamento para ter bons resultados e total segurança. Enfim, saiba que ficar de fora por muito tempo dessa grande tendência pode afetar o desenvolvimento da empresa, pois ela se solidifica cada vez mais.

Gostou do texto e gostaria de aprender mais com os nossos conteúdos? Então aproveite para ler também o nosso e-book “O guia completo da assinatura digital no Brasil”!

Mobilidade corporativa: por que aplicar?
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta