Dicas de Gestão

Mobilidade corporativa: como a sua empresa pode se tornar mais ágil?

Mobilidade corporativa: como a sua empresa pode se tornar mais ágil? Veja como mudar a forma de trabalhar e melhorar os resultados.
0

A mobilidade corporativa é uma das principais tendências do mundo contemporâneo. Ela permite redução de custos, aumento de produtividade e interfere, até mesmo, na qualidade de vida dos funcionários.

Hoje em dia, os acessos à internet por meio de smartphones e tablets já superaram o uso de notebooks e desktops. E, falando em internet, não podemos deixar de mencionar que ela mudou a vida de todos nós!

Agora, tomamos várias decisões, como o que comprar ou o que consumir, por meio de aplicativos e/ou pesquisas em páginas de busca. Analisamos os principais pontos — como vantagens, reputação da empresa, benefícios dos produtos — antes de efetivarmos uma compra.

Você sabe como a sua empresa pode ser mais ágil com o uso da mobilidade corporativa? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda!

Afinal, o que é mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa não é apenas oferecer acesso ao e-mail corporativo pelo celular, mas muito mais do que isso. É válido ressaltar que esse conceito engloba o desenvolvimento de aplicações e recursos em nuvem, permitindo às organizações extrapolarem o limite dos desktops.

Assim, os funcionários e a empresa têm a chance de trabalhar distante dos computadores, realizando diversas funções e combinando várias tecnologias, principalmente aquelas de uso remoto. Seu negócio passará por uma revolução ao implementar o conceito de mobilidade corporativa.

Como a empresa pode adotar processos que agilizem o dia a dia?

Um dos principais motivos da adoção da mobilidade corporativa é conseguir agilizar o dia a dia da empresa, ou seja, torná-la mais ágil. Para tanto, é necessário pensar em todos os programas que você tem acesso no ambiente físico de sua empresa. Considere, também, todos os arquivos e os documentos que estão em seu computador.

Agora, é preciso transportar toda essa gama de informação para um dispositivo pessoal, seja ele um tablet, seja um celular, seja um notebook.

É preciso, ainda, garantir a segurança da informação, certificando que nenhum dado seja disponibilizado de forma errônea e que hackers e malwares não afetarão o sistema.

É importante destacar que a mobilidade corporativa está transformando o cenário de várias empresas. A equipe de vendas se torna mais empoderada, melhorando a sua atuação e os seus resultados. A flexibilização e a possibilidade de se realizar trabalhos remotos afetam, positivamente, a produtividade e a capacidade de resolução de problemas dos profissionais.

Qual é o impacto que a internet causou no mundo corporativo?

A internet e a revolução digital que o mundo passou, e ainda está passando, provocaram grandes transformações. A forma como fazemos negócio e, até mesmo, a forma como nos relacionamos mudou consideravelmente.

Os processos de comunicação, por exemplo, apresentaram grandes mudanças. Hoje, é possível acessar e-mails, ler arquivos, trocar mensagens com outras pessoas, realizar compras, assinar documentos e tantas outras atividades pela palma de nossa mão.

Além desses recursos, os smartphones, em conjunto com a internet, possibilitaram a criação de vários aplicativos, capazes de simplificar inúmeras atividades em nosso dia a dia.

Já existem aplicativos móveis, como o SignApp, que possibilitam a assinatura e o manuseio de documentos digitais. Esse aplicativo permite a assinatura de documentos com validade jurídica, estando em qualquer lugar do mundo. A única exigência, obviamente, é o acesso à internet. Fantástico, não é mesmo?

Obviamente, as ações de um determinado usuário dependem do contexto em que ele se encontra e de duas necessidades. As pessoas fazem o que fazem pelo fato de estarem em determinados locais e precisarem cumprir com determinados compromissos.

Para facilitar o entendimento, utilize a técnica do 4W: who, where, what e when, que traduzindo para o português significam: quem, onde, o que e quando. Pense sempre nesses quatro aspectos quando for considerar a mobilidade corporativa.

Como a tecnologia propiciou as mudanças?

As novas tecnologias surgiram com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas. A partir disso, podemos dizer que outros benefícios foram incorporados às soluções: aumento da produtividade, agilização e otimização de processos, segurança da informação, entre outros.

As empresas estão buscando incorporar, em seus negócios, conceitos de computação em nuvem e virtualização. Assim, é possível garantir aos colaboradores o acesso às aplicações sem a necessidade de estarem presentes no escritório.

As empresas que utilizam esse tipo de procedimento estão mais propensas a alcançar os seus clientes de uma forma mais rápida e efetiva. Além disso, a agilização dos processos será bem-vista pelo mercado, aumentando a fidelização de clientes e a sua satisfação. Vale a pena investir nessa prática, não é mesmo?

Existem exemplos de mobilidade corporativa?

Sim. Algumas empresas já se especializaram em produtos e serviços capazes de prover mobilidade corporativa para pessoas e para outros negócios. A ideia de assinatura digital é um excelente exemplo.

Existem empresas que são capazes de arquivar documentos digitalmente e possibilitar a sua respectiva assinatura. Assim, os responsáveis podem assinar os documentos em qualquer lugar do mundo, agilizando todo o processo e evitando a burocracia costumeira desse tipo de ação.

É importante deixar claro que a assinatura digital é dotada de validade jurídica, ou seja, os documentos assinados digitalmente se assemelham aos documentos autenticados em cartórios. Entretanto, o custo do processo e a produtividade dos colaboradores mudam radicalmente.

Não será mais necessário enviar contratos e demais arquivos por Correios (ou por transportadoras) para as partes interessadas.

Além disso, as despesas de cartório e com o deslocamento de profissionais para tal (viagens, alimentação, transporte, entre outros) serão gastos erradicados.

Por fim, mas não menos importante, a produtividade dos colaboradores aumentará consideravelmente. Agora, eles poderão focar exclusivamente em suas atribuições, sem perder tempo com atividades secundárias. É possível agilizar em até 80% o tempo gasto nas tarefas da sua empresa.

Como destacado anteriormente, existem aplicativos para simplificar, ainda mais, esse tipo de procedimento. Toda a gestão de documentos e o processo de assinatura poderão ser feitos por meio de smartphones e tablets.

A mobilidade corporativa veio para ficar. As empresas que não se modernizarem e incorporarem esses conceitos em sua rotina correrão sérios riscos. O tempo está se tornando um recurso cada vez mais escasso e contar com soluções rápidas certamente será um grande diferencial. Pense nisso.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre mobilidade corporativa que destacamos? Veja como o celular pode ser seu aliado nesse processo! Não perca essa oportunidade!

Mobilidade corporativa: como a sua empresa pode se tornar mais ágil?
5 (100%) 1 Votos
Você pode gostar
Contrato eletrônico: 5 dicas para garantir mais segurança
Contrato eletrônico: 5 dicas para garantir mais segurança
Conheça os impactos que a internet gerou na rotina dos Gestores de Contratos. Saiba quais são as ferramentas e novas práticas desse setor.
O novo perfil do profissional de Gestão de Contratos: como a internet mudou sua forma de trabalhar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This