inovação digital inovação digital

5 exemplos de inovação digital que provam que as empresas precisam se reinventar

6 minutos para ler

Em um mercado tão concorrido, o maior risco está exatamente em não correr riscos. Nesse contexto, acredite: você não vai querer ficar de fora do processo de inovação digital. Afinal de contas, com a tecnologia evoluindo dia após dia, as empresas precisam saber extrair todo seu potencial.

É preciso entender o quanto antes que inovar é o primeiro passo para se tornar mais competitivo. E isso não se resume a ter uma boa ideia, ok? Os negócios que se destacam são aqueles que se reinventam e estão sempre atentos a novas formas de aperfeiçoar suas atividades e satisfazer seus clientes.

Ainda tem dúvidas sobre tudo isso? Então não deixe de conferir aqui 5 exemplos de inovação digital que farão sua empresa alavancar!

Comece pelo conceito de inovação digital

A inovação digital se baseia no emprego de tecnologia no cotidiano empresarial. Mas isso não é tudo. Na verdade, trata-se de um verdadeiro processo de transformação da cultura de um negócio, que passa a se portar de maneira mais inovadora.

Na prática, a ideia é bem mais ampla do que parece. Envolve uma mudança na forma com que a empresa e seus funcionários entendem e trabalham:

  • a relação entre a marca e seus clientes;
  • os processos operacionais do negócio;
  • o uso da tecnologia e do mundo digital a favor do crescimento empresarial.

Em outras palavras, podemos dizer que inovação digital é a formação de uma cultura digital e tecnológica na empresa. O modelo de negócio passa por uma estruturação para que o potencial existente nas ferramentas e ideias seja aproveitado ao máximo.

Analise os impactos da tecnologia no cotidiano empresarial

Você provavelmente se lembra (ou ao menos imagina) como era o mundo antes da internet e das inúmeras soluções que surgiram com ela. Afinal, não faz tanto tempo assim que nossas vidas foram absolutamente reformuladas por essa tecnologia. Pois o cotidiano empresarial também foi bastante impactado!

Hoje em dia, não apenas a internet como outras soluções tecnológicas, como os softwares de gestão e a assinatura digital fazem parte da realidade da maioria dos negócios. Não restam dúvidas de que a tecnologia está causando uma transformação no mercado.

Empresas mais tradicionais estão aderindo à modernidade e novos modelos de negócios estão surgindo, totalmente baseados em inovação — lawtechs e fintechs, por exemplo. As atividades manuais têm sido substituídas por processos automatizados e há uma forte tendência de que os empresários apostem ainda mais em modernização.

No fim das contas, não tem como negar: a inovação é o futuro. Quem andar na contramão pode não sobreviver.

Conheça 5 exemplos de inovação digital inspiradores

Você é daquelas pessoas que precisam ver para crer? No que se refere às estratégias empresariais, é comum que os gestores fiquem receosos, criando uma certa resistência a ideias diferentes. Mas não há razão para inseguranças! Você vai ver como a inovação digital é o caminho mais promissor a seguir com os exemplos apresentados agora. Confira!

1. Dispositivos móveis

Os smartphones, tablets, notebooks e o próprio armazenamento na nuvem são excelentes exemplos de como a inovação digital pode favorecer o ambiente empresarial. Eles proporcionam mobilidade, agilidade e eficiência à equipe, podendo ser utilizados por negócios de todos os portes e todas as áreas de atuação.

Juntamente com a internet, esses recursos podem se tornar grandes aliados do seu negócio, permitindo que atividades rotineiras sejam executadas de maneira muito mais eficiente e simples pelos colaboradores.

2. Assinatura digital

Considerando que tempo é dinheiro, pense em quanto você pode economizar e ganhar em seu dia a dia com a simples utilização da assinatura digital! Além de tornar as transações mais seguras, o uso de um certificado digital proporciona mais organização e economia de recursos, já que você não precisará gastar com impressões, itens de papelaria e arquivamento de documentos.

Além disso, por meio do Portal de Assinaturas, — uma plataforma tecnológica desenvolvida pela Certisign que oferece serviços digitais com validade jurídica — é assegurada a confidencialidade e a veracidade do documento. Para garantir a qualidade das informações e a proteção dos dados fornecidos pelos clientes, pois é usada uma robusta infraestrutura criptografada para armazenamento das informações e do documento.

3. Chatbots

Os chatbots são robôs com capacidade de conduzir uma conversa simulando a interação com humanos. Você acha que eles só podem ser utilizados por grandes empresas? Pois está enganado. A implementação da ferramenta é simples e os benefícios são expressivos. Por meio dela, é possível, por exemplo, reduzir o número de atendentes, agilizar o suporte prestado aos clientes e solucionar demandas simples e repetitivas sem a interferência humana.

4. Cloud computing

Apesar de ser uma tecnologia recente, a cloud computing é uma unanimidade quando o assunto é inovação digital. Afinal, ela permite que documentos e informações da empresa estejam armazenados de maneira segura em um espaço virtual. A tecnologia já faz parte do cotidiano empresarial, gerando economia, eficiência, segurança e flexibilização, fatores essenciais para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

5. Internet das coisas

A Internet of Things (IoT) é exatamente o que promete: objetos, máquinas e ferramentas conectadas à internet e entre si, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência e conforto ao ser humano. Dentro do universo empresarial, há uma infinidade de possibilidades para essa tecnologia, que está sendo incorporada pouco a pouco às rotinas dos negócios.

Aprenda a colocar seu negócio na era digital

A era digital já é uma realidade e não há como ignorá-la. Aliás, quem não se reinventar e insistir em métodos arcaicos e ineficientes certamente ficará para trás. Os exemplos apresentados anteriormente são provas de que sua empresa tem muito a ganhar com o investimento em tecnologia. Mas como implementar esses recursos e colocar o negócio em uma nova fase?

É fato: a inovação digital surgiu para facilitar o trabalho em todos os setores. Para aproveitá-la, é interessante adotar algumas estratégias, como:

  • reformular a cultura do negócio, tornando-o mais inovador;
  • evitar ficar preso ao senso comum, dando mais espaço para a criatividade;
  • priorizar os investimentos em tecnologia;
  • mapear processos para identificar gargalos;
  • usar os dados a seu favor;
  • contar com parceiros inovadores e com credibilidade;
  • conhecer as tecnologias à sua disposição;
  • buscar um diferencial no mercado.

Percebeu como a inovação digital é um caminho sem volta? O mundo mudou e o cotidiano corporativo foi totalmente transformado pela internet e pelos avanços tecnológicos. Para sobreviver e crescer de maneira saudável e ordenada, é preciso se adaptar e adotar uma postura otimista, aberta a ideias disruptivas. Pense nisso!

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Descubra como as pequenas e médias empresas podem aumentar a competitividade por meio da gestão da inovação!

5 exemplos de inovação digital que provam que as empresas precisam se reinventar
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta