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Gestão empresarial: guia essencial para quem quer se destacar

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A importância da gestão empresarial está aumentando cada vez mais à medida que as empresas continuam a crescer e a criar novos valores. O objetivo é atender às necessidades de mão de obra qualificada que esteja equipada com o conhecimento e as habilidades necessárias às empresas para atender às demandas do mercado.

Para isso, é preciso avaliar o negócio de maneira ampla e sistêmica, considerando seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para atingir os melhores resultados. Pensando nisso, separamos, neste guia, tudo o que você precisa saber para se destacar no mercado. Confira!

O que esperar de uma empresa moderna?

Todas as empresas passam por certos estágios de evolução: nascimento, desenvolvimento, crescimento, envelhecimento. Na gestão empresarial, uma meta e condição importante para a existência de cada empreendimento é a luta pela sobrevivência.

O desenvolvimento é outro grande objetivo de negócios. O empreendedor procura acima de tudo alcançar o sucesso e avançar mesmo existindo uma situação incerta. É o planejamento de desenvolvimento para os próximos anos que ajuda as empresas a sobreviverem. Para administrar um negócio moderno, você precisa recorrer ao planejamento comercial por um longo tempo.

Uma vez que as empresas modernas devem se adaptar a um ambiente externo instável, é precisamente a dificuldade em antecipar mudanças futuras, considerada um problema do empreendedorismo moderno, o que fomenta a construção de uma estratégia eficaz. As principais características que se esperam de uma empresa moderna você acompanha logo abaixo.

Gestão estratégica

Esse é um processo realizado para analisar os fatores internos de uma empresa que são: organização, motivação, controle e planejamento, a fim de desenvolver e implementar metas de negócios.

De todas as tarefas atualmente existentes nas empresas modernas, as mais importantes são o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo e o aumento de sua competitividade no mercado. É uma estratégia efetivamente construída e sua implementação que serão sinais de uma boa gestão empresarial.

Desenvolvimento de novas tecnologias

O surgimento da biotecnologia, nanotecnologia, veículos elétricos e novas fontes de energia contribuem para o surgimento de novas condições para o desenvolvimento de negócios. Hoje, parte dos lucros das empresas modernas vão para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e inovação. Os negócios estão mudando sob a influência da melhoria da tecnologia da computação, combinando a digitalização e comunicação, para gerar novos tipos de mercados e produtos.

Flexibilidade de negócios

A flexibilidade é a capacidade de uma empresa se adaptar rapidamente às mudanças das condições ambientais, garantindo, assim, o desenvolvimento a longo prazo. Agora, torna-se necessário ter reservas de recursos financeiros e expertise. A fim de reduzir as despesas do empreendimento, as empresas modernas têm um número de pessoal mais enxuto, ao mesmo tempo, o tamanho total do negócio aumenta.

Informações precisas

Antes da modernização dada pela evolução do mercado, o pessoal de gerência tomava decisões bastante difíceis, porque não havia informação suficiente. Agora, os dados vêm em tal volume que se torna difícil obter uma definição precisa, devido à necessidade de pesquisa e filtragem para usar somente as informações necessárias.

Por esse motivo, uma empresa moderna adota ferramentas que possibilitam a extração de insights valiosos para a tomada de decisão estratégica. Um exemplo disso é o Big Data, que fornece toda essa capacidade aos negócios que querem se colocar à frente no mercado, com melhores métodos de análise, previsão e planejamento.

Gestão de qualidade

As necessidades das pessoas estão crescendo o tempo todo e agora elas estão cada vez mais atentas à qualidade e ao serviço subsequente. Daqui vem a transição para a gestão global da qualidade, da produção à operação. Empresas no mundo moderno tendem a expandir seus mercados por meio do serviço de garantia para seus clientes.

Ciclo de atualização aumentado

Todos os ativos fixos da empresa, que estão envolvidos na fabricação de bens e na prestação de serviços, começaram a ser atualizados muito mais rapidamente. Os concorrentes estão criando cada vez mais novos produtos ou reformulando os antigos para expandir sua participação de mercado. Isso se manifesta na necessidade da empresa moderna de encurtar o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Alianças estratégicas

As alianças podem vir em forma de fusão, aquisição e divisão de empresas. É a necessidade de estar à frente, perseguindo novos mercados globais que forçam os negócios modernos a criar cooperação. Diferentes tipos de parcerias são criados, entre empresas tecnologicamente semelhantes, clientes e contrapartes. É a gestão de alianças estratégicas que se torna a principal direção nas empresas modernas.

Oportunidades de mudanças

Qualquer alteração que surge é uma ameaça para o negócio. As mudanças não são percebidas até que se veja o impacto delas nos lucros. Se a empresa trabalha com uma estratégia bem desenvolvida, então para ela as novas condições são o surgimento de novas oportunidades. Com essas possibilidades, se tona viável adaptar a organização de forma a lucrar com novos mercados e produtos. As empresas modernas buscam fazer mudanças a seu favor e orientam as tendências em benefício da sua expansão.

Erros que travam o crescimento da sua empresa

Isolamento

O primeiro problema sério que as empresas enfrentam, especialmente as que estão mais tempo no mercado, é o isolamento. Isso pode ocorrer em qualquer departamento, como o de marketing e vendas, ou dentro dos próprios setores. Por exemplo, no departamento de marketing, as atividades da equipe de conteúdo e e-mail marketing podem ser inconsistentes.

Essa instabilidade também pode ocorrer entre parceiros externos da empresa, como agências e consultores. O isolamento inibe o crescimento, porque não permite maximizar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do trabalho que os colaboradores fazem separadamente.

Diferentes metas e indicadores

Esse é um grande obstáculo para o crescimento das empresas: divisões e fornecedores que tentam alcançar um grande número de diferentes metas e indicadores. Isso faz com que cada setor ande para um lado diferente. Podemos destacar situações como:

  • a equipe de SEO busca aumentar o ranking de seus sites pelos mecanismos de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico;
  • a agência de e-mail marketing pretende se esforçar para aumentar o número de assinantes;
  • o setor de produção planeja estabelecer estratégias isoladas ao seu departamento;
  • o time de vendas deseja se concentrar em fechar negócios.

Cada equipe e seus participantes individuais definirão suas próprias prioridades, gastarão seus orçamentos e alocarão tempo tentando aumentar as métricas que preferirem, mas o aprimoramento desses indicadores pode não afetar o desenvolvimento dos negócios.

Marketing sem planejamento

O marketing único é uma atividade como a promoção de vendas de um determinado produto, realizando uma campanha temática durante o mês, criando conteúdo sobre um evento. Em essência, essas são atividades de marketing que ocorrem durante um período limitado de tempo.

O foco total no marketing de uma só vez prejudica o crescimento dos negócios porque força os profissionais de divulgação a lutar para criar, desenvolver e lançar campanhas apenas para obter retorno sobre o investimento no curto prazo.

Ausência de automação

A automação é uma palavra de ordem nos setores comerciais há muitos anos, mas a maioria das empresas ainda realiza muitas ações no modo manual que podem ser facilmente automatizadas, como:

  • transferência de dados de uma plataforma para outra;
  • criação de relatórios;
  • arquivamento de documentos.

Essas tarefas manuais diminuem o crescimento porque elas ocupam recursos limitados e valiosos. Quando sua equipe realiza operações manuais, você está essencialmente desperdiçando tempo, que pode ser gasto em tarefas mais valiosas, como criatividade, desenvolvimento de estratégia, pesquisa e planejamento.

Lentidão na tomada de decisão

A velocidade da ação é um ponto importante nos negócios, e sua falta impede que a maioria das empresas revele plenamente seu potencial de crescimento. Isso inclui a rapidez com que você toma decisões e implementa novas iniciativas. Assim que se tem novas opções, é preciso ter agilidade para extrair conhecimento por meio de testes e verificá-los novamente sempre que preciso.

A lentidão parece estar firmemente enraizada em certas culturas empresariais, e pode ser difícil de superar, mas definitivamente ela inibe o crescimento e deve ser eliminada. Quanto mais rapidamente você implementar, testar, encontrar ideias vencedoras e dimensioná-las, mais rápido seu negócio crescerá. Isso se aplica ao marketing, vendas, desempenho de pessoal, ou seja, o negócio como um todo.

Atitudes que permitem a empresa crescer

Dar o passo para obter uma empresa em crescimento nem sempre é tão fácil quanto parece. Como um empreendedor com a ambição de se tornar um líder, você pode precisar de alguma ajuda ao longo do caminho. Porém, existem atitudes que auxiliam a viabilizar uma gestão empresarial efetiva para alavancar o empreendimento.

Ter um plano de futuro

Muitos empresários gastam seu tempo com questões pontuais e esquecem de se concentrar em estratégias que são importantes para os negócios. Não entre nessa armadilha, mas reserve tempo para o trabalho relacionado ao futuro da empresa. Crie um quadro real, certifique-se de se instruir para ser um líder melhor e sempre acompanhe as mais recentes atualizações em seu setor.

A empresa que deixa de se desenvolver é eliminada. Por isso, reserve tempo para o trabalho de estratégia no seu calendário. Ter uma visão de longo prazo é fundamental para a tomada de decisão dentro dos sinais que o mercado demonstra ao decorrer do tempo.

Ser realista

Um fator de sucesso em empresas em crescimento é que o fundador está constantemente presente na vida cotidiana. É você quem define o padrão de energia e a cultura organizacional na sua empresa. Por esse motivo, tenha uma imagem realista do futuro e sua equipe seguirá esse padrão.

Como gestor da empresa, você deve alternar constantemente entre o modo de estratégia e o modo operacional. Quanto mais colaboradores você tiver, mais tempo você deverá emprenhar no engajamento.

Concentrar-se nas vendas

Quanto mais foco estiver nas atividades que proporcionam vendas, mais rápido a empresa cresce. Certifique-se de automatizar e terceirizar o maior número de processos possível para liberar tempo para as atividades que geram receita.

Contrate vendedores, foque em saber se todos os colaboradores estão alinhados na estratégia de vendas e atração do público. As empresas que podem crescer organicamente, com clientes cada vez mais satisfeitos e que compram ainda mais, têm o futuro para si.

Construir valor para a empresa

Para gerar um diferencial competitivo diante da concorrência é preciso ir além. Ou seja, construir valor na empresa, por exemplo, por meio de proteção de marca, bancos de dados de clientes, tecnologia, uma equipe certa e estrutura.

Determine o quanto sua empresa deve valer em cinco anos e examine o que é necessário para você chegar nesse objetivo — compare com as vendas de empresas similares e obtenha ajuda de parceiros especializados em avaliação. Isso agrega dinamismo a uma boa gestão empresarial.

Ser extremamente claro

Certifique-se de que todos na empresa saibam exatamente para onde estão indo. Tenha visões claras e objetivos para facilitar a divisão de tarefas para cada um. Crie planos de como você deve agir em diferentes situações e o que é esperado de cada profissional envolvido.

Bons documentos para trabalhar são o plano de negócios, o plano de marketing, as diretrizes do proprietário, o manual de pessoal e as políticas internas de vários tipos. Também deixe claro quais são as expectativas e os resultados esperados mediante a cooperação de todos os setores. Essa integração é extremamente importante para a clareza comunicação interna.

Executar um recrutamento correto

O recrutamento, quando bem executado, proporciona bons resultados no quadro da empresa. Você deve procurar as pessoas certas para o seu negócio, não necessariamente aquelas que são melhores no papel. Gastar muito tempo em recrutamentos sem que haja um objetivo claro de qual perfil profissional é o mais adequado para a realidade dos negócios gera prejuízos.

Lembre-se de que você deve sempre desenvolver seus colaboradores. O que você pode oferecer aos seus profissionais que ninguém mais pode? Além da capacitação e competências, o alinhamento com a visão do negócio deve ser trabalhado para que haja um entrosamento consistente. Por isso, demonstre o diferencial que é fazer parte da sua empresa.

Ter pensamento novo

Uma característica primordial do empreendedor é buscar se destacar, encontrar novos caminhos e sair da zona de conforto, portanto, crie um espírito criativo no seu negócio. Você pode optar por fazer como o Google, que dá aos seus funcionários um dia livre da semana para trabalhar com os projetos que desejam.

O importante é desenvolver uma gestão de inovação, investindo em toda a capacidade criativa do pessoal envolvido no quadro da sua empresa. A gestão empresarial moderna não se limita, pois o mercado tem ciclos de mudanças cada vez mais rápidos e é preciso ter criatividade elevada dentro da cultura organizacional para não ficar para trás.

Ferramentas essenciais para gerenciar bem a empresa

Canvas

Esse é um modelo de gestão de processos que busca criar valor para os clientes por meio do planejamento estratégico e esboço de novos modelos de negócios. Com a coleta de dados é montado um quadro que ajuda a responder questões sobre custos de produção, diferencial competitivo e estratégias de mercado. O mapa visual contém nove blocos:

  • canais: por onde os clientes acessam os produtos e serviços;
  • propostas de valor: o que a empresa oferece ao mercado que realmente tenha valor aos consumidores;
  • segmento de clientes: qual público-alvo será o foco do seu negócio;
  • relacionamento com clientes: modo com que a sua empresa vai se relacionar com os consumidores;
  • atividade-chave: quais são as principais atividades que geram valor ao negócio;
  • parcerias principais: atividades-chave executadas por parceiros e recursos obtidos externamente;
  • recursos principais: abrange todos os recursos necessários para a realização das atividades-chave;
  • estrutura de custos: se refere aos custos necessários para o funcionamento da organização;
  • fontes de receita: são os modos de adquirir receita mediante a propostas de valor.

SWOT

Ao usar a análise SWOT, é possível fornecer um ponto de vista para pensar sobre os pontos de fatores ambientais para a análise no planejamento da estratégia de gestão empresarial. Isso engloba descobrir oportunidades de mercado e desafios de negócios para a empresa.

Na análise SWOT, cada quadrante dividido pela matriz representa:

  • força: características internas que contribuem para o alcance de metas;
  • pontos fracos: qualidades internas que impedem atingir alvos;
  • oportunidade: a ameaça de nova entrada;
  • ameaças: qualidades externas que impedem atingir alvos.

OKR

Essa metodologia estabelece um conjunto de metas que se relacionam ente si para serem alcançadas. Isso significa obter oportunidade de resultados-chave. Os OKRs são frequentemente medidos e reavaliados. Isso permite o aumento da produtividade e orienta o time de profissionais da empresa para uma otimização constante.

GPD

O GPD se refere ao gerenciamento pelas diretrizes, ele é voltado inicialmente para coordenadores, analistas e gerentes. O foco é na inovação e disciplina dentro do negócio, desenvolvendo o planejamento de gestão empresarial com flexibilidade para mudanças que possam ocorrer e o objetivo é atingir total qualidade em todos os aspectos da empresa.

Sua empresa é eficaz?

Para obter essa resposta é necessário fazer uma avaliação preliminar de como a gestão empresarial do seu negócio está sendo feita de fato. Um método interessante para obter os dados necessários para a análise é verificar como está o nível de funcionamento de todas as atividades operacionais, táticas e estratégicas para assim obter respostas da eficácia geral.

Um exemplo disso é listar as atividades e avaliar de acordo com parâmetros como: funciona bem, precisa melhorar, não foi implantado. Dentro dessa listagem podemos ter:

Dessa forma, você obtém um panorama de níveis de eficácia de todos os pontos cruciais do funcionamento da sua empresa. Como todos os empreendimentos existem para atender as demandas dos clientes, quanto maior for a qualidade dos processos mais eficaz será a gestão empresarial. Isso também vale para a identificação de pontos que precisam melhorar.

Como automatizar os processos pode ajudar sua empresa a se destacar?

A automação empresarial se dá pela adoção de softwares e implantação de equipamentos que proporcionem a substituição de rotinas manuais por procedimentos automatizados. Isso pode trazer uma elevação significativa na qualidade das entregas e no destaque no mercado. Podemos enfatizar as seguintes vantagens abaixo.

Melhoria da produtividade

Ao fazer a automação para substituir o trabalho de escritório que só poderia ser feito por mão de obra humana, o profissional responsável pode poupar tempo em outras tarefas, de modo que a produtividade melhore. Além disso, se torna mais viável a promoção de novos negócios.

Especialmente para as empresas que sofrem com a escassez de recursos humanos, a melhoria da produtividade é um grande problema. Ao introduzir ferramentas de gestão automatizadas, haverá uma grande contribuição para a melhoria da gestão empresarial.

Prevenção de erros humanos

Erros podem ocorrer de forma não intencional no trabalho feito por seres humanos. O tempo que a mão de obra humana pode sustentar na sua capacidade de concentração é limitado, especialmente no caso de tarefas repetitivas. Isso torna difícil notar até mesmo erros que estejam ocorrendo.

Além disso, trabalhos que correspondem a apenas alguns dias em um mês, mas que não permitem erros e tem grande volume de trabalho, é um fardo pesado para o profissional responsável, ou pode acarretar em um grande prejuízo para o negócio. Porém, como a automação de processos reproduz com precisão o trabalho registrado, evita erros humanos.

Redução de custos

A redução de custos dentro de uma empresa é uma das metas primordiais, produzindo o máximo com o mínimo de recursos possíveis. Se, por exemplo, uma tarefa manual leva 10 minutos para ser concluída, com o uso de processos automatizados ela pode levar menos da metade do tempo.

Além do mais, um processo otimizado tecnologicamente pode funcionar a qualquer momento, independentemente da hora ou do dia da semana, dependendo da configuração, você também pode executar o trabalho na data e hora fixas. Em outras palavras, é possível reduzir o número de horas-homem de trabalho por dia, reduzir a quantidade de horas extras, eliminar a atividade laboral no período de férias e, consequentemente, reduzir o custo do trabalho.

Vantagem competitiva

Para se destacar em um mercado de competição acirrada é preciso adotar as melhores soluções disponíveis para agilizar todo o fluxo de trabalho da empresa. Nesse aspecto, a automação de processos oferece uma vantagem competitiva importante dentro do mercado.

Dessa forma, há uma maior sintonia com os requisitos dos clientes e as possibilidades de aprimoramento. Isso auxilia na continuidade dos negócios de maneira sólida, tornando a gestão empresarial mais forte e precisa diante das turbulências externas na economia e outras ameaças externas.

Assim, fica evidente que para se manter na rota do crescimento e se destacar no mercado é preciso aplicar uma gestão empresarial atual e efetiva de acordo com as melhores práticas. Não deixe nenhum aspecto do seu negócio passar despercebido, tenha em mente todas as suas metas e desafios para obter um dimensionamento correto de tudo o que pode ser otimizado.

E então, gostou? Agora que você sabe como se destacar no mercado com uma gestão empresarial efetiva, saiba qual a importância da gestão de documentos para os negócios.

Gestão empresarial: guia essencial para quem quer se destacar
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