multicloud multicloud

5 razões para utilizar uma estratégia multicloud

6 minutos para ler

Armazenar arquivos na nuvem já faz parte do dia a dia dos usuários da internet. Além de mais espaço, o processo de armazenagem é prático e rápido, unindo algumas das características preferidas dos amantes de tecnologia. Sem falar na considerável capacidade à disposição, a qualquer hora, desde que haja internet.

Quando esse papel é desempenhado pelas empresas, a necessidade é ainda maior. Independentemente do porte, são dezenas de documentos e arquivos que precisam ser guardados e mantidos em segurança, dada sua natureza. Por isso, optar pela estratégia multicloud se revela como uma opção acertada. Você sabe como ela funciona? Conheça mais sobre ela abaixo.

O que é multicloud?

Em tradução literal, o termo se refere a nuvens múltiplas, ou seja, diversos espaços para armazenamento, derivados de provedores de hospedagem. Esses provedores podem ser públicos ou privados e, através deles, seus contratantes conseguem reduzir custos e otimizar o que é gasto.

A companhia de pesquisa e consultoria americana Gartner, que cria e desenvolve tecnologias e está presente em mais de 100 países, constatou que, aproximadamente, 70% das empresas de todo o mundo aderiram ou estão aderindo a essa estratégia. Isso mais que atesta os benefícios, certo?

Como a estratégia funciona?

Estando na era da tecnologia, as empresas e segmentos que desejam continuar e ser relevantes no mercado precisam se reinventar. Nesse processo, as múltiplas nuvens podem representar um ponto-chave para o objetivo de oferecer diferentes experiências ao cliente.

Para entender como ela funciona, é preciso explicar sua natureza: a multicloud pode ser formada por nuvens públicas, privadas ou híbridas. A primeira compreende o que é disponibilizado pela internet pública, a segunda, o que é oferecido por uma rede interna e, por fim, a híbrida combina os dois tipos.

Por meio disso, a empresa consegue manter e mover arquivos de uma nuvem para outra, de forma segura, garantindo a proteção da transação. É evidente que essa segurança depende do fornecedor, mas, de modo geral, esse é um de seus principais benefícios. Quer conhecer mais alguns?

Por que aderir a multicloud?

Se a sua empresa é uma agência de comunicação, por exemplo, e precisa de muito espaço para arquivar os materiais de criação, como peças artísticas, vídeos, fotos e arquivos de áudio, assim como dinamismo para compartilhar os mesmos materiais com seus clientes, que estratégia seria mais efetiva? A multicloud consegue unir tecnologia, agilidade e praticidade. Conheça as vantagens abaixo!

1. Mais autonomia

Contratando mais de um serviço de nuvem, a empresa tem mais autonomia e opções de recursos e serviços. Essa combinação deixa a equipe de TI mais confortável para fazer esse gerenciamento e melhorar o desempenho das pastas.

2 . Mais segurança e flexibilidade

Com a ascensão da tecnologia, centenas de companhias oferecem o serviço de nuvem, principalmente, as privadas. Isso garante mais flexibilidade à empresa, enquanto cliente, permite avaliar diversas opções e combinar as melhores para garantir o serviço ideal. Isso também impacta na performance e, consequentemente, nos resultados que se esperam.

A combinação dos provedores garante um funcionamento impecável da nuvem. Essa estratégia permite não apenas a proteção dos dados, evitando que se percam, mas blindando-os contra eventuais falhas de aplicações.

3. Gestão de informações

A multicloud disponibiliza ferramentas que possibilitam a organização de processos mais complexos de administração do sistema, como a configuração de aplicativos, matriz de armazenamento e servidor web.

4. Estímulo à transformação digital

As nuvens múltiplas ajudam a impulsionar a transformação digital por simplificar os processos de negócios. A infraestrutura se torna mais flexível e fica aberta para modificações sazonais, respeitando a necessidade e realidade de cada empresa.

5. Redução de custos

Ao pensar no conceito do multicloud, talvez você pense que os gastos da empresa vão aumentar. Afinal, é um recurso de tecnologia que está em alta e cada nuvem pertence a um fornecedor diferente. Apesar de esses dois pontos estarem corretos, isso não significa que a empresa onde você trabalha (ou a sua) precise gastar além do necessário. Aliás, um dos benefícios da multicloud é a oportunidade de reduzir os custos.

Com as diversas opções disponíveis, você pode escolher um fornecedor para cada projeto, o que permitirá mais vantagens nas funcionalidades e uma melhor organização da verba envolvida. No processo de pesquisa para avaliar qual empresa oferece o melhor serviço, é possível não só entender o mercado, mas acompanhar as variações de preço e, assim, fechar negócio com a que melhor conversa com a sua necessidade.

Quais são os primeiros passos para aderir?

A primeira fase consiste em alinhar junto a equipe de Tecnologia da Informação quais serviços a empresa já usa ou pretende usar na nuvem. Na posse dessas informações, o próximo passo é buscar fornecedores que possam atender a essa demanda.

Se sua companhia precisa de uma nuvem específica para gestão de documentos, por exemplo, o Portal de Assinaturas pode ajudar, como garante um processo mais rápido e seguro, facilitando a transição. A alternativa viável é a possibilidade de criar assinaturas digitais e eletrônicas. A ideia possibilita ainda mais agilidade na hora de fechar novas parcerias, já que é tudo feito online.

É importante ressaltar que, antes e durante a implementação, o time de TI deve não apenas participar, mas receber treinamentos sobre a mudança e saber por que ela é importante para o momento da empresa — os gestores também precisam se engajar e apoiar o movimento.

Por meio desse desenvolvimento, o processo de tomada de decisão será bem mais fácil, principalmente na hora de decidir quais serão as funcionalidades de cada nuvem contratada. Além disso, a própria equipe precisa se sentir segura para atuar em conjunto com o fornecedor da nova tecnologia. Esse trabalho em equipe é fundamental para a estratégia dar certo e ser bem aproveitada pelos dois lados.

E então, o que você acha de aderir à estratégia multicloud? É a possibilidade de otimizar sua rotina, reduzir gastos, investir em tecnologia e garantir mais segurança e agilidade no armazenamento dos seus documentos. A novidade pode proporcionar inúmeros avanços para sua empresa, que vai estar cada vez mais inserida na Era Digital.

Falando em gestão de documentos e multicloud, o que acha de saber mais sobre como gerenciar contratos digitais? É só baixar nosso e-book e aproveitar o conteúdo!

5 razões para utilizar uma estratégia multicloud
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta