ERP para pequenas empresas ERP para pequenas empresas

Entenda como um ERP pode auxiliar a rotina de pequenas empresas

6 minutos para ler

O ERP — Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais — é uma solução que está sendo introduzida no mundo todo, fornecendo gerenciamento de informações como autorização de vendas, agilizando a estratégia de gerenciamento e melhorando a eficiência operacional, ou seja, ele é de extrema importância para uma gestão integral.

Sendo assim, um ERP para pequenas empresas se mostra de extrema importância para facilitar as tarefas diárias como controle do fluxo de caixa, emissão de nota fiscal, gerenciamento de estoque, entre outros. O ERP é uma opção simples e de fácil implementação por reunir todos os dados e informações em um único lugar.

Nesse contexto, veja, neste artigo, como um ERP para pequenas empresas pode auxiliar na otimização das rotinas. Boa leitura!

CRM

O CRM — Customer Relationship Management — refere-se a uma ferramenta de gestão para criar e gerenciar relacionamentos com os clientes. Antes do advento da Internet, era comum gerenciar informações básicas, como nome e idade do cliente, usando editores de texto e, até mesmo, blocos de notas em papel. Isso tornava a busca por informações e capacidade de análise individual dos consumidores inviável.

Os melhores sistemas de CRM têm a capacidade de não apenas conduzir as atividades da empresa, mas também analisá-las e relatá-las. Essa é uma ótima maneira de verificar a eficácia das atividades de vendas ou campanhas de marketing. Como resultado, a oportunidade de tomar decisões importantes para a empresa, como remunerar a equipe ou resolver problemas se torna muito mais dinâmica.

Dentre as metodologias de gestão, o CRM permite gerenciar informações mais detalhadas, como histórico de compras do cliente, orientação, frequência de compra, entre outros. Isso possibilita aumentar o engajamento dos clientes por meio de um atendimento dinâmico e personalizado. Esses deshboards gerenciais gerados se tornam indispensáveis para o crescimento de pequenas empresas de modo efetivo.

Gerenciador de Notas fiscais eletrônicas

Dentre as soluções de ERP paras pequenas empresas, o gerenciador de Notas fiscais eletrônicas é fundamental para o impulsionamento do empreendedorismo brasileiro, pois auxilia a maximizar a capacidade de emissão de notas fiscais gratuita. Sem isso, os gargalos gerados pela burocracia e ausência de uma solução viável se tornam cada vez maiores.

Não importa a forma que a empresa recebe uma fatura do fornecedor como papel, PDF ou editor de texto. O sistema vai processar qualquer tipo de documento para uma tal forma que toda a informação recebida seja inserida na contabilidade a empresa.

Graças à automação desse processo, o tempo associado à circulação de uma nota fiscal é reduzido ao mínimo necessário. Assim, há a diminuição dos custos associados ao processamento de documentos e economia relacionada ao uso de recursos de impressão, cópias, equipamentos, papel e tempo dos colaboradores.

TOTVS

A falta de uma visão sistêmica de toda a empresa pode acarretar inconsistências e desempenho abaixo do esperado. A saúde dos negócios depende de uma comunicação efetiva. Por exemplo, o setor de vendas depende das informações do estoque, assim como da capacidade de produção. Sem a vinculação entre os departamentos, a continuidade dos negócios fica comprometida.

Dentro da proposta de automatização, o software Protheus TOTVS detém flexibilidade e amplitude para integração de dados empresariais. Isso engloba os setores administrativos e produtivos. O seu propósito é ser versátil, adaptável, simples de implantar e utilizar. Uma das suas maiores vantagens é a possibilidade de personalização de acordo com as dimensões de negócio.

Clientes e colaboradores podem interagir de maneira clara e objetiva por meio do programa. Sem contar que é possível editar as ferramentas e informações fundamentais para cada usuário, permitindo que cada um tenha acesso ao que realmente é relevante — tudo isso proporciona a obtenção de melhores resultados no fluxo de trabalho.

SAP Business One

A falta de um ERP para pequenas empresas pode ocasionar desperdício de tempo procurando informações em muitos aplicativos distribuídos diferentes. Isso dificulta o alcance de melhores resultados, pois não há análise de negócios visíveis. Além do mais, inserir os mesmos dados repetidamente aumenta a incidência de erros.

O SAP Business One é um software de gestão empresarial acessível e fácil de usar, criado para pequenas e médias empresas. Essa solução permite o gerenciamento dos principais processos de negócios, como vendas, finanças, transferências bancárias, compras, produção, estoque e relacionamento com o cliente, usando uma única ferramenta flexível.

Ele é padronizado para tributação e práticas de negócios, ao mesmo tempo em que cobre as principais funções empresariais em atividades corporativas. Essa é uma solução comercial que pode ser introduzida em um curto período de tempo a baixo custo. Com essa solução simples e poderosa, as PMEs podem perceber como a tecnologia facilita a rotina.

Portal de Assinaturas

O Portal de Assinaturas é uma das soluções tecnológicas que mais tem se destacado ao longo dos anos para pequenas empresas. Isso porque um dos entraves mais comuns são as tarefas relacionadas a todo o gerenciamento de documentação e suas respectivas assinaturas. No modo tradicional, todo esse processo é lento e cansativo, pois demanda um esforço constante para atividades como busca, revisão e envio de arquivos em papel.

Ao se adotar o Portal de Assinaturas há uma mudança significativa das rotinas diárias, já que os arquivos são armazenados eletronicamente. O mecanismo de pesquisa dos documentos necessários funciona de maneira muito eficiente e precisa. Ao inserir palavras-chave, datas, títulos ou outras diretrizes, é possível encontrar o documento que se está procurando em alguns instantes

Além do mais, por meio do Portal de Assinaturas os documentos não precisam ser registrados em cartório mediante reconhecimento de firma. As assinaturas podem ser feitas digitalmente tendo o mesmo valor jurídico de acordo com a MP 2.200-2, que estabelece o uso do certificado digital, assegurando o princípio da confidencialidade, autenticidade, integridade e não repúdio.

Assim, diversos modelos de ERP para pequenas empresas podem ser adotados de acordo com as necessidades corporativas. Soluções inovadoras auxiliam na capacidade de expansão e competitividade, simplificando as rotinas do dia a dia e possibilitando um foco maior na gestão estratégica empresarial.

Agora que você entende como um ERP pode auxiliar na rotina de pequenas empresas, confira 8 ferramentas de gestão essenciais para uma pequena empresa. Até a próxima!

Entenda como um ERP pode auxiliar a rotina de pequenas empresas
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta