Entrega eletrônica de projeto técnico com o Portal de Assinaturas: conheça!

6 minutos para ler

Uma nova portaria do Corpo de Bombeiros pode ser responsável por agilizar os procedimentos realizados para solicitação de análise em edificações, autorizando a entrega eletrônica de projetos. É importante destacar que essa é uma das etapas mais importantes na regularização de um imóvel, antecedendo a vistoria técnica, necessária para o AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros).

O Portal Via Fácil Bombeiros pode ser considerado uma inovação, transformando atividades extremamente burocráticas em ações simples e facilmente realizadas. O ganho de tempo com essas ações e a agilidade no processo serão as principais vantagens.

Existem, ainda, outras atividades que podem tornar esse processo mais eficiente, como é o caso das assinaturas eletrônicas. Essa prática evitará que o projeto tenha de passar por cartórios para o reconhecimento de firma e para a autenticação manual. Fantástico, não é mesmo?

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça a entrega eletrônica de projeto técnico com o Portal de Assinaturas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como realizar a entrega dos documentos por meio da plataforma dos bombeiros?

Desde o ano de 2013, o Corpo de Bombeiros conta com um portal online, chamado de Via Fácil Bombeiros. Por meio desse portal pode-se realizar a solicitação de regularização de uma construção, conseguir imprimir relatórios de vistoria e inspeção, dentre outras atividades.

Para solicitar a análise de um projeto, por exemplo, o engenheiro responsável técnico deve entregar toda a documentação necessária por meios físicos ou digitais. A entrega por meios digitais se dá por meio de um upload do arquivo na página do Via Fácil Bombeiros.

Contudo, o envio do projeto deve se sujeitar a algumas condições, como:

  • edificação ou área de risco não pode apresentar área total acima de 5.000 metros quadrados;
  • edificação ou área de risco não pode possuir sistema de controle de fumaça, sistema de espuma ou sistema de resfriamento;
  • deve observar análise de edificação ou área de risco nova ou em substituição de projeto técnico.

Além disso, o projeto técnico a ser enviado para análise do Corpo de Bombeiros deve incluir todas as documentações exigidas pelo documento impresso, como a assinatura do responsável técnico ou proprietário em arquivos digitalizados, ou uma assinatura digital.

Como a assinatura digital pode simplificar o processo?

A assinatura digital nada mais é do que uma assinatura equivalente àquela de próprio punho, mas que foi realizada no mundo digital. Assim, qualquer pessoa pode assinar qualquer documento, em qualquer lugar do mundo.

Esse tipo de recurso é capaz de eliminar atividades burocráticas, como a obtenção de autenticações e reconhecimento de firmas em cartórios, agilizando o todo o processo. No caso de entrega eletrônica de projetos, a assinatura poderá ser realizada digitalmente, evitando que o profissional tenha que visitar inúmeros estabelecimentos para concluir essa etapa.

A assinatura digital é um recurso que deve ser visto com bons olhos pelo campo da engenharia, principalmente quando levamos em consideração que os projetos nem sempre se localizam na mesma região. Então, não será mais preciso se deslocar até uma cidade ou um estado vizinho somente para assinar documentos. Tudo pode ser feito pela palma de sua mão.

A assinatura digital é dotada de validade e segurança jurídica, apresentando maior confiabilidade que as assinaturas físicas. Como destacamos anteriormente, esse tipo de assinatura já é aceita pelo Via Fácil Bombeiros, do Corpo de Bombeiros, e tantos outros órgãos.

Como o Portal de Assinaturas pode otimizar a rotina de engenheiros?

O Portal de Assinaturas é uma solução completa para quem deseja entrar no mundo da assinatura digital. Esse recurso permite a realização de assinaturas e a guarda de documentos eletrônicos digitalmente, facilitando a gestão de um negócio, independentemente do seu tamanho.

É válido dizer que o Portal de Assinaturas pode ser utilizado para facilitar e automatizar as assinaturas em todas as etapas do documento, acompanhando a evolução das atividades e utilizando um sistema de notificações para avisar os responsáveis sobre a necessidade de assinatura de determinado documento.

No âmbito da engenharia, o Portal de Assinaturas pode representar uma vantagem considerável. É comum vermos engenheiros viajando constantemente, para avaliar seus empreendimentos e, em muitos casos, somente para assinar documentos.

Entretanto, essa prática está sendo deixada de lado. Muitos profissionais já estão se tornando mais produtivos, evitando perder tempo com esse tipo de atividades. Assim, eles conseguiram integrar todo o processo de assinatura de documentos em meios digitais, realizando assinaturas digitais em todos os documentos.

Viagens, idas a cartórios e toda a burocracia conhecida desse tipo de atividade não fazem mais parte da rotina desses profissionais. Agora, o foco deles é exclusivo de atividades mais importantes.

Outro ponto que merece atenção se dá em relação a um documento que exige a assinatura de diversas pessoas. O método tradicional exigia-se que o documento fosse enviado a todos os interessados para que eles os assinassem, um de cada vez. A finalização desse processo pode levar meses.

Com o Portal de Assinaturas, o processo de assinatura pode ser realizado em poucas horas. Os documentos serão enviados para as partes interessadas, que receberão uma notificação avisando que há um documento pendente a assinar.

Ao verificar a notificação, as pessoas poderão ler o documento e assiná-lo. Imediatamente depois, o documento poderá ser enviado para o próximo interessado, evitando deixar o documento nos correios e esperar que ele chegue ao destinatário.

A segurança desse processo também é um ponto que merece destaque. Caso o documento sofra alguma alteração, os usuários terão plena ciência e o documento será invalidado. Em contrapartida, um documento enviado pelos Correios pode ser extraviado, fazendo com que o processo tenha de ser realizado novamente e, colocando as informações da empresa em risco. Pense nisso.

Por fim, podemos dizer que o Portal de Assinaturas será um grande aliado dos profissionais que desejam realizar a entrega eletrônica de projetos. Todo o processo poderá ser simplificado, garantindo maior segurança às informações e aumentando a produtividade e a eficiência dos envolvidos. Vale a pena conhecer um pouco mais, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações que destacamos sobre a entrega eletrônica de projetos? Ficou interessado? Então, veja como um Portal de Assinaturas pode otimizar a rotina de engenheiros. Não perca essa oportunidade.

Entrega eletrônica de projeto técnico com o Portal de Assinaturas: conheça!
5 (100%) 2 Votoss
Posts relacionados

Deixe uma resposta