Dicas de Gestão

6 formas de melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa

departamento jurídico de uma empresa
0

O departamento jurídico de uma empresa é um dos setores mais importantes para o bom andamento da organização. Os desafios encontrados pelos profissionais são imensos, principalmente quando se leva em consideração a necessidade de outros órgãos dentro da própria empresa.

É importante destacar que o departamento jurídico precisa se relacionar com diversas áreas, desde compras até marketing e finanças. Infelizmente, em muitas empresas, esse departamento fica isolado dos demais setores, o que pode ser um erro crucial.

Outro ponto que merece a devida atenção é que o setor jurídico não deve ser visto como uma área reativa, sendo acionado apenas quando houver questões judiciais e outros processos. O ideal é enxergá-lo como uma área proativa, capaz de ajudar a empresa a se organizar e manter a conformidade em seus negócios.

A competitividade do mercado é responsável por fazer com que os advogados tenham um pensamento mais abrangente, conseguindo apoiar os principais empreendimentos da companhia e cuidar de outras questões, alheias à área jurídica.

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e veja 6 formas de melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa.

1. Defina a área jurídica como parceira das áreas de negócio

O departamento jurídico de uma empresa deve ser visto como um grande parceiro das demais áreas de negócio de sua companhia. Em outras palavras, ele deve sempre estar disponível e fazer parte das principais reuniões de outros departamentos, como Recursos Humanos (RH), marketing, compras, dentre outros.

Dessa forma, o departamento jurídico deve ser capaz de entender as principais necessidades de outros departamentos, identificando como suas atividades podem contribuir para o alcance dos objetivos do negócio.

Essa troca de experiências deve ser vista como uma oportunidade única de integrar as diversas áreas da companhia, aumentando o conhecimento dos profissionais sobre os assuntos mais importantes, se tornando extremamente produtivo para o negócio. Pense nisso!

2. Certifique que o departamento jurídico está sempre bem informado

A única maneira de garantir que o departamento jurídico esteja sempre por dentro das principais estratégias da empresa, é fundamental que ele esteja sempre bem informado. Assim, os advogados terão informações importantes sobre as tomadas de decisão da empresa.

É válido dizer que a aproximação com as demais áreas será essencial para que o departamento jurídico esteja munido com esclarecimentos importantes. Dados como o resultado do negócio, as diretrizes definidas pela diretoria e ter ciência das principais ameaças e oportunidades será de grande valia para que os profissionais saibam o que precisa ser feito para alcançar os objetivos que foram previamente definidos.

Assim, será mais fácil entender como o departamento jurídico pode ajudar a empresa como um todo.

3. Saiba tudo que acontece fora do ambiente empresarial

Para que o departamento jurídico consiga melhorar sua performance é preciso que ele esteja por dentro de tudo aquilo que acontece fora do ambiente empresarial. Algumas movimentações do mercado, como decisões governamentais ou acidentes da natureza, podem impactar, direta ou indiretamente, nos negócios de sua empresa.

Uma ideia interessante é fazer um benchmarking com departamentos jurídicos de outras empresas. Dessa forma, será mais fácil identificar as principais ameaças, tendo tempo hábil para mitigá-las. Também será possível tomar conhecimento de boas oportunidades, tomando as ações necessárias para que elas sejam maximizadas.

Os profissionais também necessitarão estar sempre bem informados sobre os eventos que podem afetar no setor. Para isso, pode ser válido participar de alguns eventos, como palestras e workshops, que sejam relevantes para o segmento de sua empresa.

Com o passar do tempo, os profissionais saberão como o mercado se movimenta, identificando padrões e outras particularidades, melhorando o desempenho de suas atividades e, consequentemente, o resultado do negócio.

4. Invista em planejamento estratégico

Utilizar indicadores de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator) também pode ser interessante para melhorar o desempenho do departamento jurídico da empresa, bem como de outros departamentos.

Antes de mais nada, é preciso definir o que e como será mensurado. Além disso, é necessário decidir o prazo para o colhimento desses dados e escolher um profissional que seja capaz de liderar a equipe dentro das principais necessidades elencadas.

Reuniões periódicas sobre o planejamento estratégico para acompanhar os resultados obtidos pela empresa, verificando se o que foi planejado foi executado será essencial para melhorar o desempenho e os resultados do departamento jurídico e das demais áreas da companhia.

Essas reuniões deverão ser utilizadas como uma maneira de integrar a equipe, verificando se todos os integrantes estão cumprindo com suas atividades e, ainda, se a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos. Certamente, valerá a pena.

5. Compartilhe conhecimento

Outra forma interessante para melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa se dá pelo compartilhamento do conhecimento. Não podemos deixar de mencionar que o departamento jurídico tem como uma de suas principais competências o perfil analítico, capaz de identificar quais são as áreas e os assuntos mais complexos em um negócio.

Em outras palavras, o departamento jurídico consegue identificar os principais riscos atrelados a um negócio, aquelas situações que possam gerar mais problemas para sua empresa. Com esses dados em mãos, é possível desenvolver ações para reduzir as adversidades e conduzir a empresa para a conquista de seus objetivos.

6. Use recursos tecnológicos

Por fim, mas não menos importante, o departamento jurídico de uma empresa deve utilizar recursos tecnológicos para melhorar sua performance. Existem formas de melhorar a execução de algumas atividades, eliminando tarefas burocráticas.

O uso do recurso da assinatura digital, por exemplo, é uma excelente alternativa. Tarefas como enviar um contrato para diversos locais, no qual os responsáveis se encontram, e perder horas em cartório estão sendo deixadas de lado. Esse recurso já é conhecido por proporcionar agilidade e mobilidade corporativa.

A assinatura digital permite que contratos e demais documentos sejam assinados em qualquer lugar do mundo, pela palma de sua mão. Por meio de tablets, smartphones e computadores os interessados receberão os documentos e os assinarão, em questão de minutos.

O processo será drasticamente reduzido, ou seja, contratos que demoram dias (às vezes meses) para serem assinados, poderão ser solucionados em questão de poucos dias. Além disso, um documento assinado digitalmente apresenta a mesma validade jurídica que um documento físico de cartório, contando, ainda, com maior segurança jurídica.

Essa é uma maneira interessante de melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa. Investir nessas práticas será de grande valia para que a empresa alcance melhores resultados e atinja as metas e os objetivos propostos. Não perca a oportunidade de realizar essas alterações e aumentar a produtividade do departamento jurídico e de demais áreas.

E aí, gostou das formas que listamos para melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa? Então, conheça as maneiras que o Portal de Assinaturas para advogados favorece suas rotinas. Não deixe para depois!

6 formas de melhorar a performance do departamento jurídico de uma empresa
5 (100%) 1 Votos
Você pode gostar
otimização de processos
Otimização de processos: como reduzir a burocracia na empresa?
Em tempos de crise, é cada vez mais importante que as empresas inovem. Use a Gestão da Inovação para redescobrir canais de crescimento em sua empresa!
Como pequenas e médias empresas podem aumentar a competitividade através da gestão da inovação?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This