Dicas de Gestão

Dados empresariais: por que eles são essenciais hoje em dia?

Dados Empresariais - Por que eles são essenciais hoje em dia?
0

No passado, um administrador precisava de poucas informações para tomar decisões. As questões se resumiam ao fluxo de caixa ou do estoque e ao volume de vendas. Hoje, a quantidade de informações necessárias é muito maior e constitui os dados empresariais.

Assim como a sociedade e o mercado foram mudando, as empresas também tiveram que evoluir para se adaptar. Essa é uma mudança que afeta não só a qualidade da gestão como a sobrevivência do negócio.

No novo cenário, o conhecimento não pode se resumir ao seu próprio negócio. É preciso conhecer o mercado na totalidade, da satisfação e desejos do cliente ao desempenho e potencial da concorrência.

Vamos abordar aqui como os dados empresariais podem contribuir com a qualidade da gestão e alguns dos benefícios que eles trazem para a saúde e o crescimento do seu empreendimento. Confira!

Dados empresariais: o que são

Atualmente, pode-se conceituar dados empresariais como toda e qualquer informação que pode ser usada pela empresa para reagir ou prever as situações. Esse saber mais amplo e profundo constitui a chamada inteligência empresarial.

As informações podem ser obtidas de forma direta ou a partir do tratamento de dados brutos. Por exemplo, mensurar quantos clientes tiveram contato com seu produto e os que efetivaram a compra em um período de tempo fornece dados brutos.

Com tais dados, pode-se obter um indicador que mostra a taxa de conversão de contatos com o produto em vendas. Esses indicadores facilitam a visualização do desempenho da empresa.

Os dados gerados interna e externamente devem ser analisados tanto divididos por setores como de modo integrado. Essas diferentes análises fornecem painéis organizados de informações (dashboard) que as apresentam de forma mais concisa.

Todo processo que produz os dashboards demanda estratégia, softwares específicos, capacitação dos funcionários e gastos. Será que vale a pena?

As vantagens de analisar os dados empresariais

Sem dúvida, trabalhar com os dados empresariais está se consolidando como uma ferramenta indispensável. O uso dessas análises permite ao empresário ganhar vantagens competitivas em um mercado cada vez mais disputado.

Uma das vantagens da análise de dados empresariais é a construção da inteligência empresarial. Tal como a inteligência do indivíduo, ela se baseia na capacidade de aprender e aplicar o aprendizado. Desse modo, os administradores dispõem de uma base segura para a correção de estratégias ou planejamento de ações futuras.

Em geral, os dados internos permitem aos gestores dos diversos setores da empresa avaliar a produtividade de suas equipes ou o consumo de determinados insumos. Já os dados externos captam as reações e tendências do mercado consumidor e dos concorrentes, o que aprofunda o conhecimento do nicho de atuação da empresa.

Uma visão mais aplicada dessa ferramenta permite listar algumas vantagens que exploraremos a seguir.

Redução de custos

Partindo da análise dos dados internos, é possível determinar em quais processos estão ocorrendo desperdícios, por exemplo. Essa informação ajuda na revisão dos processos produtivos ou dos fluxos de trabalho, o que reduzirá os custos finais.

Contudo, para o bom aproveitamento desses dados, é fundamental o engajamento de todos os colaboradores. As mudanças na cultura da empresa costumam depender de um marketing interno que promova essa adesão. Em muitos empreendimentos, os administradores acreditam que a informação deve ficar restrita apenas ao pequeno grupo que gerencia. Não se pode esquecer que os resultados da empresa são de responsabilidade de todos.

Para criar essa consciência, os funcionários devem ser informados de forma clara sobre as atribuições, metas e expectativas que lhes cabem, e também partilhar suas informações, gerando dados que acabam por realimentar a inteligência empresarial.

Melhores insights sobre a gestão

Podemos definir o insight como aquela ideia que se torna a solução simples para um problema complexo. Muitas vezes, basta mudar o ponto de vista pelo qual a situação é analisada para solucioná-la.

A visão proporcionada pelo fluxo de informações acima mencionado permite que qualquer um na empresa tenha insights que melhorem a gestão. Isto é, mesmo um colaborador abaixo do nível gerencial pode encontrar uma solução eficaz.

Flexibilizando a estrutura da empresa com o compartilhamento e organização das informações, todos podem colaborar de modo mais efetivo com a gestão.

Antecipação das tendências de mercado

Com tanta tecnologia que nos cerca, o consumidor mudou muito. Ele está mais bem informado sobre as opções de produtos, mais exigente e tem condição de fazer negócios à distância. Sua concorrência não se restringe à sua cidade, ela está em todo o mundo e ao alcance de uma clicada.

O cliente escolherá o seu produto se você atender exatamente aos desejos dele. Algumas empresas optam pela customização, pelo produto feito de acordo com cada cliente. Ou, ao menos, oferecem uma gama maior de características a serem escolhidas por grupos de consumidores.

Essa estratégia de sucesso exige que a empresa conheça muito bem o consumidor. A análise de dados empresariais permite fazer esse mapeamento dos gostos e exigências dos clientes. Com essa informação, é possível até mesmo se antecipar às demandas desse público.

Como atualmente o acesso à informação é muito maior, tornou-se mais fácil saber qual é o diferencial que os seus concorrentes oferecem. Manter-se atualizado com relação a isso e usar esse saber a seu favor rende vantagens na disputa pelo mercado.

Diagnóstico da sua empresa

Assim como no passado, a integração desses dados e uma visão clara das informações que eles contêm dão o diagnóstico de como está a saúde da sua empresa. Não somente quanto a um balanço positivo, mas também pontual.

Uma análise eficiente dos dados empresariais permite acompanhar mais que o desempenho de cada departamento. É possível determinar as causas do baixo rendimento de um setor, qual é a rotatividade de colaboradores e os motivos para faltas.

Também gera indicadores relativos às adaptações ao mercado ou a novas estratégias. Eles podem informar quase em tempo real qual é o retorno dessas ações para a empresa ou se alguma escolha precisa de correções.

Trabalhando em conjunto os dados obtidos interna e externamente, o administrador pode rever condições de trabalho, melhorar a produtividade e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.

Quanto à pergunta: será que vale a pena? A resposta parece bem clara. Estamos vivendo uma revolução nos meios de administrar, produzir e vender. A adesão à análise de dados empresariais significa mais que um diferencial, ela tornou-se uma ferramenta fundamental para qualquer empreendimento.

Se você quiser saber mais sobre práticas de gestão empresarial, leia também este artigo e fique por dentro do assunto.

Você pode gostar
Conheça 6 ideias de como reduzir custos utilizando a tecnologia, Gestão de Equipe e parcerias.
6 ideias de como reduzir custos na sua empresa
4 práticas para um controle de contratos eficiente na sua empresa

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This