Dicas de Gestão

Contabilidade empresarial: qual é a importância para você?

A contabilidade destaca-se como um importante instrumento que auxilia na administração e na tomada de decisões.
0

Para tornar as atividades organizacionais mais eficientes e confiáveis, reduzir os custos, otimizar despesas e ter maior fundamento para direcionar os investimentos da empresa de modo correto, faz-se necessário contar com um bom planejamento estratégico e tributário nos setores.

Em virtude disso, a contabilidade destaca-se como um importante instrumento que auxilia na administração e na tomada de decisões. Por meio dela, a empresa conhece seus ativos, suas despesas, suas receitas, seus custos, sua rentabilidade e seus lucros, podendo, assim, realizar um bom planejamento tributário. Além disso, a contabilidade empresarial é um dos processos mais importantes na hora de evitar prejuízos e otimizar custos.

No post de hoje, vamos abordar a importância da contabilidade empresarial, das vantagens que ela comumente traz e dar dicas de como iniciá-la em sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é contabilidade empresarial?

Há uma demanda cada vez maior das empresas de se adequarem às exigências fiscais do governo, além de atingirem os métodos utilizados na avaliação, verificação e detecção de irregularidades e incompatibilidade nos relatórios contábeis das organizações, pois são métodos que a cada dia se mostram mais modernos e eficientes graças ao avanço da tecnologia.

Nesse contexto, a contabilidade empresarial surge como solução. Ela diz respeito ao conjunto de atividades e instrumentos contábeis dentro das organizações, ou seja, às práticas profissionais que incluem processos fiscais, tributários, previdenciários, legais e compreensão das legislações necessárias para o andamento da empresa.

Em síntese, é uma tarefa imprescindível para melhorar a forma como a empresa administra seus processos e para mantê-la funcionando de forma regularizada junto ao governo. Portanto, é ideal que a contabilidade faça parte da rotina da empresa.

Um bom controle financeiro empresarial influencia diretamente nos resultados do negócio. Por isso, os processos contábeis melhoram os resultados e os lucros do empreendedor, garantindo maior segurança e eficácia na sua tomada de decisão.

Qual a sua importância?

A contabilidade empresarial fornece suporte para gestão e concede resultados que conduzem melhor as empresas. Além disso, otimiza custos, favorece os processos contábeis, amplia vendas e receitas, obtém descontos e bons preços para os clientes.

É importante ressaltar que os benefícios de se dispor desses procedimentos de contabilidade empresarial vão além de projeções e processos tributários e fiscais, podendo impactar positivamente os lucros das empresas, a tomada de decisão dos gestores e as estratégias de mercado.

Outro fator importante refere-se ao controle de qualidade uma vez que, ao assegurar essas técnicas, proporciona segurança acerca do seu trabalho e do estado financeiro, legal e organizacional, garantindo um diferencial competitivo para a empresa.

A contabilidade empresarial traz diversas vantagens aos negócios. Dentre elas, podemos destacar:

  • reúne as informações contábeis da empresa;
  • oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;
  • auxilia na previsibilidade dos lucros, podendo planejar gastos e analisar se é possível investir;
  • favorece o acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores;
  • evidencia aos sócios a verdadeira situação patrimonial, por meio das demonstrações do resultado do exercício, lucros ou prejuízos acumulados, origens e aplicação de recursos.

Como aplicá-la em uma empresa?

A execução da contabilidade empresarial consiste na aplicação dos conhecimentos contábeis e de procedimentos de controle interno.

Confira algumas dicas e estratégias práticas para aplicar no seu negócio!

Realize um bom planejamento

O planejamento estratégico inclui funções que envolvem organização, estabelecimento de objetivos e desenvolvimento de estratégias que possibilitem êxito das operações. Traz projeções de receitas e despesas, metas de investimentos, remuneração e orçamentos, facilitando o alcance dos resultados, sem surgir prejuízos para a empresa.

É necessário dispor de uma forma prática de organizar as contas, para um maior controle. Uma alternativa é utilizar um software de gestão financeira de sua preferência ou utilizar planilhas.

Faça bons investimentos

Nenhum negócio tem condições de evoluir se não inovar, ampliar sua estrutura ou aumentar sua produção, e isso é possível por meio de investimentos.

Os investimentos são considerados aplicações financeiras de caráter permanente, com o objetivo de gerar rendimentos futuros para a empresa. Nesse contexto, percebe-se a importância dessa aplicação para manter e incentivar o crescimento da capacidade produtiva do negócio.

Invista em tecnologia para auxiliar a sua gestão financeira

A necessidade de investir em tecnologia para a gestão financeira se baseia no grande volume de informações dispostas, nos prazos a serem cumpridos, nas atualizações de legislações, entre outros. Além disso, as ferramentas tecnológicas minimizam as falhas, reduzem os riscos e perdas causadas por condução ineficaz dos envolvidos.

Os softwares de gestão apresentam soluções simples, com utilização bastante intuitiva para o usuário. Permitem o controle de todos os procedimentos, facilitam o dia a dia da gestão, com organização do fluxo de informações, integração de processos e acesso simplificado.

Um exemplo disso são as ferramentas para organização disponíveis no mercado que dispõem de assinaturas e certificados digitais, que priorizam a segurança, a autenticidade e facilitam a execução das ações operacionais. Além disso, os certificados digitais auxiliam os gestores na entrega de obrigações contábeis.

Faça um bom controle de fluxo de caixa

É imprescindível que seja feito um controle frequente de entradas, saídas e saldo, a fim de conhecer a movimentação financeira da sua empresa.

Algumas vezes, o caixa pode ficar negativo com o acréscimo de um novo gasto, mas eventuais despesas são investimentos necessários para que a empresa busque um determinado objetivo. Nesse caso, é sempre bom manter uma quantia de dinheiro em conta para despesas inesperadas, isso permite o controle e assegura organização e segurança ao negócio.

Conte com uma consultoria

Manter as contas da empresa sob controle nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, é importante direcionar pessoas capacitadas para essas funções financeiras, com habilidades e competências que atendam a necessidade do setor.

Dessa forma, contar com um serviço de assessoria e consultoria na área contábil é sempre uma escolha inteligente por parte das empresas. Já que uma das principais causas que levam uma empresa à falência é a realização inadequada dos procedimentos contábeis.

Por fim, destaca-se a importância de utilizar ferramentas que facilitem a contabilidade empresarial, que garantam agilidade aos processos, maior segurança e menor centralização. Para isso, muitas empresas contam com o auxílio de metodologias inovadoras que facilitam o alcance dos resultados.

Gostou do nosso post? Então, continue a visita em nosso blog e leia também sobre a “Auditoria Financeira: por que é importante fazê-la?” e tire suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Você pode gostar
É impossível cumprir prazos ou entregar boas mercadorias sem a colaboração constante dos fornecedores. Confira essas 5 dicas!
Relacionamento com fornecedores: 5 dicas para não errar
Futuro dos negócios: como o celular pode ser seu aliado?
Futuro dos negócios: como o celular pode ser seu aliado?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This