Dicas de Gestão

Como tornar um negócio escalável e garantir seu crescimento saudável?

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Você conhece algum gestor de empresas que não passe boa parte do seu tempo pensando e criando estratégias que possam fazer com que o seu negócio cresça de forma saudável e constante? Sabemos que essa é a maior preocupação de quem quer contribuir com o mercado, gerando mais empregos e renda, sempre!

Há diferentes maneiras de conseguir chegar a esse ponto, mas a que vem chamando mais a atenção dos empresários, nos últimos anos, tem origem no avanço das startups pelo país: é o chamado negócio escalável. Você pode até não conhecer esse termo, mas certamente quer vê-lo sendo aplicado em sua empresa!

Quer saber o porquê e como torná-la um negócio escalável? Continue a leitura!

O que é um negócio escalável?

Dá para dizer que é o sonho de todo empresário: o negócio escalável é aquele que pode crescer e ser desenvolvido sem que haja aumento dos custos progressivamente! Assim, essa expansão é sustentável.

Quer um exemplo prático? Uma empresa que começa a atender mais clientes sem precisar contratar mais funcionários.

Ou um negócio que passa a vender mais, sem ter de ampliar o seu espaço físico. A abertura de franquias é outro exemplo de escalabilidade, já que a sua empresa cresce e atende mais pessoas, sem aumentar a estrutura, pois isso fica por conta do franqueador.

Ou seja, tornar o seu negócio escalável é garantia de rentabilidade, não é mesmo? Se você souber aplicar isso em sua organização, pode ter certeza de que terá um crescimento seguro e benefícios sólidos em longo prazo.

Como aplicar a escalabilidade em sua empresa?

As vantagens de tornar o seu negócio escalável são incontáveis, mas vamos citar as principais para convencer você, de uma vez, de que deve começar esse processo na sua empresa:

  • negócios mais seguros e robustos;
  • maior vantagem competitiva;
  • empresas mais sólidas e duradouras.

Você já deve estar se perguntando o que fazer para conseguir isso, já que, da maneira como falamos até agora, parece até mágica! Podemos garantir que não: é preciso um planejamento cuidadoso e muito trabalho. Veja alguns passos para começar.

Realize análises profundas do negócio

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar profundamente se a sua empresa está dentro daquelas que têm a possibilidade de crescer sem mexer nos custos ou na estrutura, ou seja, se é um negócio escalável. Para isso, você precisa analisar indicadores, como custo de produção e de aquisição de clientes, por exemplo.

A fórmula é básica: se para aumentar o número de clientes, o seu custo também aumenta, você não faz parte desse grupo. O mesmo vale para o custo de produção. Mas não perca a esperança, pois, como sabemos, o mercado muda e essa análise pode se transformar futuramente, também.

Automatize os processos

Impossível falar nesse assunto sem se lembrar do apoio que a tecnologia oferece para tornar o seu negócio escalável. Podemos afirmar que, sem ela, é praticamente impossível fazer isso.

Com a inovação e os recursos tecnológicos, você consegue aumentar a produtividade da sua empresa e permitir que os processos sejam simplificados.

Se você ainda não começou, então deve planejar desde já a automação de alguns dos seus processos, como a digitalização e a gestão dos documentos, por exemplo, e o uso de assinatura digital. Busque, ainda, softwares de gestão especializados e de produção, tornando a sua estrutura mais econômica e moderna.

Mapeie e acompanhe cada processo da empresa

Aqui também entra a automação, pois você pode contar com ferramentas específicas para a gestão desses processos. Acompanhar cada processo da empresa a fim de mapeá-los e alinhá-los em fluxos de trabalhos eficientes é ponto de partida para o sucesso da escalabilidade.

Assim, você deve mapear todas as ações nos diferentes setores para conseguir a otimização e a simplificação deles. Essa é a maneira mais certeira de obter mais eficácia para atender às demandas do seu negócio e do seu segmento.

Provavelmente, serão necessárias alterações no fluxo de trabalho e unificação de processos, para que o desenvolvimento da sua empresa ocorra de forma adequada e, assim, consiga se tornar escalável. Por isso, a comunicação com os colaboradores também deverá ter clareza e transparência.

Invista nos seus colaboradores

Se você está em busca da inovação, da melhoria dos processos e do crescimento sustentável, não pode deixar de fora a capacitação dos seus colaboradores, para que eles sejam capazes de acompanhar as mudanças com eficiência e com motivação. Para alcançar a escalabilidade que você deseja, é preciso manter um padrão de qualidade.

Portanto, os profissionais devem ser atualizados sobre as mudanças nos processos, nos fluxos de trabalho novos e nas tecnologias que estão sendo implantadas para alcançar as suas metas.

Aliás, a capacitação já é uma forma de tornar o seu negócio escalável, na medida em que melhora o desempenho da sua equipe.

Use ferramentas estratégicas

O marketing digital pode ser uma estratégia importante para auxiliar na escalabilidade do negócio, ajudando a construir essa imagem de empresa que cresce de forma sustentável e atrair mais clientes. O uso do inbound marketing é um bom exemplo de como concentrar esforços na conquista de novos clientes sem necessariamente aumentar os seus custos.

Por meio dele, o seu negócio atrai as pessoas por meio da criação e do compartilhamento de informações relevantes para o seu público. Assim, você cria uma relação duradoura com as pessoas, que pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio.

Tome cuidado para não cair em armadilhas

Você já leu muito até agora, mas se lembra do conceito básico do negócio escalável? É preciso que haja crescimento sem aumento dos custos de operação para que haja a escalabilidade, certo?

Assim, nossa dica final é: cuidado com os possíveis gargalos criados a partir do planejamento feito para tornar a sua empresa escalável.

É comum que você pense, por exemplo, em todas as maneiras de aumentar a produtividade da equipe, atrair mais clientes, automatizar os seus processos e otimizar a sua produção. Mas como fica o estoque, por exemplo? Ele é suficiente para que o crescimento seja sustentável? Tudo isso deve ser avaliado com atenção antes de fazer qualquer mudança estratégica.

Se você quer entender melhor o que é um negócio escalável e qual é a importância da escalabilidade para a sua empresa, continue conosco e boa leitura!

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