Nossas Soluções

Como funciona a criptografia na assinatura digital?

Como funciona a criptografia na Assinatura Digital?
0

Criptografia e assinatura digital são dois termos que normalmente andam juntos, mas nem sempre um depende do outro para existir. O primeiro tem a ver com segurança e o segundo com identidade. E certamente esses são dois conceitos altamente aplicáveis a todo negócio que pretende ter credibilidade no mercado!

Quando tocamos nesse assunto, às vezes, parece que estamos falando grego, não é? Mas apesar de parecer muito difícil de entender, esses conceitos não são um bicho de sete cabeças.

Para ajudar você a conhecer bem o que é criptografia e assinatura digital e também para que você saiba a importância da criptografia para a segurança dos seus documentos na internet, elaboramos este post com as informações mais importantes sobre o assunto.

Quer entender de maneira fácil? Então, continue conosco!

O que são criptografia e assinatura digital?

Cada vez mais, os meios digitais têm sido usados pelas empresas para enviar documentos, arquivos e transações financeiras. Mas como fazer isso de forma segura, certificada e aceita juridicamente?

Foi para que esse tipo de atividade pudesse ser realizado com segurança e confiabilidade que foram criadas ferramentas, como a assinatura digital, o certificado digital e a criptografia, por exemplo. Vamos explicar cada uma delas, separadamente, para que você saiba a importância delas para preservar a segurança de dados da sua empresa. Confira!

Assinatura digital

Torna possível assinar documentos utilizando um Certificado Digital, este recurso permite que a validade de um conteúdo seja analisada para garantir autenticidade e integridade ao documento. Ao assinar um arquivo digitalmente, quem recebe o documento pode ter certeza de ele foi enviado de uma fonte confiável.

Em resumo, ela comprova que a informação foi gerada por quem realmente diz ter feito isso e que não houve alterações ao documento depois do envio — o que é muito importante!

Certificado digital

Foi criado para ser uma identificação eletrônica com validade jurídica. Tanto pessoas físicas quanto empresas podem obter um certificado digital.

Para entender facilmente a diferença entre um e outro: o certificado digital é um documento de identificação na internet e a assinatura digital é um recurso que utiliza essa identificação para assinar documentos com validade jurídica.

Criptografia

A criptografia é um código, uma técnica para cifrar a escrita e deixá-la secreta, de uma forma que ninguém, a não ser quem criou os códigos, tenha acesso a ela. É um jeito de impedir que o texto seja compreendido pelas pessoas que não estão autorizadas a usá-lo.

Importância da criptografia na segurança de uma assinatura digital

A criptografia vem sendo usada para proteger as pessoas dos riscos de usar a internet sem segurança. Se você usa WhatsApp, por exemplo, deve ter reparado, no último ano, na mensagem que aparece nas conversas com seus contatos, informando que o conteúdo está criptografado.

Mas você não precisa ser experiente para entender a importância da criptografia e do uso dela para proteger a sua assinatura digital em documentos. O que precisa é encontrar uma empresa de confiança para cuidar disso por você!

Com a criptografia, você garante que a sua assinatura digital não poderá ser violada por terceiros.

O que é um hash e como ele deve ser utilizado?

Outro método conhecido de criptografia é a função de resumo. Quando ela é aplicada sobre um dado, independentemente do tamanho que ele tenha, gera um hash, que é um resultado único e de tamanho fixo. Você pode utilizar o hash, por exemplo, para verificar a integridade de um arquivo em seu computador ou notebook.

O hash também pode checar se os arquivos obtidos em um site na internet são autênticos. Algumas páginas, inclusive, disponibilizam o hash correspondente ao arquivo para que você possa fazer essa conferência. Por fim, ele também serve para a criação de assinaturas digitais.

Como faço para obter assinatura digital de forma segura?

Mais do que conhecer os termos técnicos e saber exatamente como são criados os códigos e chaves para garantir a autenticidade e a confidencialidade dos seus documentos na rede, é importante que você entregue esse trabalho a profissionais que saibam exatamente o que estão fazendo.

Se antes um papel timbrado garantia a autenticidade de um documento da sua empresa, agora isso pode ser feito por meio da internet, sem que haja a necessidade de uma pessoa assinar uma série de documentos manualmente. Saiba que é possível obter uma assinatura digital com total segurança e ainda automatizar a gestão dos seus documentos, sem que você perca o controle sobre esses processos.

Com o uso de criptografia e assinatura digital, é possível, com uma solução on-line e protegida, que os documentos sejam gerenciados, assinados e com garantia antifraude. No Portal de Assinaturas Certisign todas as assinaturas realizadas são criptografadas, protegendo todas as suas informações e garantindo que os seus documentos não sejam alterados.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como funciona a criptografia e assinatura digital. Assine a nossa newsletter e receba informações exclusivas sobre esse assunto e conteúdo que poderão fazer com que você entre de vez no mundo digital. Você vai perceber como os processos na sua empresa poderão ser agilizados de forma segura e totalmente online!

Como funciona a criptografia na assinatura digital?
Avalie este post
Você pode gostar
Crie sua assinatura online em 4 passos
Como criar assinatura online em 4 passos
Assinatura Digital: O que é e como funciona? - Blog Portal de Assinaturas
Assinatura digital: o que é e como funciona?
3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This