Nossas Soluções

Como fazer uma assinatura digital no celular?

Como fazer uma assinatura digital no celular? Blog Portal de Assinaturas
0

Cada dia mais multifuncionais, os celulares estão mudando a maneira como as pessoas se comunicam, se informam e até o futuro dos negócios. Com um smartphone na mão e o acesso à internet, é possível realizar reuniões, ler e-mails, acompanhar os negócios e, inclusive, tomar ações — por exemplo, fazer assinatura de documentos no celular.

A assinatura de documentos com validade jurídica, como contratos, declarações, propostas e laudos, pode ser vista como um entrave à automatização de certos negócios. No entanto, graças à assinatura digital, esse procedimento pode ser realizado no âmbito virtual por meio de um computador ou, até mesmo, de um celular.

Nesse caso, o uso do certificado digital no celular proporciona ainda mais mobilidade aos negócios, permitindo que acordos sejam sacramentados a qualquer hora e de qualquer lugar, sem necessidade da presença física das partes. Redução de burocracia que confere agilidade e economia para empresas e seus clientes.

Se você quer saber o que é preciso e como assinar digitalmente pelo celular, não deixe de acompanhar este post!

Entenda a assinatura digital

Trata-se de uma forma juridicamente válida para assinar documentos no ambiente digital. A partir de um certificado digital, que comprova a autoria da assinatura e a identidade do signatário, é possível validar qualquer documento, tal qual a autenticação feita em cartório.

O mecanismo se utiliza de criptografia, criando uma impressão digital única para cada signatário. Dessa maneira, a assinatura digital confere segurança aos documentos que tramitam no meio virtual, garantindo a autenticidade, a integridade e o não-repúdio — negativa da autoria.

Essa poderosa ferramenta vem agilizando a rotina de empresas e escritórios que lidam com a gestão de documentos, reduzindo custos e tempo de operação. Propostas, contratos, procurações e faturas podem ser assinados a qualquer hora e de qualquer lugar. Desde que haja acesso à internet e um dispositivo eletrônico, como um computador, tablet ou celular.

Descubra o que é preciso para fazer pelo celular

O uso do celular nos negócios vem agilizando ainda mais os processos, e não seria diferente com a assinatura de documentos. Agora você pode assinar um contrato apenas tocando na tela de um smartphone, por exemplo. Quer saber como isso é possível? Acompanhe!

Certificado Mobile ID

Antes de mais nada, assim como qualquer assinatura digital, a confirmação feita pelo celular precisará de um certificado digital ICP-Brasil associado a ela. No caso, um na versão mobile, ou seja, um certificado no celular.

De maneira geral, o certificado é a identidade de uma pessoa no meio digital. Ele deve ser comprado de uma autoridade certificadora, como a Certisign, e validado pessoalmente. A partir daí, uma pessoa poderá assinar documentos sem precisar estar presente fisicamente, eliminando tempo, deslocamento e burocracia.

Tradicionalmente armazenado em mídias como Tokens e SmartCards para uso em computadores, o certificado pode, também, ser disponibilizado em versões para uso dentro de aplicativos por meio de tablets e smartphones. Como o Certificado Mobile ID para ser usado no aplicativo Sign App da Certisign.

Aplicativo Sign App

Assim como é possível assinar documentos por meio de plataformas desenvolvidas para o computador, como o Portal de Assinaturas, o mesmo pode ser feito pelo celular, por meio de um aplicativo para assinaturas.

O Sign App é o aplicativo de assinaturas da Certisign, certificadora líder da América Latina. Com ele, você assina qualquer documento, digital ou eletronicamente, com apenas alguns cliques. E ainda conta com os serviços oferecidos pelo Portal, tais como guarda, gestão e compartilhamento dos arquivos, de forma prática e segura.

Saiba como fazer assinatura digital no celular na prática

Da mesma forma que pelo computador, fazer uma assinatura digital no celular é muito simples. Basta seguir estes passos:

  1. Baixar o Sign App no seu smartphone;
  2. Emitir ou importar o seu Certificado Mobile ID no celular;
  3. Logar no aplicativo e começar a assinar documentos.

Utilizando a tecnologia Push Notification, o sistema envia mensagens aos usuários que precisam assinar algum documento, mesmo que o aplicativo não esteja aberto. Dessa forma, ao receber uma notificação, que informa quem está solicitando a assinatura, o signatário pode acessar o documento e confirmar a assinatura, informando o seu código de acesso (PIN).

Agilize a liberação de documentos

A automatização de determinados processos cotidianos de uma empresa, como a gestão e a assinatura de documentos, trouxe agilidade e reduziu a burocracia no mundo dos negócios. Agora, a possibilidade de realizar muitas dessas ações, tais como visualizar, encaminhar, confirmar recebimento, validar e assinar documentos pelo celular confere ainda mais mobilidade e velocidade aos processos.

Imagine o dia a dia de escritórios de contabilidade, advocacia e arquitetura, por exemplo, que atendem clientes de outras localidades, demandando assinaturas em diversos documentos. Antes, era preciso: imprimir a papelada em papel timbrado, enviar aos destinatários e aguardar o retorno do documento assinado para dar andamento aos projetos. Entretanto, com o uso da assinatura digital pelo celular, tudo pode ser feito no mesmo dia, com apenas alguns cliques de todos os envolvidos, cada um de onde estiver.

Conheça as principais vantagens

Diante da facilidade e praticidade da ferramenta, não é difícil enumerar vantagens do uso da assinatura digital no celular. Veja algumas delas:

  • assinar documentos à distância, de qualquer lugar do mundo;
  • assinar qualquer tipo de documento pela internet;
  • ter documentos assinados com validade e segurança jurídica e sem burocracia;
  • reduzir custos com impressão e armazenamento de papéis;
  • reduzir o custo de cartório e serviços de entrega expressa (motoboy) a zero;
  • reduzir despesas de viagem para fechamento de negócios;
  • enviar documentos com segurança e praticidade via internet;
  • armazenar e gerir arquivos virtualmente;
  • proporcionar um atendimento mais ágil aos clientes;
  • otimizar processos de gestão de documentos da empresa.

Como vimos, o que era bom pode ser ainda melhor, aliando a praticidade da assinatura digital com a mobilidade do telefone celular.

Tarefas extremamente burocráticas como a assinatura de petições, liberação de alvarás e anuência de contratos, que envolviam a ida e vinda de documentos entre o escritório de clientes e o cartório, podem ser realizadas com rapidez e praticidade com apenas alguns comandos.

Saber como fazer assinatura digital no celular é um diferencial a ser oferecido aos seus clientes, além de otimizar o dia a dia da sua empresa, reduzindo gastos, tempo e burocracia.

Se você se interessou e quer saber mais sobre esse assunto, faça do download gratuito do e-book “Guia Completo da Assinatura Digital no Brasil”.

Você pode gostar
A assinatura digital tem validade jurídica no Brasil?
Afinal, a assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?
Afinal, a assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This