Como elaborar e gerir uma proposta comercial de vendas de forma eficiente?

7 minutos para ler

Sabia que a elaboração e a gestão de uma proposta comercial de vendas podem refletir diretamente nos resultados da empresa? A boa notícia é que algumas práticas simples podem ajudar (e muito) nesse processo!

Antes de mais nada, vale lembrar que esse documento serve não apenas para conquistar o cliente como também para dar valor à marca e mostrar a experiência oferecida pelo contato com o negócio.

É importante saber desde já que o uso de um único modelo de proposta comercial de vendas pode não ser uma boa estratégia. Por outro lado, é sim possível que um documento sirva como base, fazendo-se as adaptações necessárias de acordo com o cliente, o produto ou o serviço oferecido.

Neste post, vamos explicar com mais profundidade o que exatamente é uma proposta comercial de vendas, como elaborar a sua e de que maneira a tecnologia pode ajudar nesse processo. Confira!

Entenda o que é uma proposta comercial

Quando sua empresa vai oferecer a um cliente um produto ou serviço, deve elaborar um documento com a descrição da oferta, incluindo informações sobre como o serviço será feito ou como o produto será entregue, além de valores e formas de pagamento. Trata-se da proposta comercial de vendas, que pode ser determinante para o fechamento do negócio.

Por meio desse documento, é possível apresentar a empresa, valorizar sua relação com o cliente e comunicar especificamente como ele será atendido. Por isso é tão importante investir na elaboração de uma proposta completa! Dessa forma, você aumenta as possibilidades de a transação se efetivar.

Elabore uma proposta de vendas eficiente

São muitas as informações que devem constar na proposta comercial, sendo que o conteúdo em si depende do objetivo da empresa. Veja a partir de agora quais são os passos mais importantes para o desenvolvimento de um documento impecável!

Definição do objetivo

Pode parecer estranho, mas a verdade é que a proposta comercial de vendas nem sempre tem como único objetivo o fechamento de um negócio específico. Muitas vezes, ela pode ser o primeiro ponto de relacionamento com um futuro cliente, estando por isso inserida no planejamento estratégico de forma mais ampla. Sua formatação deve seguir esse objetivo.

Conhecimento do cliente

Para elaborar um documento eficaz, é preciso ter conhecimento das necessidades do cliente para identificar de que forma sua empresa poderá oferecer as soluções de que ele precisa no momento adequado. É importante, então, apresentar seus diferenciais de forma certeira para que o interessado sinta que fará um bom negócio ao fechar a compra com sua empresa.

Escolha do formato

Com as informações necessárias em mãos, é hora de decidir qual será o formato da proposta comercial de vendas para apresentar ao cliente. Como mencionamos, você até pode usar um modelo padrão, mas deve levar em conta as particularidades de cada cliente antes de elaborar o documento. Também é importante definir se a proposta será apresentada no formato digital ou impresso.

Planejamento do conteúdo

Planejar e redigir o conteúdo da sua proposta comercial de vendas é a parte mais complexa do processo, merecendo todo o cuidado a fim de aumentar as chances de conquistar seu alvo de forma certeira, de acordo com seus objetivos. Vale seguir algumas recomendações antes da criação da proposta, como:

  • resumo: pense em ganhar a atenção do cliente já nas primeiras linhas, resumindo quais serão os benefícios obtidos caso ele resolva fechar negócio;
  • diferencial: tenha em mente o que faz sua proposta ser diferente e mais vantajosa que a da concorrência;
  • detalhamento: faça um levantamento exato das informações sobre o produto ou o serviço que está sendo oferecido;
  • opções: pense em cenários diferentes que podem ser oferecidos ao cliente — um que seja ideal para seu negócio e outro que pode ser mais atraente para ele, por exemplo;
  • valor e forma de pagamento: seja transparente na apresentação desses itens, considerando todos os cenários apresentados e definindo cada possibilidade de forma que seja vantajoso para ambas as partes;
  • encerramento: decida de que forma fará a apresentação da sua empresa e quem será o contato para sanar eventuais dúvidas e providenciar o fechamento do negócio;
  • prazo: pense sobre o tempo que você pode esperar pelo retorno do cliente com as condições apresentadas em sua proposta comercial de vendas.
Organize um retorno

O envio de uma proposta comercial de vendas é apenas o início da negociação com qualquer cliente, viu? É preciso planejar os próximos passos, incluindo ligações ou envio de mensagens para retomada da conversa a partir do que foi exposto na apresentação do documento.

Inclua as informações certas

Cada proposta comercial de vendas deve ser considerada como única para garantir a personalização do atendimento, tudo de acordo com as necessidades dos clientes. Mas você pode criar o esqueleto de um modelo para não se esquecer de incluir todas as informações e etapas necessárias para assegurar sua eficiência. Veja só!

Apresentação

Tanto os modelos impressos como os digitais podem ter uma capa para que a apresentação seja mais profissional, promovendo a valorização da marca perante o mercado.

Índice

Dependendo do tamanho da proposta comercial, vale a pena organizar um índice. Assim, o cliente terá ao menos uma ideia do que será apresentado no documento antes de seguir com a leitura.

Introdução

É na introdução que estará o resumo da transação oferecida. Nessa parte, é preciso trazer as informações mais importantes, mostrando ao cliente as soluções que você está apresentando.

Desenvolvimento

Nessa etapa, você pode entrar em detalhes sobre a proposta comercial, explicando claramente por que seu produto ou serviço é necessário, como ele será útil para resolver a dor do cliente.

Escopo e cronograma

Temos aqui a proposta específica que está sendo feita para aquele cliente. É crucial, portanto, mostrar as características do produto ou do serviço, bem como a quantidade, o prazo de entrega e o que mais considerar relevante.

Valor e forma de pagamento

Esse tópico deve conter as opções oferecidas ao cliente para o pagamento do produto ou serviço negociado. Aproveite para dar abertura à possibilidade de futuras negociações.

Confidencialidade

Ao enviar uma proposta comercial de vendas, não se esqueça de inserir um tópico para deixar bem claro que as informações contidas naquele documento são confidenciais, ok?

Informações sobre a empresa

Por fim, sua proposta comercial deve incluir um resumo da atuação do negócio, seu posicionamento no mercado e até mesmo valores da marca. Também é possível inserir quem são seus clientes, parceiros e sócios.

Aposte na tecnologia para melhorar suas propostas

Eliminar papéis: seja para economizar, aproveitar melhor o espaço ou aumentar a produtividade dos funcionários, esse objetivo tem se consolidado cada vez mais como uma necessidade das empresas. Nesse sentido, investir na elaboração e na gestão de documentos digitais é a melhor solução. Veja o que você deve levar em conta no caso das propostas comerciais:

  • usar as informações corretas colhidas por um CRM;
  • utilizar uma plataforma de assinatura eletrônica e/ou digital;
  • analisar os dados a partir de ferramentas de Business Intelligence (BI).

Tenha sempre em mente que uma proposta comercial de vendas realmente eficiente pode ser determinante para que você consiga fechar um negócio. Por isso, trate de dar atenção à sua elaboração! Pronto para analisar bem o cliente antes de finalizar e enviar o documento?

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse tema, um outro post sobre as melhores práticas para a elaboração de propostas comerciais pode ser bem útil. Confira!

Como elaborar e gerir uma proposta comercial de vendas de forma eficiente?
5 (100%) 3 Votoss
Posts relacionados

Deixe uma resposta