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Como criar assinatura online em 4 passos

Crie sua assinatura online em 4 passos
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Todos os procedimentos e informações precisam ser documentados, assinados e armazenados de forma segura pelas empresas. Com o avanço da tecnologia e internet, esses processos foram modificados, e é fundamental que as organizações busquem criar assinatura online para dar credibilidade à sua comunicação.

A assinatura online foi criada devido à necessidade de modernizar procedimentos, dando segurança às negociações digitais. Ela existe para verificar a validade do documento, por meio do seu emissor. Sua proposta é agilizar os processos e reduzir tempo e custo empregados, trazendo benefícios em diversas situações.

Mas afinal, o que seria a assinatura online? E como criá-la? Para responder a essas dúvidas, preparamos este post. Nosso objetivo é que você entenda mais sobre como criar assinatura online com validade jurídica em 4 passos.

Continue a leitura e confira!

O que é uma assinatura online?

Em síntese, a assinatura online é um recurso criado nos últimos anos para formalizar uma assinatura em meio digital, dando-lhe a mesma validade jurídica e, assim, assegurando as transações feitas em ambiente virtual. Atualmente no Brasil, existem dois tipos de Assinatura Online: Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica.

O que é Assinatura Digital?

assinatura digital é uma modalidade de assinatura que utiliza um Certificado Digital ICP-Brasil para comprovar sua autoria. É uma forma bastante segura de validar qualquer documento que envolva alto valor agregado, e equivale a uma assinatura de próprio punho.

A assinatura digital garante autenticidade, integridade e não permite o repúdio, ou seja, o signatário não tem como negar sua autoria.

Quando você for assinar um documento, pergunte-se: “Precisaria de autenticação e registro da assinatura do cartório?” Se a resposta for SIM, você pode realizar uma assinatura digital sem nenhum problema ou risco jurídico.

Por meio da tecnologia de certificação digital, é possível assinar documentos importantes, com total segurança, diminuindo a burocracia e reduzindo a possibilidade de fraudes.

De acordo com a Medida Provisória n° 2.200-2/2001, os documentos eletrônicos validados digitalmente têm a mesma validade jurídica que aqueles em papel, com assinaturas manuscritas. Assim, a assinatura online é equivalente a uma assinatura física, reconhecida por similaridade em cartório.

Ela pode ser aplicada em diversos tipos de documentos, como:

  • contratos;
  • procurações;
  • e-mails;
  • laudos;
  • prontuários;
  • relatórios;
  • declarações, entre outros.

O que é Assinatura Eletrônica?

A assinatura eletrônica é aquela que faz o uso de evidências para identificar e validar o signatário.

Para validar a assinatura é utilizada a captura de evidências, comprovando que a assinatura foi realizada. São exemplos:

  • Captura de Assinatura com Caneta Touch ou Mouse;
  • IP do Usuário;
  • Geolocalização;
  • SMS com código.

É importante ressaltar que a assinatura eletrônica não exige certificado digital, porém atende às normas da MP n° 2.200-2/2001.

Quando você for assinar um documento, pergunte-se: “Precisaria de autenticação e registro da assinatura do cartório?” Se a resposta for NÃO, você pode realizar uma assinatura eletrônica sem nenhum risco jurídico.

Exemplos de documentos que você pode assinar eletronicamente:

  • Formulários;
  • Recibos;
  • declarações;
  • Documentos internos da empresa;
  • Propostas Comerciais, entre outros.

 

Quais os benefícios de ter uma assinatura online?

Após permitir a tramitação completa dos processos físicos para o meio digital, a assinatura online permite desfrutar de muitas vantagens. Entre elas, podemos destacar:

  • a redução dos custos da empresa;
  • a simplificação de processos operacionais;
  • a comodidade e facilidade no armazenamento;
  • a desburocratização dos processos;
  • o acesso a diversos serviços pela internet;
  • a aceitação da duplicação como original, não como cópia;
  • a contribuição à sustentabilidade do meio ambiente, reduzindo a utilização de papel;
  • a agilidade na formalização dos documentos;
  • a certeza de transações satisfatórias com clientes e fornecedores.

Como criar assinatura online?

Primeiramente, é importante que você entenda as diferenças entre assinatura digital e eletrônica.

Para ambos modelos de assinaturas, você precisa fazer um rápido cadastro para acessar nosso Portal de Assinaturas.

Lembrando que, no caso da assinatura digital, é necessário obter primeiramente o Certificado Digital no site da Certisign.

Os certificados são emitidos por uma Autoridade de Certificação (AC), que é uma entidade terceirizada confiável, autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

Passo a passo para criar assinatura online

Para criar sua assinatura online siga os quatro passos abaixo:

  1. Faça seu cadastro gratuitamente no Portal de Assinaturas;
  2. Faça o upload dos seus documentos e crie seus fluxos de assinaturas. Os fluxo podem ser configurados de acordo com suas necessidades e regras de assinaturas. É possível configurar um fluxo com Signatários, Observadores, Autorizadores e Aprovadores.
  3. No momento de cadastro dos signatários escolha entre Assinar Digitalmente, utilizando um Certificado Digital ou Assinar Eletronicamente, coletando evidências.
  4. Nosso Portal notificará os envolvidos no processo de assinatura e armazenará os documentos por até 5 anos.

Nesse contexto, ao contar com uma ferramenta de criar assinatura online de documentos, todo o processo, antes burocrático, fica simples e prático.

Com ele, você tem a garantia de uma maior confiança, segurança e agilidade nos processos, podendo gerenciar seus documentos em uma plataforma prática e automatizar o processo de assinaturas de diversos documentos.

Agora que você entendeu o que é a assinatura online, suas vantagens e seu processo, sabe, certamente, que o investimento vale a pena! E no Portal de Assinaturas Certisign, além de criar assinaturas online, você tem muitos outros benefícios.

Então, se você ainda não conhece o serviço ou ainda não possui a assinatura online, acesse nosso Portal e experimente assinar seus documentos eletrônicos. Faça um teste grátis!

Como criar assinatura online em 4 passos
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4 Comentários
  • Sebastião Miranda Monteiro set 18,2018 at 2018-09-18T14:00:26+00:000000002630201809

    A Certisign está de parabéns pelos serviços prestado sou cliente a bastante tempo e agora estou adquirindo os serviços de Assinatura Digital.

    • Portal de Assinaturas Certisign set 19,2018 at 2018-09-19T18:25:33+00:000000003330201809

      É isso ai Sebastião 🙂

      #Tamojunto

  • Cesar Augusto set 4,2018 at 2018-09-04T19:08:13+00:000000001330201809

    Achei muito interessante e eficiente o processo de assinatura online ,porem ainda tenho uma dúvida: a assinatura digital em documento substituem os reconhecimento de firma em cartórios?

    • Portal de Assinaturas Certisign set 19,2018 at 2018-09-19T18:27:04+00:000000000430201809

      Olá Cesar,

      Sim, substitui.

      De acordo com a MP 2.200-02/01, todo documento assinado digitalmente possui a mesma garantia que um cartório atribuiria, pois a empresa que emitiu o certificado digital é um “terceiro de confiança” no processo, assim como acontece com o reconhecimento de firma.

      Um abraço.

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