cloud broker cloud broker

O que é cloud broker?

6 minutos para ler

Uma organização que busca um provedor de serviços em nuvem, normalmente, procura nas opções oferecidas qual delas oferece o serviço mais adequado para a sua demanda. No entanto, para facilitar essa tarefa o cloud broker (corretor de nuvem) funciona como um ponto de contato entre os clientes eu os fornecedores do serviço.

Ele seleciona o provedor ideal para cada cliente e monitora o serviço, facilitando o processo de escolha e negociação. Enquanto houver o objetivo de reduzir custos fixos com armazenamento e impressão de arquivos, o uso de serviços em nuvem deverá continuar se expandindo. Isso faz com que o cloud broker seja utilizado na mesma proporção.

Nesse contexto, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre o cloud broker. Não perca!

Quais os objetivos do cloud broker?

O rápido desenvolvimento de serviços em nuvem está fazendo sérios ajustes no horizonte corporativo de TI. Mesmo as empresas podendo criar e manter a infraestrutura necessária, elas próprias ou com auxílio de parceiros que integrem sistemas, isso se torna muito mais difícil e caro. Softwares e plataformas como serviço são forçados a sobreviver de alguma forma nesse cenário.

Logo, o uso dos serviços de provedores de nuvem com uma abordagem competente pode reduzir os custos de capital de TI. Os objetivos do cloud broker vão nesse caminho, ou seja, auxiliar na escolha de servidores em nuvem, bem como agregar valor ao serviço. Podemos destacar o aumento da mobilidade e agilidade nos processos internos por meio de tecnologias bem definidas e selecionadas.

O suporte tecnológico dado pelo cloud broker visa oferecer a corretagem de serviços em nuvem para organizações que querem obter uma diversidade de serviços, independentemente se é da esfera privada ou pública. O principal objetivo é otimizar a experiência do usuário mediante a orientação para executar a melhor escolha dentro das necessidades organizacionais.

Como o cloud broker funciona?

O funcionamento do cloud broker viabiliza a indicação das melhores soluções. À medida que o sistema se torna mais complexo, o controle sobre ele se perde não apenas da perspectiva de segurança, mas também do ponto de vista de custos se tornar inviável. Por isso, o cloud broker permite o uso de uma interface para gerenciar a infraestrutura e os serviços implantados nos sites de vários provedores de nuvem.

Agora, vamos falar sobre as categorias comumente oferecidas dentro do serviço de cloud broker logo abaixo.

Agregação

Mediante o cloud broker, os processos de armazenamento de dados e de produção ficam mais agregados. Isso viabiliza obter facilidade na gestão, assim como otimiza a rotina do fluxo de trabalho com mais dinamismo e produtividade. Ou seja, facilitar a combinação de todas as soluções adotadas.

Todas as ferramentas e recursos são escolhidos criteriosamente para atender aos requisitos identificados dentro da empresa. Assim, após uma análise feita junto ao cliente, o conhecimento de mercado do cloud broker faz com que as melhores opções de serviços sejam apresentadas, dado o melhor custo-benefício.

Integração

Não basta ter um serviço de baixo custo, também é necessário que as soluções adotadas sejam integradas a infraestrutura da empresa. O cloud broker entra como intermediador, que busca as opções que mais se adéquem ao modelo de negócios. A meta é ter um dashboard (painel de controle) contendo módulos de monitoramento de desempenho de todo o sistema.

O complexo se integra aos sistemas de segurança do cliente e permite gerenciar todo o fluxo de dados que passa por ele. Você pode receber relatórios e análises, configurar usuários para acessar recursos externos da nuvem, criar políticas de segurança e resolver outros problemas semelhantes que possam surgir — tudo isso de modo integrado e com uma interface amigável e facilitadora.

Personalização

A personalização consiste em adaptar os serviços adquiridos para atender as demandas corporativas. O cloud broker pode utilizar de diferentes mecanismos para atender as necessidades identificadas, ou até mesmo negociar com os fornecedores a modificação dos serviços. Esse foco em personalização e adaptação ajuda a empresa a se destacar e expandir no mercado.

Desse modo, a contratação se torna mais flexível. Podemos destacar a utilização dos parâmetros internos de infraestrutura da organização para fazer a transição em uma plataforma em nuvem. A identificação se torna mais clara e as modificações podem ser feitas objetivamente, visando suprir às necessidades da instituição.

Quais os benefícios de contratar esse serviço?

O cloud broker é um investimento que pode prover diversas vantagens para o ambiente organizacional. De diversas formas o modo de trabalho e funcionamento dos processos é impactado positivamente. Veja os principais benefícios a seguir.

Diminuição de custos

A contratação de serviços por meio do cloud broker traz menores custos no modo de operação empresarial. Ações mais sólidas são indispensáveis para otimizar todos os processos de contratação e direcionamento. Na prática, o impulsionamento fornecido pelo cloud broker reduz custos e agrega uma dinâmica efetiva.

Foco na competitividade

O ciclo de produção pode ser acelerado, acentuando a capacidade de geração de receita e promovendo competitividade sistêmica. Afinal, o mercado está em evolução constante e medidas estratégicas são centrais para gerar diferencial e proporcionar entregas com qualidade. Assim, há menor complexidade e ampliamento da capacidade de investimento.

Proteção jurídica

Processos de negociação podem ter problemas legais como um não cumprimento de determinado direito ou obrigação contratual. O cloud broker assegura que em caso de litígio haja intervenção jurídica conforme as normas técnicas de tecnologia da informação — isso evita prejuízos e transtornos que prejudiquem a empresa.

Segurança e manutenção

Um cloud broker vai além da função de contratar um fornecedor adequado. Ele também fica encarregado de gerir os serviços em nuvem com um propósito mais abrangente, buscando sempre manter a segurança dos dados e a manutenção da qualidade fornecidas pelo provedor de armazenamento em nuvem utilizado.

Dessa forma, fica evidente que o cloud broker é uma solução diferenciadora, que permite tomar decisões de contratação de um provedor de serviços em nuvem de forma objetiva e benéfica. Isso sinaliza o alcance de novos patamares na empresa, dando maiores chances de tornar o empreendimento mais sustentável e competitivo.

E então, gostou desse conteúdo? Agora que você sabe o que é cloud broker e suas vantagens, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Instagram!

O que é cloud broker?
Avalie este post
Posts relacionados

Deixe uma resposta