Nossas Soluções

Assinatura digital para imobiliárias: sobre o que o setor precisa estar ciente

Assinatura digital para imobiliárias: sobre o que o setor precisa estar ciente
0

Um dos momentos mais importantes em uma transação imobiliária é a assinatura do contrato. Seja para o aluguel, seja para a compra, esse processo normalmente é burocrático e complicado, podendo sofrer interferências a qualquer momento.

Entretanto, já existem algumas alternativas para simplificar essa etapa, agilizando o processo como um todo. A assinatura digital e eletrônica para imobiliárias é uma das principais tendências deste mercado.

Por meio dessas práticas, não será necessário reunir as partes em um mesmo local, registrar e reconhecer firma de documentos, visitar cartórios e, em alguns casos, se deslocar até outras cidades ou estados para conseguir a assinatura do documento.

Interessou-se sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja o que o setor precisa estar ciente sobre a assinatura digital para imobiliárias.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Assinatura eletrônica ou assinatura digital para imobiliárias?

O primeiro ponto a ser abordado se dá em relação à diferença entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital para imobiliárias.

De acordo com a MP 2.200/02, você pode utilizar duas formas diferentes para assinar seus documentos na internet e garantir validade jurídica.

Para realizar uma assinatura digital, o assinante deve ter um certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Através deste certificado, é possível a identificar o signatário na internet e garantir a validade jurídica na assinatura. Utilizando um Portal de Assinaturas, você poderá submeter um documento e utilizar seu certificado digital para assinar.

Ja na assinatura eletrônica, a comprovação da autoria do signatário é feita através de evidências. São elas: Grafia da assinatura, GPS, data e hora, IP, foto, voz, além de outras evidências que podem ser coletadas. A coleta é feita de forma automatizada, no momento da assinatura.

Ambas possuem validade jurídica segundo a MP 2.200/02 e podem ser utilizadas no gerenciamento dos contratos.

É importante comentar que o Portal de Assinaturas Certisign é uma das únicas plataformas brasileiras que disponibilizam os dois tipos de assinaturas para uso.

É possível otimizar o gerenciamento de contratos?

Como já destacado, uma das principais dificuldades para a assinatura de contratos em transações imobiliárias se dá em relação à burocracia do processo. É comum demorar dias e, em alguns casos, semanas para que a operação seja concretizada. Infelizmente, em algumas situações, essa lentidão é extremamente prejudicial.

Entretanto, a assinatura digital e eletrônica para imobiliárias é uma maneira de solucionar e reduzir, consideravelmente, a burocracia desse processo. Hoje é possível assinar um contrato de aluguel ou um contrato de compra de imóveis em questão de minutos.

Como não é mais necessário o uso de papéis, os corretores não precisam ficar atrás dos clientes e dos donos de imóveis em busca de assinaturas. Assim, não haverá perda de tempo com deslocamentos no trânsito, marcação específica de horário com as pessoas e, principalmente, não será preciso gastar tempo e dinheiro com as certificações exigidas por cartórios.

Além de otimizar o processo de gerenciamento de contratos, a assinatura digital para imobiliárias torna possível agregar mais segurança e transparência para os clientes. Afinal, o documento não passará na mão de inúmeras pessoas antes de ser assinado. Ele somente será destinado aos responsáveis pela transação. Interessante, não é mesmo?

O tempo de compra diminui?

A diminuição da burocracia do processo certamente será responsável por diminuir o tempo necessário para efetivar a compra ou o aluguel do imóvel.

O tempo necessário para colher as assinaturas das partes interessadas, principalmente dos donos de imóveis, será drasticamente reduzido. É interessante lembrar que alguns imóveis têm vários donos, por conta de herança familiar ou pelo fato do imóvel ser propriedade empresarial. Esse tipo de imóvel demora um longo tempo para que todos os sócios/proprietários assinem o contrato, mas a assinatura digital provê eficiência nessa etapa.

Em relação ao dinamismo, não podemos deixar de mencionar a questão do horário. Uma assinatura física é colhida em horário comercial, em dias de semana. Salvo exceções, o processo é realizado dessa maneira.

Utilizando uma assinatura digital ou eletrônica, o processo pode ser realizado em qualquer dia e horário. Os interessados receberão o documento por meio digital e o processo de leitura e assinatura do documento é realizado, independentemente de ser dia útil ou não, horário comercial ou não.

Outra vantagem a ser mencionada é que o cliente não perderá o imóvel por questões de deslocamentos. O documento não precisará ser enviado para diversos lugares do país para a assinatura. Afinal, o meio digital é muito mais rápido e eficiente nesse sentido.

Como funciona a validação de documentos?

Uma assinatura digital tem validade jurídica e substitui o antigo papel e caneta.

O processo de validade passa por três etapas principais: autenticidade, integridade e o não repúdio. Cada uma dessas etapas é responsável por garantir que as informações presentes no documento são verdadeiras e confiáveis.

A autenticidade visa garantir que a assinatura do documento é verídica e foi realizada pelo próprio assinante, evitando que o documento possa ser considerado uma fraude. Já a integridade é responsável por garantir que o documento não foi alterado ao ser repassado para outras pessoas, sendo fundamental para garantir a confiabilidade das cláusulas contratuais e de todo o documento.

Já o não-repúdio tem como objetivo certificar para uma autoridade legal a respeito da origem da assinatura. Em outras palavras, esse aspecto é importante para garantir a irretratabilidade dos assinantes, ou seja, não é possível negar a autoria da assinatura. Assinar um documento e renunciar essa assinatura posteriormente não é permitido.

No caso da assinatura eletrônica, a MP 2.200-02 também valida seu uso juridicamente, porém não tem o mesmo peso comprobatório que uma assinatura digital.

No caso da assinatura de um contrato no Portal de Assinaturas, por exemplo, ambos tipos de assinaturas podem ser feitas no mesmo contrato. No momento da criação do fluxo, o usuário pode escolher como cada participante irá assinar o documento: Digital ou Eletronicamente.

Veja abaixo como funciona o Portal de Assinaturas:

Quais as vantagens da assinatura digital e eletrônica para imobiliárias?

Obviamente, você já percebeu que a assinatura digital e eletrônica apresenta vantagens consideráveis. Além dos pontos positivos que destacamos, não podemos deixar de evidenciar outros benefícios.

Realizando todo processo pela internet, é possível fechar contratos de maneira 100% online, em questão de minutos. Assim, os clientes não precisam ficar dias ou semanas esperando a realização de um sonho. Em poucos minutos, tudo pode ser oficializado.

Além disso, os níveis de segurança do processo são ampliados para ambos os lados, garantindo que a relação seja ganha-ganha e que ninguém saia prejudicado. A intermediação de contratos entre locador e locatário ou comprador e vendedor também poderá ser feita de maneira digital, evitando o deslocamento de pessoas e documentos, reduzindo os custos do processo e gerando comodidade para os clientes.

Por fim, mas não menos importante, já existe a possibilidade de fechar negócios pelo celular. Por meio dos aplicativos certos, como o SignApp, é possível assinar contratos pelo seu smartphone, simplificando ainda mais o processo.

A assinatura digital e eletrônica para imobiliárias veio para ficar. Implantá-la em seu negócio pode ser de grande valia, angariando novos clientes e evidenciando a eficiência de seus processos para o mercado. O sucesso será iminente, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre a assinatura digital para imobiliárias que destacamos? Ficou interessado pelo assunto? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Assinatura digital para imobiliárias: sobre o que o setor precisa estar ciente
5 (100%) 2 Votoss
Você pode gostar
serviços de motoboy
Como reduzir gastos com os serviços de motoboy em sua empresa?
Como garantir que um documento que foi assinado digitalmente tem validade? Saiba tudo sobre as principais formas de verificar a validade.
Como verificar uma assinatura digital?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This