Nossas Soluções

Assinatura digital: o que é e como funciona?

Assinatura Digital: O que é e como funciona? - Blog Portal de Assinaturas
0

Sempre que você vai efetuar uma compra ou validar algum documento é preciso utilizar sua assinatura, certo? Dessa maneira, garante que realmente foi você quem comprou ou concorda com o conteúdo de um contrato, por exemplo.

Essa é uma forma tradicional de assinatura, no entanto, com a evolução para a nova era digital, foi necessário inovar nessa área. Com esse objetivo surgiu a assinatura digital, que garante uma mesma validade jurídica em uma assinatura realizada pela internet.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o que é assinatura digital e como ela funciona.  Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que é assinatura digital?

A assinatura digital nada mais é do que um recurso que podemos utilizar para assinar um documento digitalmente. Essa assinatura possui a mesma validade jurídica que uma assinatura normal, isto é, de próprio punho.

Como funciona?

Para realizar uma Assinatura Digital, você precisa ter um Certificado Digital ICP-BRASIL.

Por meio do certificado digital, é possível comprovar que uma determinada assinatura online pertence a uma determinada pessoa. Outra grande vantagem do uso do certificado digital é que há, ainda, a responsabilidade de uma Autoridade Certificadora, que comprova a identidade da pessoa.

Sendo assim, empresas e departamentos não precisam realizar o processo manual de coleta de assinaturas, envio físico de documentos e, principalmente, o reconhecimento de firmas. Todo o custo do processo será consideravelmente reduzido, além do tempo despendido para tal atividade.

A validade legal da assinatura digital é assegurada pelo artigo 10 da MP nº 2.200-2, que produziu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil, dando a validade jurídica essencial aos documentos.

Qual meu primeiro passo?

Você deve estar se perguntando: “Qual meu primeiro passo? “. Essa é uma dúvida bem comum, quando o assunto é assinatura digital.

Para conseguir assinar um documento digitalmente, primeiro, é preciso se deslocar até uma Autoridade Certificadora (AC), ou seja, uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e obter o seu Certificado Digital.

O processo tem seu prosseguimento a partir da validação presencial dos seus documentos. A partir de então, emite-se o certificado digital, gerando uma identidade digital única para aquele usuário. Esse Certificado será utilizado para autenticar uma assinatura digital realizada através do nosso Portal de Assinaturas Certisign, por exemplo.

Veja como é simples assinar documentos digitalmente no Portal de Assinaturas:

Quais as vantagens da assinatura digital?

Dentre as principais vantagens que se tem ao utilizar a Assinatura Digital, destaco dois grupos: Redução de Custo e Segurança nas Transações.

Na redução de custo, pense que você não terá mais que imprimir papéis, enviar documentos por motoboy, providenciar registros em cartórios e se deslocar para assinar um contrato/documento.

Na Segurança, a assinatura digital confere ao documento quatro aspectos fundamentais em termos de documentos digitais: integridade, autenticidade, não repúdio e validade jurídica.

  1. A integridade diz respeito à confiabilidade do documento. Esse processo garante que qualquer alteração, por menor ou mais insignificante que seja, invalide a assinatura, certificando o princípio da inalterabilidade.
  2. A autenticidade, por sua vez, é garantida pela exclusividade do assinante em usar sua assinatura. Ela é obtida pelo fato da chave privada(do certificado) ser acessível apenas pelo seu proprietário. Ninguém poderá assinar um documento por você.
  3. Já o critério do não repúdio, também conhecido como irretratabilidade, tem como função evitar que uma pessoa negue a autenticidade da mensagem. Ou seja, não é possível realizar uma assinatura digital em um documento e negar essa informação, posteriormente.
  4. A validade jurídica é garantida pela ICP-Brasil, conforme elencando anteriormente. Assim, pode-se afirmar que um documento assinado digitalmente confere presunção de validade jurídica.

Vale a pena investir em Assinatura Digital?

Agora que você já entendeu o que é uma assinatura digital, entendeu o seu funcionamento, o processo de assinatura e as suas principais vantagens, explicaremos porque vale investir em  Assinatura Digital.

De contratos a e-mails, tudo o que for assinado eletronicamente com esse certificado passa a ter validade jurídica. Isso permite que contratos de compra e venda sejam fechados em minutos ou em horas, pois não há mais necessidade de deslocamentos. Muitas empresas no Brasil estão utilizando o Certificado Digital para assinar todos os seus documentos que necessitam ter validade jurídica, tornando possível que seus representantes assinem de qualquer lugar do mundo, apenas com um computador/celular e acesso à internet.

A assinatura digital é uma nova tendência global. Focando nos usuários, essa tecnologia veio para simplificar o processo de assinatura de documentos, deixando-a mais barata e ágil.

Certamente, o investimento vale a pena!

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre o que é assinatura digital e como ela funciona? Você então pode fazer um teste gratuito em nosso Portal, não perca essa oportunidade!

Assinatura digital: o que é e como funciona?
5 (100%) 3 Votoss
Você pode gostar
Na prática, o Certificado Digital é uma identificação eletrônica com validade jurídica. Conheça os principais benefícios e usos dessa tecnologia.
Afinal, o que é e como funcionam os certificados digitais?
Assinatura em lote: aprenda a realizar da forma mais fácil
6 Comentários
  • Cristiano nov 27,2018 at 2018-11-27T18:16:54+00:000000005430201811

    Olá. Se eu fizer, por exemplo, um oficio no Word. A assinatura digital é colada neste texto? Como seria um exemplo pratico? Obrigado

  • Sérgio Rosa Gomes set 11,2018 at 2018-09-11T15:30:30+00:000000003030201809

    gostava de testar a assinatura digital, quais os passos para fazer um teste

    • Portal de Assinaturas Certisign set 19,2018 at 2018-09-19T18:29:05+00:000000000530201809

      Olá Sérgio,

      Basta acessar este link e fazer seu cadastro gratuito! 🙂

  • Dimas Gonçalves Pereira jan 17,2018 at 2018-01-17T11:34:26+00:000000002631201801

    Na matéria não cita que tipos de documentos podem ser assinados digitalmente e nem cita um exemplo prático de como se fazer isso.

    • Portal de Assinaturas Certisign jan 26,2018 at 2018-01-26T13:08:10+00:000000001031201801

      Olá Dimas. Para responder sua dúvida, preparamos um post explicando mais sobre a assinatura e como fazer uma em nosso Portal. Para acessar o artigo, clique aqui.

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This