Nossas Soluções

Assinar documentos digitalmente: quais documentos podem ser assinados?

Já pensou em assinar documentos digitalmente e dar a eles a mesma credibilidade e validade de uma autenticação em cartório? Saiba mais neste post.
0

Já pensou em assinar documentos digitalmente e dar a eles a mesma credibilidade e validade de uma autenticação em cartório? Com um certificado digital, sua empresa pode realizar a assinatura digital e desfrutar dessa segurança e conforto.

No entanto, como essa modernidade está em expansão no Brasil, ainda há empreendedores e gestores que não compreendem muito bem o processo e não conhecem todas as suas possibilidades.

Se você pertence a esse grupo, não pode deixar de conferir este post! A seguir, listamos os principais documentos que podem ser assinados digitalmente e que, portanto, facilitarão o dia a dia em sua empresa. Acompanhe!

O que é a assinatura digital de documentos?

Você já conhece a forma tradicional de se assinar um documento, mas já sabe como funciona a assinatura digital? Com a chegada da era digital, tudo tem se modernizado e transformado com o intuito de tornar as ações mais rápidas e seguras, principalmente no contexto corporativo.

A assinatura digital de documentos, como o próprio nome sugere, é uma forma inovadora de se assinar um arquivo sem que ele precise ser impresso e o responsável assine-o fisicamente. Isso é possível graças ao certificado digital, que me permite o usuário assinar documentos com a mesma validade jurídica que um cartório atribui.

Após obter seu Certificado Digital de uma empresa credenciada, você poderá assinar uma série de documentos, reduzindo gastos, tempo e assegurando ainda mais segurança às transações realizadas.

Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

Antes de falarmos sobre os documentos e as transações que podem ser realizadas por meio de uma assinatura digital, é interessante que você entenda a diferença entre ela e a assinatura eletrônica.

Esse tipo de confusão é bem recorrente e, apesar de estarmos nos referindo a assinaturas e autenticações realizadas em um meio não físico, tratam-se de procedimentos distintos.

A assinatura eletrônica coleta evidências para comprovar a assinatura em um documento. A assinatura é feita no computador através da utilização do mouse ou a digitalização de assinatura, no celular é feita com o dedo ou por meio de canetas eletrônicas. Este modelo de assinatura possui validade jurídica, porém não tem o mesmo valor que um cartório atribui.

Já a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. Trata-se do único meio que utiliza um certificado digital e, por isso, é idôneo, seguro e prova que o documento foi assinado por determinado indivíduo e possui a mesma validade jurídica que um cartório atribui.

Assinar documentos digitalmente: quais as principais possibilidades?

Ter um certificado digital e poder assinar um documento digitalmente é um grande benefício para seu negócio. Para que você compreenda como isso pode simplificar seu dia a dia, reunimos os documentos mais importantes e úteis que podem ser assinados por meio digital.

Lembrando que apenas quem possui um certificado digital pode fazer esse processo de maneira segura e produzir assinaturas com a mesma validade jurídica de uma autenticação.

Prossiga com a leitura e descubra as principais opções!

Contratos de aluguel

Já precisou redigir e assinar um contrato de aluguel em sua empresa? Quando esse processo é realizado manualmente, há uma série de requisitos e aspectos a serem observados. Em geral, seria necessário assinar, reconhecer firma e autenticar o documento no cartório para que ele se tornasse uma prova jurídica forte.

No entanto, todo esse processo pode ser reduzido com o uso de um certificado digital. Em outras palavras, você poderá assinar digitalmente seus contratos de aluguel — como locatário ou locador.

Contratos de prestação de serviços

Os contratos de prestação de serviços são comuns nos ambientes empresariais. É provável que você imprima e assine diversos deles durante um dia de trabalho e isso, com certeza, demanda tempo e recursos — é menos sustentável, pois utiliza mais papel, energia e impressora, por exemplo.

O interessante é que você pode assinar esses contratos digitalmente e tornar o procedimento muito mais eficiente. O cliente terá a garantia de ter acesso a um documento válido e você perderá menos tempo e reduzirá gastos.

Documentos garantidores de confidencialidade

O sigilo e a confidencialidade de certos documentos são algumas das preocupações mais recorrentes entre empresários e gestores. Todo negócio possui documentos e dados que precisam ser protegidos, mas garantir isso no meio virtual exige certos cuidados.

Por meio de um certificado digital, é possível, por exemplo, assegurar que o destinatário da mensagem e do documento é quem ele diz ser. Além disso, a criptografia, presente na chave pública do certificado, permite que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao documento confidencial.

Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs)

Outra opção interessante de utilização da assinatura digital são as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs). Esses documentos são muito utilizados por engenheiros, contadores e biomédicos e podem ser assinados digitalmente com rapidez e segurança.

Nesse caso, é sempre importante assegurar que o documento foi assinado pelo profissional responsável e capacitado para a tarefa. O certificado digital, então, cumprirá esse papel, dando muito mais segurança ao processo.

Procurações

No cotidiano de uma empresa, é normal que se trabalhe com procurações de diversos modelos e com inúmeros objetivos — como as procurações para advogados, entre sócios e, até mesmo, para a realização de atividades em nome de algum gestor.

Para tornar a tarefa mais rápida e atestar que o portador realmente possui os poderes que tal documento confere a ele, é interessante aproveitar o recurso da assinatura digital. A criptografia, nesse caso, é ponto chave para a segurança empresarial.

Depois de ler todos os tópicos acima, você acredita que assinar documentos digitalmente pode simplificar o cotidiano em seu negócio? Conforme visto, essa é uma modernidade e tendência para o universo corporativo. Afinal, a era digital já chegou e as empresas mais antenadas e inteligentes devem usufruir de tudo aquilo que a tecnologia tem a nos oferecer.

Ainda assim, é preciso ressaltar que, para que você possa usar da assinatura digital em todos esses documentos, você deve adquirir o seu certificado em uma empresa credenciada, como a Certisign, e buscar por uma plataforma que o auxilie a assinar e guardar em segurança a documentação de sua empresa, como o Portal de Assinaturas!

Quer descobrir na prática como funciona esse recurso? Faça um teste gratuitamente!

Assinar documentos digitalmente: quais documentos podem ser assinados?
Avalie este post
Você pode gostar
Como fazer uma assinatura digital em contratos realmente válida?
Como fazer uma assinatura digital em contratos com validade jurídica?
Crie sua assinatura online em 4 passos
Como criar assinatura online em 4 passos

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This