Nossas Soluções

Aplicativo de assinatura digital: Conheça essa inovação

Aplicativo de assinatura digital: Conheça essa inovação
0

Os avanços tecnológicos implementados em nosso dia a dia nas últimas décadas modificaram a forma como vivemos, principalmente nas relações sociais e no trabalho. Obviamente, alguns setores se destacaram mais que outros, como é o caso da informação e da comunicação.

Um dos recursos que se tornaram amplamente utilizados nos dias atuais foram os aplicativos para smartphones e tablets. Hoje, existem diversas funcionalidades que são realizadas por meio dessas alternativas.

Redes sociais, aplicativos de bancos, gestão financeira pessoal, exercícios físicos, aplicativos voltados para diferentes tipos de profissões e, até mesmo, para assinatura de documentos.

Em termos de assinatura, pode-se afirmar que é possível realizar a assinatura de documentos pela tela do celular. Esse recurso é excelente para empresários e profissionais liberais, provendo praticidade, agilidade na assinatura de documentos e outros benefícios.

Que tal aprender um pouco mais sobre o aplicativo de assinatura digital? Para isso, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre essa inovação. Vamos lá?

Por que baixar o aplicativo de assinatura digital?

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar por que se deve realizar o download do aplicativo assinatura digital. Pode-se destacar três principais razões para o uso do aplicativo: redução de custos, segurança jurídica e agilidade na execução de tarefas.

A redução de custos será iminente, evitando o uso de papel para emissão dos documentos e provendo a eliminação de custos operacionais. Além disso, destaca-se o aumento da eficiência dos processos devido à otimização, fazendo com que os profissionais tenham mais tempo para focar em tarefas mais importantes.

Já a segurança jurídica está diretamente ligada ao Certificado Digital, uma vez que todo documento que for assinado utilizando esse recurso terá validade jurídica e confiança pública (a mesma garantida por um cartório). Por meio de poucos cliques, qualquer arquivo eletrônico poderá ser assinado com valor jurídico e, pelo aplicativo, o processo durará poucos minutos.

Por fim, mas não menos importante, temos a agilidade na execução de tarefas. Essa característica é atribuída pelo fato de o procedimento de assinatura ser realizado rapidamente.

Assim, negócios serão formalizados, contratos fechados e acordos realizados a qualquer hora em qualquer lugar, evitando o deslocamento das pessoas e gerando uma incrível mobilidade aos usuários.

SignApp: O aplicativo de assinatura digital do Portal e Assinaturas

Agora que você já entendeu por que se deve realizar o download do aplicativo e as suas vantagens de utilização, é preciso saber mais sobre o Signapp, que já está disponível na loja de seu smartphone.

Para assinar um documento digitalmente pelo celular, é preciso que o usuário tenha um Certificado MobileID, que é um tipo de Certificado Digital específico para celular. É válido ressaltar que o SignApp é um aplicativo voltado exclusivamente para o procedimento de assinatura.

Entretanto, se o usuário não tiver um certificado, ele poderá utilizar o SignApp mesmo assim. Será possível assinar eletronicamente os documentos, sendo necessária a realização da grafia da assinatura com uma caneta touch ou o próprio dedo.

Passo a passo para utilizar o aplicativo de assinatura digital

Advogados, empresários e qualquer outro tipo de profissional podem emitir e armazenar, no celular ou tablet, o Certificado MobileID.

O primeiro passo para a utilização dos aplicativos é óbvio: realizar o download. Após, é preciso ter um certificado MobileID emitido e importá-lo para o SignApp. O próximo passo se dá pela realização de login no SignApp, utilizando o MobileID ou através de e-mail e senha anteriormente criados. Assim, será possível visualizar e assinar os documentos pendentes.

Não podemos deixar de mencionar que, quando um documento é enviado para a assinatura, os demais usuários recebem, em seus aparelhos, notificações informando sobre uma solicitação de assinatura. Essa solicitação é composta da origem da demanda, que nada mais é do que a identificação do assinante (pessoa, empresa ou sistema).

O cliente poderá ver o conteúdo que está prestes a ser assinado. Caso tudo esteja em seus conformes, o código PIN deverá ser inserido (senha do Certificado digital), realizando a assinatura.

É importante deixar claro que as solicitações de assinatura digital são direcionadas por meio da tecnologia Push Notification. Esse recurso permite ao tablet/smartphone o envio de notificações sem a necessidade de funcionamento do aplicativo.

Em outras palavras, as notificações são enviadas mesmo se o aplicativo estiver fechado. Esse tipo de situação também ocorre quando uma mensagem de texto é recebida em um celular.

A utilização de um aplicativo assinatura digital pode representar um grande diferencial para o seu negócio. Será possível otimizar os processos e prover agilidade em situações que são costumeiramente burocráticas e morosas. Além de assinar documentos com rapidez, será fácil evidenciar a eficiência do seu negócio. Vale a pena utilizá-los, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou do aplicativo de assinatura digital? Deseja ter acesso a mais conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, todos os nossos posts!

Aplicativo de assinatura digital: Conheça essa inovação
Avalie este post
Você pode gostar
Saiba como o Portal de assinaturas está colaborando para uma advocacia digital. Mais de 3.000 profissionais já deixaram a burocracia e o papel de lado.
De que maneira um portal de assinaturas para advogados favorece as suas rotinas?
Na prática, o Certificado Digital é uma identificação eletrônica com validade jurídica. Conheça os principais benefícios e usos dessa tecnologia.
Afinal, o que é e como funcionam os certificados digitais?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This