Indicadores de Performance Indicadores de Performance

O que fazer para ter um acompanhamento eficiente de indicadores de performance

6 minutos para ler

A gestão de qualquer processo empresarial depende de um bom planejamento, da organização da produção, da divisão das tarefas e da liderança, seguidas do controle e da medição dos resultados, com o objetivo de corrigir eventuais falhas e melhorar os processos continuamente.

Mas, afinal, como medir os resultados? É exatamente nesse ponto em que os indicadores de performance para processos empresariais costumam entrar.

Para que esses indicadores tenham uma contribuição eficiente de controle da empresa, é necessário que desenvolvam objetivos claros para definir as metas a serem alcançadas primeiro, além de entender perfeitamente o planejamento estratégico.

Em seguida, a elaboração e a gestão dos indicadores de performance podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa.

Pensando nisso, no post de hoje, abordaremos sobre os indicadores de performance, as suas características e como fazer para ter um acompanhamento eficiente em sua empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que são Indicadores de Performance?

Os Indicadores de Performance, também chamados de Indicadores de Desempenho, são importantes instrumentos de gestão para medir o resultado de uma organização.

Por meio deles, é possível medir as determinações de uma empresa, acompanhar as metas traçadas no fluxo de caixa, para saber se estão sendo alcançadas, e verificar quais as melhorias ou os agravos em relação aos indicadores financeiros passados.

Vale salientar que o desenvolvimento de uma empresa pode ser fortemente influenciado pela evidência desses indicadores, os quais devem ser utilizados nos diferentes serviços que agregam valor ao negócio.

É por meio deles que a empresa pode estimar se os processos estão atendendo às necessidades da empresa e atingindo os seus objetivos estratégicos. Uma ferramenta muito utilizada para auxiliar na determinação dessa finalidade é o Balanced Scorecard — metodologia de gestão e planejamento estratégico.

Para que servem e como utilizá-los?

O sistema que auxiliará para definir o desempenho da empresa terá um conjunto de indicadores previamente estabelecidos que precisam atender a demanda da empresa, avaliando, assim, o alcance ou não das metas previstas.

Além de medir a eficácia do negócio na conquista de suas metas — pois mensurar é essencial para que se entenda o que está acontecendo na gestão e quais impactos foram gerados —, os indicadores de performance permitem que as organizações realizem as intervenções necessárias baseadas em informações apropriadas e confiáveis.

Mas como definir um bom indicador de performance para os processos empresariais? Existem diversos tipos de indicadores de performance, cada um com uma função específica. Essas técnicas podem ser quantitativas ou qualitativas, e podem tanto avaliar os processos quanto mensurar a qualidade dos que estão sendo executados. Além disso, podem funcionar como veículos de comunicação dentro da organização.

Regularmente, os indicadores devem ser escolhidos, mensurados e acompanhados constantemente. Classificam-se quanto aos seus objetivos fins ou relacionam-se com uma área específica do negócio. Entre eles, pode-se destacar:

Indicadores de Produtividade

Esse indicador tem por objetivo criar estratégias que melhorem o fluxo de trabalho, otimizando a quantidade de funcionários necessária para um determinado planejamento. É a relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso, determinando o volume de entregas em relação ao tempo, ou a outros esforços.

Indicadores de Qualidade

Estão em parceria com os indicadores de produtividade, já que contribuem para entender qualquer desvio ou não conformidade que ocorreu durante o processo produtivo. Relaciona as saídas totais e as saídas adequadas ao uso, ou seja, sem defeitos ou incompatibilidades.

Além disso, esse indicador está relacionado ao grau de satisfação dos clientes. Por meio dele, é possível diagnosticar quais são os ajustes necessários no processo de trabalho.

Indicadores Estratégicos

Eles auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Ou seja, indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

Indicadores de Capacidade

Trata-se da relação entre o volume de produção de uma empresa e o tempo necessário para que isso ocorra. Em suma, é o demonstrativo do máximo que se consegue alcançar ou o que pode ser aumentado.

Indicadores de Lucratividade

Evidenciam a relação entre o faturamento total e o lucro gerado com as vendas, facilitando o diagnóstico entre os produtos ou serviços, e se eles oferecem um retorno apropriado à empresa.

Indicadores de Recursos Humanos

Esse indicador é específico da área de gestão de pessoas. Por meio dele, é possível entender a realidade da empresa quando o assunto é a satisfação e a produtividade dos seus colaboradores.

Em síntese, são feitas planilhas para acompanhar os índices de absenteísmo, o grau de rotatividade dos funcionários, a quantidade de demissões e contratações, os treinamentos, entre outros.

Indicadores de Eficiência e Eficácia

O indicador de eficiência consiste em reduzir os custos, mensurar todos os recursos aplicados, visto que, em sua essência, a eficiência tem como objetivo fazer da melhor maneira sem utilizar muitos recursos.

Já o indicador de eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os pretendidos. Ele mede a melhor condição de agir visando as consequências para a empresa. Seu maior foco é o produto, o resultado obtido e os lucros.

Qual a sua importância nos diferentes tipos de negócios e empresas?

Os indicadores de performance podem contribuir significativamente no processo de tomada de decisão na organização. São utilizados para monitorar as atividades da empresa, isto é, acompanhar o andamento do processo, reunir informações relevantes e disponibilizá-la de forma acessível para que os gestores tomem decisões seguras, resultando em procedimentos eficientes e eficazes e, consequentemente, resultados positivos à empresa.

É essencial medir os resultados sistematicamente e de forma estruturada para a gestão de uma empresa, além de proporcionar a cultura para a excelência, uma vez que viabiliza a comparação, fazendo com que as organizações tenham um diferencial de competitividade.

Vale ressaltar que é importante que existam critérios para a definição desses indicadores. Além disso, é preciso automatizar os processos cada vez mais. Tornando sua empresa mais ágil através da tecnologia, os indicadores serão alimentados com mais dados e com melhores resultados.

Para isso, é importante encontrar softwares de gestão de alto desempenho que ofereçam uma automatização dos seus processos.

Você pode automatizar a gestão e assinaturas de documentos, relacionamento com o cliente, fluxos de trabalhos, entre outros processos.

Gostou do nosso post sobre os indicadores de performance? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você poderá receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

O que fazer para ter um acompanhamento eficiente de indicadores de performance
5 (100%) 3 Votoss
Posts relacionados

Deixe uma resposta