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8 dicas para acelerar o crescimento da sua pequena empresa

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Um empreendedor sempre busca a expansão dos seus negócios. O uso do planejamento estratégico e a adoção de tecnologias é fundamental para alcançar esse objetivo, pois junto a isso ocorre o aumento da produtividade e do faturamento, criando um ambiente competitivo e inovador dentro da organização.

Para acelerar o crescimento da empresa é preciso ter os processos devidamente mapeados e analisar o fluxo de trabalho, para se ter um panorama dos pontos que podem ser reestruturados por meio da automação ou mudanças do modo de execução. Quanto maior o detalhamento melhor será a adoção de soluções estratégicas.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, 8 dicas para você acelerar o crescimento da sua empresa. Não perca!

1. Fique de olho nas oportunidades

Todo empreendimento, independentemente do seu segmento de atuação, possui uma certa versatilidade que pode ser utilizada estrategicamente. Busque novos segmentos e nichos de atuação que não estão sendo explorados. Isso envolve agregar valor aos produtos e serviços oferecidos para usufruir de um maior diferencial.

O mercado está cada vez mais dinâmico em seus ciclos de inovação e produção. Logo, oportunidades sempre estão surgindo e é preciso saber aproveitá-las. Isso demanda um forte empenho em adquirir informações sobre tendências e melhores práticas de negócios para acelerar o crescimento da empresa.

2. Monitore a concorrência

Para acelerar o crescimento da empresa é imprescindível analisar os concorrentes. Normalmente, isso é feito de forma intuitiva, porém, para que se tenha um conhecimento correto sobre a concorrência é preciso que haja um monitoramento. Isso envolve conhecer os pontos fortes e fracos e o perfil deles.

Compreenda qual os impactos e os níveis de interferência que eles exercem sobre suas vendas. Mas não se limite apenas a isso, vá além e faça uma análise de mercado para que você tenha uma visão do que os consumidores esperam e quais medidas você pode tomar para sair à frente da concorrência.

3. Tenha um objetivo de negócio bem definido

Para que você possa acelerar o crescimento da empresa é necessário compreender o seu diferencial. Concentrar suas energias nos pontos fortes permite delinear o objetivo de negócio de modo claro e preciso. Evite desviar o foco com produtos e serviços que não têm grande aceitação entre os clientes.

Afinal, a sua empresa precisa ser notada pelo que faz de melhor, sua especialidade é o diferencial que a coloca em evidência. Por exemplo, se sua especialidade é elaborar contratos de aquisição e venda de imóveis, seu objetivo deve ser dentro da área imobiliária. Isso não significa ficar em uma zona de conforto, mas sim que será nesse nicho que sua empresa buscará ampliação.

4. Treine e motive sua equipe

Uma organização é composta por pessoas engajadas em um único objetivo. Por isso, não deixe sua equipe desmotivada ou dispersa, o treinamento é de fundamental importância para acelerar o crescimento da empresa. Por esse motivo, treinamentos periódicos e divulgação de informações importantes são meios de unificar o time.

Além do mais, a motivação é outro fator que influencia diretamente na produtividade e na qualidade das entregas. Faça os profissionais compreenderem que eles são partes importantes no desenvolvimento estratégico e operacional, forneça feedbacks e ouça as sugestões para gerar uma interação efetiva, isso pode ser feito por meio de reuniões e preenchimento de questionários.

5. Aposte em novas tecnologias

A era digital já é uma realidade irreversível, empreendedores que querem se expandir no mercado precisam apostar em novas tecnologias. Podemos destacar o armazenamento em nuvem que permite a redução de custos com servidor interno, bem como a flexibilização da adesão dessa tecnologia de acordo com a necessidade da empresa.

Outro aspecto relevante da adoção de novas tecnologias é a capacidade de unificar dados e retirar deles conclusões estratégicas para a tomada de decisão. Por exemplo, saber o nível de aceitação de determinado produto em uma região por meio de um software de BI (Business Intelligence) para que de acordo com o volume de feedbacks você possa tomar medidas de correção e aperfeiçoamento, bem como criar métodos de personalização.

6. Invista em relacionamento com clientes

Atualmente, o perfil dos clientes está voltado para a capacidade das empresas de oferecerem seus serviços de maneira prática e digital, como a divulgação de promoções e materiais relevantes para os seus interesses. Por esse motivo, o investimento no relacionamento com os clientes proporciona uma aproximação e interação maior com eles.

Um exemplo disso é o uso de uma solução CRM (Customer Relationship Management), que armazena centralmente dados relacionados a vendas e os apresenta em um formato fácil de rastrear, permitindo o acompanhamento do progresso da equipe e otimiza o processo de vendas. Vale destacar que com as plataformas sociais você pode obter múltiplos canais de interação com os consumidores.

7. Otimize processos internos

A otimização dos processos internos viabiliza uma maior capacidade de acelerar o crescimento da empresa. Essa tarefa deve ser inicialmente feita mediante a elaboração de uma lista com todos os processos principais e auxiliares. Após isso, o levantamento de soluções possíveis fica mais simples, devido ao entendimento da natureza de cada atividade dentro do fluxo de produção.

Por exemplo, o tempo e recursos perdidos com a busca de documentos e suas respectivas assinaturas são constantes em processos manuais. Por meio da adoção do Portal de Assinaturas há uma otimização real, porque todos os arquivos são armazenados eletronicamente, bem como seu envio e acesso. Junto a isso, a legitimação é feita por meio da assinatura digital, o que traz ganhos completos.

8. Inove de acordo com a necessidade do cliente

A chave para acelerar o crescimento da empresa é a experiência do cliente com o seu negócio. Diante de tantas possibilidades oriundas da revolução digital, as demandas dos consumidores mudaram. Logo, o público é o termômetro que indica o quanto a sua estratégia de inovação está sendo eficaz e o que precisa ser adicionado ou corrigido.

Busque oferecer serviços personalizados, isso demostra a sua flexibilidade e capacidade de adequação ao tipo de perfil do cliente. Isso aumenta o engajamento, fidelizando seu público e tornando-o divulgador da sua marca no mercado.

Dessa forma, seguindo essas dicas você pode acelerar o crescimento da empresa de maneira consistente. Não deixe de avaliar seu mercado de atuação e se atentar ao que os seus clientes estão buscando. Quanto mais conectado aos sinais do mercado consumidor melhor para alcançar o seu objetivo de expansão no mercado.

E então, gostou dessas dicas? Agora que você conheceu as melhores maneiras para acelerar o crescimento da sua empresa, descubra como tornar uma pequena empresa em um negócio escalável. Até a próxima!

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