Dicas de Gestão

8 práticas para tornar a sua empresa sustentável

Considerada uma das práticas que mais tem se destacado no mercado atualmente, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação crescente. Conheça 8 práticas indicadas.
0

Considerada uma das práticas que mais tem se destacado no mercado atualmente, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação crescente, haja vista a ameaça dos recursos naturais, em consequência da ação humana.

O desenvolvimento sustentável demanda planejamento e participação de toda a população. Nesse contexto, cada vez mais os consumidores estão optando por buscar serviços e produtos sustentáveis. Por isso, as empresas têm se adaptado às novas demandas.

Mas, afinal, o que é sustentabilidade? Quais hábitos adotar na empresa para torná-la sustentável? Abordaremos, no post de hoje, o conceito de sustentabilidade e as 8 práticas necessárias para tornar a sua empresa sustentável. Continue a leitura e confira!

Entenda a Sustentabilidade

Um dos termos mais utilizados atualmente para falar do meio ambiente e seus impactos causados pelo homem é a sustentabilidade. Entende-se por sustentabilidade o conjunto de ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais da população, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Isto é, relaciona-se diretamente ao desenvolvimento material e econômico sem agredir o meio ambiente e provocar escassez dos recursos, usando-os de forma inteligente.

Para que uma empresa se torne sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar ações éticas — práticas que visem seu desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente. Como vantagens, as organizações tornam-se mais lucrativas e passam a exercer influência social.

Práticas sustentáveis nas empresas

A instituição deve adotar práticas internas para ser uma empresa sustentável e para melhorar o aproveitamento dos recursos utilizados diariamente. Confira, a seguir, 8 técnicas que separamos para vocês!

1. Reduzir o uso de copos plásticos

A substituição de copos descartáveis por reutilizáveis gera uma economia para a empresa e beneficia o meio ambiente com o menor descarte de resíduos. Se cada funcionário trocar os copos descartáveis por canecas ou copos de vidro, ao final do dia, o acúmulo de lixo será reduzido.

2. Usar racionalmente a água e a energia elétrica

A economia de água e energia contribui para a diminuição dos impactos ambientais e econômicos da empresa. Para isso, é necessário identificar o padrão de consumo do espaço para aplicar investimentos em eficiência energética e projetos de conservação de água.

Trocar cores de paredes, mensurar o uso do ar condicionado, instalar temporizadores em aparelhos, conservar os filtros e as serpentinas limpos, redimensionar o uso de máquinas e equipamentos, manter a revisão periódica na parte hidráulica, evitar vazamentos e fazer reaproveitamento da água são alguns exemplos que contribuem para a atitude.

Outro fator importante é optar por aparelhos mais novos e que estejam dentro dos critérios de classificação de consumo sustentável.

3. Reduzir o uso de papel

O consumo de papel dentro das empresas, na maioria das vezes, é excessivo. Portanto, evitar o desperdício de papel é uma das ações mais rápidas e eficientes, que podem gerar redução de custos, economia de espaço em armários e agilidade operacional.

Uma alternativa é utilizar ferramentas para organização, em que é possível salvar documentos na nuvem, fazer o upload de arquivos, criar um fluxo de assinatura e certificado digital. Por meio delas, além de garantir autenticidade com as assinaturas digitais, a empresa também passa a organizar os documentos de forma prática e fácil.

4. Investir em reciclagem

Se não vai mais utilizar, procure uma maneira de reciclar os materiais que poderiam ser descartados. O uso da reciclagem de materiais, associado à realização de campanhas, é um fator essencial para que a empresa se torne sustentável.

A busca de melhorias nos processos produtivos e o tratamento correto dos dejetos e efluentes são exemplos de práticas utilizadas nas organizações.

5. Inserir coleta seletiva de materiais

Fazer o descarte correto do lixo e, ainda, dispor de várias lixeiras em locais estratégicos permite uma melhor higienização do ambiente e facilita a separação do lixo orgânico do lixo reciclável.

A empresa pode auxiliar criando cartazes, lembretes, e-mails falando sobre a importância da separação de resíduos.

6. Criar projetos sociais e educacionais voltados para a preservação ambiental

O desenvolvimento sustentável não integra apenas práticas do dia a dia, mas também projetos sociais reais. Embora algumas empresas os façam apenas com o intuito de melhorar a imagem da empresa, muitos são usados como medidas resolutivas para a sociedade.

Cabe às empresas desenvolver ações que contribuam para a promoção de informações voltadas à proteção do meio ambiente e ao adequado manejo de resíduos sólidos, por meio de campanhas que integrem toda a comunidade.

7. Utilizar fontes renováveis

As fontes renováveis visam, na maioria das vezes, à economia de energia elétrica e de combustível. Por serem consideradas inesgotáveis, representam inúmeros benefícios, pois não resultam de processos que trazem prejuízos ao meio ambiente.

Com elas, é possível minimizar as emissões de CO2 (dióxido de carbono), melhorando a qualidade de vida da sociedade.

8. Criar políticas de incentivo e conscientização

Alguns dos principais obstáculos para o desenvolvimento dessas práticas sustentáveis são a falta de investimento para os projetos e a falta de uma política de fiscalização que incentive essas iniciativas.

Promover campanhas junto à comunidade e inserir postos de coletas para reciclagem de materiais como garrafas PET, latas de alumínio, papel, pilhas, entre outros, afirmam as ações de sustentabilidade da empresa.

Além disso, é importante que durante todo o processo os funcionários mantenham-se informados e engajados na causa, para que a implantação e a manutenção das práticas sejam eficazes.

É importante ressaltar que de nada vale a adoção dessas práticas sem a realização de mudanças nos hábitos das pessoas.

Portanto, adotar ações de sustentabilidade garante a longo prazo boas condições no planeta para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Viabiliza a manutenção dos recursos naturais e assegura uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Com o intuito de demonstrar ações sustentáveis, algumas empresas no mercado disponibilizam ferramentas de Gestão e Assinatura Online que oferecem à sua empresa a possibilidade de gerenciar seus documentos em uma plataforma prática e automatizar o processo de assinaturas e outros documentos.

Gostou do nosso post sobre as práticas de como tornar a sua empresa sustentável? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

8 práticas para tornar a sua empresa sustentável
Avalie este post
Você pode gostar
Saiba quais são as ferramentas de produtividade mais usadas no mercado
Saiba por que você não deve escanear a sua assinatura e como pode obter uma assinatura eletrônica com validade jurídica em todo o país.
Escanear assinatura: entenda porque essa prática não é recomendada

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu site

Share This