7 dicas para gerar lucro e valor em sua pequena empresa

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Gerar lucro e gerar valor: essas metas são unânimes entre empreendedores e gestores. Afinal de contas, a sobrevivência de qualquer negócio está associada justamente a esses fatores! Mas a questão é: o que fazer para conquistar esses objetivos?

A boa notícia é que existem certas práticas capazes de alavancar o crescimento de uma empresa de pequeno porte, colocando-a em posição de destaque no mercado. O detalhe é que nem todos as conhecem. Pronto para desvendar esse mistério?

Lembre-se de que, em um cenário de alta concorrência, a informação sempre será sua maior arma. Por isso, não deixe de ler este post até o final e conferir as dicas que selecionamos para você!

Entenda o que é gerar valor e por que é importante

É bem provável que você já tenha ouvido falar que as empresas contemporâneas devem se preocupar em gerar valor — para a empresa, para o produto ou para o cliente. Mas, na prática, o que é isso?

Em primeiro lugar, é fundamental compreender que gerar valor não está associado ao preço de um item. Na verdade, falamos de vivências, experiências e vantagens que podem ser desfrutadas pelo cliente em troca do preço que ele paga por um bem ou por um serviço.

Todo empreendimento existe para satisfazer a necessidade de consumidores. Só que o mercado atual exige que isso seja feito com excelência, que a experiência de compra seja realmente diferenciada.

Sempre que você ouvir falar em gerar valor, portanto, não se esqueça de que estamos falando de gerar importância. Valor é a importância que damos a algo.

Conheça a relação entre gerar lucro e gerar valor

Se gerar valor é criar importância para algo, toda empresa deve investir nessa estratégia se quiser conquistar bons lucros, certo? Isso porque não basta vender um produto ou serviço, é fundamental garantir que o cliente tenha acesso a um atendimento de qualidade, a um produto inovador, de forma a se sentir plenamente feliz com a transação.

Talvez você ainda não saiba, mas 89% dos consumidores brasileiros afirmam que a experiência é o que mais impacta a decisão de compra. Essa foi a conclusão de um estudo feito pela PwC, mostrando que nosso mercado é o que mais valoriza esse aspecto. No mundo, essa opção foi a escolha de 73% dos entrevistados.

O que podemos concluir daí é que gerar valor é requisito básico para que os negócios consigam gerar lucro. Por isso, as empresas que percebem logo essa relação e passam a criar valor acabam dando as cartas no mercado, conseguindo crescer de maneira produtiva e rentável.

Confira as 7 melhores estratégias para gerar valor e lucro

Você tem uma pequena empresa e não sabe como se destacar no mercado? Pois a resposta é simples e objetiva: comece a gerar valor para seu negócio!

Nós sabemos que essa estratégia não é tão simples de ser executada, especialmente porque o tema tem uma certa subjetividade e apresenta diversos caminhos a seguir. Por isso, para simplificar esse processo para sua empresa, selecionamos 7 dicas infalíveis. Confira!

1. Conheça bem seus consumidores

Conhecer bem seus clientes é o primeiro passo para gerar valor e, consequentemente, aumentar sua lucratividade. Afinal, seu objetivo é agradá-los e satisfazer suas necessidades.

Para tanto, é interessante realizar pesquisas de mercado, avaliar o comportamento de compra de seus consumidores e estimular a participação e o diálogo com a marca. Quanto mais próximo você estiver do público, melhores serão os resultados alcançados.

2. Adote uma cultura inovadora

A inovação é elemento essencial para as pequenas empresas, ajudando-as a superar os obstáculos gerados pela falta de estrutura para que disputem mercado com as grandes marcas de maneira competitiva.

Sabendo disso, é importante se esforçar para que essa característica se torne parte do DNA do seu negócio. Com uma cultura inovadora e aberta a tendências e novidades, você conseguirá gerar valor e lucro de maneira natural.

3. Aposte no recrutamento de talentos

O capital humano é um dos bens mais valiosos que um empreendimento pode ter. Um bom administrador deve, portanto, estar sempre em busca de talentos para incorporar à sua equipe.

O ideal é que a gestão participe ativamente do recrutamento e da seleção de funcionários, de preferência apostando em profissionais proativos, criativos, capacitados e dispostos a crescer junto com a empresa.

4. Fique atento aos pilares da experiência do consumidor

Como mencionamos, a experiência do consumidor deve ser uma das bases do funcionamento da empresa. Para que isso aconteça, é interessante que você adote alguns valores e comportamentos ao tomar decisões e lidar com seus clientes, como:

  • segurança: o cliente deve confiar naquilo que sua empresa promete;
  • eficiência: seja ágil ao propor soluções para o problema apresentado;
  • coerência: cuide para que haja um alinhamento entre o que você diz, promete e executa;
  • personalização: mostre ao cliente que ele é especial e que você entende suas necessidades.

5. Invista em tecnologia

Não há como falar em gerar valor sem citar o emprego de tecnologia. Os diversos recursos à disposição do empresário hoje servem para tornar seu cotidiano mais prático, ágil e seguro, o que obviamente gera importância e satisfação ao consumidor.

Nada de se prender a antigos métodos de gestão! Fique atento às ferramentas que podem ajudá-lo em seu cotidiano e utilize melhor seu tempo, dedicando-o a aspectos mais estratégicos, que contribuirão para seu crescimento.

6. Amplie os canais de atendimento e venda

Considerando que o consumidor moderno está cada vez mais multicanal, é imprescindível que as empresas acompanhem essa demanda. Pensando nisso, estruture diversos canais de atendimento e venda, a fim de garantir que o cliente tenha uma experiência positiva em todos eles.

A ideia é ter uma loja física, um site, um blog e até aplicativos. Quanto mais diversificada for a sua atuação, maior será o seu poder de atração e, consequentemente, seus lucros.

7. Qualifique sua presença no mundo digital

Nossa última dica é que você busque qualificar sua presença no mundo digital. Grande aliada do empresário, a internet deve ser muito bem aproveitada especialmente pelas pequenas empresas.

Trate de ser uma presença marcante nas redes sociais e se esforce para se tornar referência em sua área de atuação. Esse tipo de visibilidade é preponderante para o sucesso empresarial, sendo capaz de agregar muito valor à marca.

Como foi visto ao longo do post, gerar valor e gerar lucro são metas que caminham lado a lado. E não se engane: ser um pequeno negócio não é impedimento para se destacar no mercado. Um dos caminhos mais promissores para alcançar um crescimento saudável e duradouro é investindo na experiência e satisfação de seus clientes. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática o que aprendeu!

Por fim, se gostou deste conteúdo, aproveite para conferir 5 dicas para melhorar a experiência do cliente com o Portal de Assinaturas!

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