As inovações contemporâneas chegaram nas ferramentas de engenharia. Conheça 6 ferramentas que estão revolucionando esse mercado. As inovações contemporâneas chegaram nas ferramentas de engenharia. Conheça 6 ferramentas que estão revolucionando esse mercado.

6 ferramentas de engenharia que estão revolucionando o mercado

7 minutos para ler

As inovações contemporâneas chegaram nas ferramentas de engenharia. Nos últimos anos, a quantidade e a variabilidade de dispositivos que forma criados e implementados na construção civil revolucionou o mercado e transformou a vida de engenheiros e demais profissionais.

É importante lembrar que as empresas estão buscando formas de aumentar sua produtividade, bem como sua eficiência, principalmente em relação ao uso de recursos. A busca por construções sustentáveis, por exemplo, evidencia essa nova tendência.

Para conseguir esses aspectos, muitos profissionais estão usando alguns utensílios capazes de facilitar suas atividades, melhorar a gestão dos projetos, facilitar o cumprimento dos marcos que foram previamente estabelecidos e, também, aumentar a qualidade das construções e o nível de satisfação dos clientes.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja 6 ferramentas de engenharia que estão revolucionando o mercado. Não deixe para depois!

1. Drones

O uso de drones já está se tornando comum no campo da construção civil. Muitas empresas têm optado por esse recursos para analisar terrenos e áreas, antes do início das obras. Esse tipo de ferramenta permite que os engenheiros tenham uma visão completa da região a ser edificada, facilitando a identificação de possíveis interferências e problemas, melhorando toda a gestão do negócio.

Além disso, os drones podem ser utilizados para se criar um histórico da construção. Por meio das imagens aéreas será possível verificar a evolução das atividades, permitindo a criação de relatórios de acompanhamento mais completos para os stakeholders do projeto. Interessante, não é mesmo?

2. Impressão 3D

A impressão 3D também pode ser considerada uma ferramenta de engenharia que está revolucionando o mercado. Em países como China e Estados Unidos, essa tecnologia já está sendo bastante empregada.

Dentre suas principais vantagens podemos destacar a possibilidade de eliminar os desperdícios de materiais no canteiro de obras, aumentar a segurança dos profissionais e, principalmente, diminuir o tempo de construção. Na China, uma empresa se diz capaz de construir 10 casas em apenas 24 horas.

É válido afirmar que essas vantagens também interferem no custo final do empreendimento, que pode diminuir consideravelmente. Já existem algumas empresas brasileiras se especializando nesse mercado. Uma startup montada por estudantes da Universidade de Brasília, por exemplo, disse que é possível construir casas de 50 m² por apenas R$30 mil. Fantástico, não é mesmo?

3. Robôs

Os robôs estão sendo utilizado nos mais diversos setores, e na construção civil não poderia ser diferente. Serviços preliminares, por exemplo, exigem a utilização de um equipamento conhecido como estação total. O emprego da tecnologia permitiu a criação de estações robóticas.

Dessa maneira, esse equipamento pode ser operado e coordenado remotamente, sendo considerado um recurso fácil para se incorporar em um canteiro de obras. As vantagens da implementação desse tipo de ferramenta são:

  • obtenção de dados em tempo real;
  • realizações de inspeções mais rápidas;
  • informações mais precisas;
  • menor índice de erros e retrabalhos.

4. Dispositivos móveis

Apesar de não ser tangível, como as outras ferramentas de engenharia que destacamos, os dispositivos móveis merecem certo destaque. Hoje em dia já é possível controlar uma obra a distância, pela palma de sua mão.

Os recursos disponibilizados para celulares e tablets, como aplicativos e softwares, permitem que os profissionais possam analisar informações importantes no momento certo, tomando decisões importantes e minimizando erros no desenvolvimento das atividades.

Registro fotográfico, plantas atualizadas, modelos 3D e, até mesmo, a alocação de tarefas por profissionais são dados que podem ser vistos e gerenciados pela tela do seu celular. Dessa forma, o engenheiro gerente de projetos terá uma visão completa do empreendimento, podendo comparar aquilo que está sendo realizado com o que foi previsto.

Outra grande vantagem desses recursos é a facilidade na obtenção de informações. Os dados serão mais simples de serem entendidos, sendo expressos em gráficos e tabelas. Então, pode-se dizer que a elaboração de relatórios de acompanhamentos, principalmente para stakeholders que não entendem muito do assunto, será mais simples de serem realizados.

5. Sensores vestíveis

A segurança do trabalho sempre foi uma das principais preocupações do setor da construção civil. Nesse sentido, a tecnologia vestível chegou no mercado para aumentar os níveis de segurança dos colaboradores.

Essa tecnologia nada mais é do que o emprego de sensores inteligentes nas roupas dos colaboradores, permitindo que eles se tornem mais eficientes na execução de suas atividades e trabalhem com mais segurança.

Para facilitar o entendimento, podemos destacar que os capacetes, por exemplo, apresentam sensores que indicam a existência de impactos. Os relógios, por sua vez, podem monitorar a temperatura corporal, evitando a exaustão térmica, entre outras ferramentas.

6. Modelagem 3D

A última ferramenta que destacamos é a modelagem 3D, talvez a ferramenta de engenharia mais conhecida. Certamente, você já ouviu falar sobre o BIM (Building Information Modeling), seja em uma palestra ou em um curso profissionalizante.

Essa tecnologia é capaz de criar modelos virtuais de um projeto, realizando, entre outras atividades, a compatibilização de projetos. Dessa forma, será possível identificar alguns problemas, como conflitos entre o projeto estrutural e o hidráulico, antes do início da execução do empreendimento.

Assim, soluções rápidas e urgentes não precisarão ser tomadas e o projeto poderá seguir o seu curso normal, de acordo com o que foi planejado.

Outro ponto interessante dessa ferramenta de engenharia é a atualização em tempo real dos projetos. Logo, a utilização errônea de projetos obsoletos, erros de cálculos e outros desvios serão facilmente corrigidos, dando agilidade e eficiência na gestão de projetos.

Não podemos deixar de mencionar a importância do planejamento de projetos que pode ser simplificado pela adoção da modelagem 3D. O atraso de obras ainda é um dos principais problemas do setor e as empresas estão sempre buscando maneiras para solucionar os problemas.

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para tal. O ideal é estudar o projeto como um todo, contando com uma equipe capacitada e especializada. Além disso, realizar brainstorms sobre as principais soluções e definir o cronograma de execução de atividades são outras atividades fundamentais para o sucesso de um empreendimento.

Por fim, mas não menos importante, podemos dizer que a utilização de documentos eletrônicos com assinatura digital, para laudos, projetos e outros comprovantes pode trazer agilidade e eficiência para o setor. Assim, não será mais necessário assinar nenhum documento manualmente, pois todo o processo de assinatura será feito digitalmente.

Além disso, os documentos eletrônicos serão mais facilmente gerenciados, sendo enviados para os principais stakeholders sempre que uma versão atualizada for lançada, garantindo a segurança das informações e confiabilidade nos dados. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

As ferramentas de engenharia são recursos que vieram para ficar. Algumas ainda não estão sendo utilizadas, enquanto outras estão passando por um processo de adaptação. Contudo, é preciso lembrar que estamos na era da informação, ou seja, quanto mais bem informados estivermos, maiores serão as chances de sucesso de um empreendimento. Pense nisso.

E aí, o que achou das ferramentas de engenharia que destacamos? Ficou interessado? Então, conheça como o portal de assinaturas pode otimizar a rotina de engenheiros. Não deixe para depois.

6 ferramentas de engenharia que estão revolucionando o mercado
5 (100%) 3 Votoss
Posts relacionados

Deixe uma resposta