Dicas de Gestão

5 pequenas empresas de sucesso para você se inspirar

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Grandes empresas com filiais em várias cidades ou mesmo em outros países são facilmente identificadas como bem-sucedidas. No entanto, empreendimentos bem menores podem se tornar pequenas empresas de sucesso.

Mais do que nunca, a medida de sucesso tem sido o faturamento e a solidez da empresa. O tamanho do negócio, muitos colaboradores ou sedes de grande porte nem sempre garantem o seu êxito sobre a concorrência.

Apesar dos tempos difíceis, alguns empresários construíram marcas fortes partindo de uma estrutura e orçamento enxutos. Se não há uma receita exata para isso, podemos apontar alguns pontos em comum entre as empresas de sucesso.

Inspire-se nos 5 exemplos a seguir e amplie a sua base de clientes, tornando a sua empresa também uma marca de sucesso. No final, confira as dicas que as pequenas empresas de sucesso tem para compartilhar com você.

Quais são as empresas de sucesso para se inspirar?

1. Brasil Cowboy

Criada em 2009, essa loja on-line de Campo Grande — MS vende roupas, calçados e acessórios com estilo “country”. Atende a todo o território nacional, fazendo um uso inteligente das redes sociais para relacionamento e fidelização de clientes.

Contudo, o seu crescimento de 30% ao ano e a indicação para finalista em 2015 do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas) não se devem somente a sua presença no meio digital.

Essa empresa com apenas dez funcionários investe em gestão utilizando métricas de desempenho e seleção criteriosa dos seus colaboradores. Com planejamento estratégico e foco no atendimento ao cliente, já lançou produtos da própria marca e é uma das empresas de maior sucesso no setor.

2. Farmácia Nativa

O equilíbrio entre responsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas já rendeu à Farmácia Nativa de São Lourenço do Sul — RS o destaque no MPE Brasil 2015. Essa empresa investe no contínuo aperfeiçoamento dos seus funcionários, o que contribui para qualidade técnica e engajamento dos colaboradores.

Além disso, realiza duas campanhas anuais de saúde junto à população. Uma delas visando a prevenção do câncer de pele, distribuindo amostras de filtros solares nas praias de água doce da região no verão. A outra é a Blitz da Saúde, em que os seus funcionários realizam medições gratuitas de pressão e glicose em frente a farmácia.

3. Ciao Mao

Em 2007, a designer Priscila Callegari abriu em Jundiaí — SP a sua primeira loja de calçados. Com o slogan “Múltiplo e singular como você”, o diferencial dessa marca é criar sapatos confortáveis e que sejam originais.

Mais do que buscar modelos criativos, a Ciao Mao permite ao cliente participar da sua criação. A customização interativa possibilita que o comprador dê o seu toque sugerindo o acréscimo de adereços que tornam a peça única.

A fabricação de cada modelo é limitada, podendo ser de poucos pares. Além da participação ativa do cliente no processo produtivo, a valorização da matéria-prima de origem nacional e preceitos de sustentabilidade são os diferenciais no sucesso dessa empresa.

4. Autvix Engenharia

Atuando na área de automação industrial, a Autvix era considerada bem-sucedida até que, em 2011, foi constatada a sua vulnerabilidade. Nessa época 80% do seu faturamento dependiam de apenas 4 clientes. Situação que representava um risco para a estabilidade da empresa.

Isso levou a Autvix a participar de um projeto do Sebrae para a renovação dos seus sistemas de gestão. Com as mudanças, a base de clientes aumentou em 300% e a empresa ganhou maior solidez e estabilidade.

Hoje, com apenas 9 funcionários, consegue prestar serviços de consultoria, treinamento e integração de sistemas em todo o território nacional e América do Sul. Tem entre os seus clientes diretos empresas como PETROBRAS e Vale, além de parcerias com GE e Yokogawa.

5. Insemine

Há 10 anos, um grupo de médicos da Área de Reprodução Humana formou o centro Insemine — RS. O objetivo era auxiliar os casais a realizarem o sonho de ter uma família com foco na humanização e excelência do trabalho.

Desde então, o corpo técnico da clínica tem investido no treinamento em renomados centros de Reprodução Assistida. O pioneirismo no emprego de técnicas de ponta nessa área é um dos diferenciais dessa empresa.

Outro destaque está na constante capacitação dos seus administradores junto ao Sebrae. Essa busca na melhoria de gestão de pessoas, processos e recursos foi premiada novamente pelo MPE Brasil 2017.

Quais as lições que as pequenas empresas de sucesso trazem?

Essas empresas têm portes e trajetórias diferenciados. Pertencem a setores diferentes da economia, mas é possível extrair algumas lições das suas histórias. Confira:

1. Revisão de processos

É muito importante que periodicamente os processos sejam reavaliados e modificados. Essa prática permite a constante melhoria do seu produto ou serviço.

2. Inovação

As transformações tecnológicas nunca ocorreram em um ritmo tão acelerado. E a sua concorrência sabe disso! Investir em inovação aliada a revisão de processos tornou-se fundamental para o sucesso de uma empresa.

3. Gestão de pessoas

A qualificação dos colaboradores e o seu engajamento com a missão da empresa é um aspecto que não pode ser descuidado. Uma equipe numerosa nem sempre é mais produtiva do que uma pequena, mas bem treinada.

4. Qualidade de atendimento

O lema “Empresa feita de pessoas para pessoas” deve ser adotado por qualquer administrador que queira prosperar. A atenção com o atendimento e com o pós-venda  é algo que os clientes valorizam bastante.

5. Adaptações sempre que necessário

As condições da economia e da política nem sempre serão as mais favoráveis para o seu negócio. Para que ele sobreviva e prospere mesmo nos momentos de crise é preciso adaptação. Uma avaliação da realidade em que se está inserido e como isso afeta a empresa pode ser a diferença entre crescer e falir.

6. Procura de ajuda

Dar conta de todos essas lições sozinho pode ser difícil. Por isso, procurar ajuda é a melhor saída. Entidades como o Sebrae estão presentes em todos os Estados e têm a missão de auxiliar as pequenas e médias empresas. Criar uma rede de parceiros entre prestadores de serviços complementares também pode ser bastante produtivo para todos.

As micro e pequenas empresas são uma força importante na nossa economia. Elas produzem quase um 1/3 do nosso PIB e detêm cerca de metade dos postos de trabalho. A solidez delas é essencial para o Brasil. Aplique essas lições na administração do seu negócio e faça parte também das pequenas empresas de sucesso.

Divida essas lições com seus amigos compartilhando este artigo nas redes sociais e ajude a fortalecer nossas pequenas empresas.

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