5 dicas para melhorar a experiência do cliente com o Portal de Assinaturas

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Em um mercado competitivo, com consumidores conectados e cada vez mais bem informados e exigentes, melhorar a experiência do cliente tornou-se pré-requisito para a sobrevivência das empresas.

Em uma pesquisa realizada pela Dimensional Research, 90% dos entrevistados afirmaram que avaliações online positivas influenciam suas compras; no entanto, 86% se deixam levar por opiniões negativas. Esses dados apontam a importância de agradar o cliente em plena era digital.

Quando se presta atendimento ao cliente, é preciso prezar pela qualidade. O mau atendimento pode causar danos catastróficos à imagem de uma marca, em tempos em que os consumidores realmente se preocupam com isso no momento da decisão.

Levando em conta a importância de melhorar a experiência do cliente, elaboramos este post com 5 dicas sobre como fazer isso por meio do uso do Portal de Assinaturas — uma ferramenta para a gestão de transações digitais.

1. Tenha mais controle sobre documentos e informações

Informação é um ativo de grande valor para qualquer empresa. Dessa maneira, a gestão de documentos e informações é primordial para o sucesso de qualquer negócio, impactando diretamente a experiência do cliente.

O consumidor da era digital é exigente e espera das empresas atendimento ágil e personalizado. Portanto, é crucial ter documentos bem organizados e informações acessíveis para melhorar a experiência do cliente.

Utilizando o Portal de Assinaturas para gerenciar documentos digitais, fica mais fácil ter controle sobre eles e suas informações.

Por meio de funcionalidades como armazenamento em nuvem, criação de fluxos de assinaturas, envio de notificações, controle de status, assinatura pelo celular, entre outras, o processo se torna mais simples, permitindo que a empresa entregue seu produto ou serviço mais rapidamente.

2. Facilite a contratação por meio de documentos digitais

Adotar contratos digitais é uma medida útil para qualquer tipo de empresa; no entanto, para alguns tipos de negócio e, em especial, para algumas áreas dentro da empresa, facilitar a contratação é ainda mais importante. É o caso de locação de imóveis e prestação de serviços, e de setores como compras, contratos e suplly chain.

Ao utilizar contratos digitais, assinados digitalmente, é possível oferecer aos clientes muito menos burocracia, com mais praticidade e a mesma validade jurídica.

Tanto a assinatura eletrônica quanto a digital são respaldadas pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, podendo ser utilizadas em diversos tipos de documentos, de acordo com os requisitos de autenticação de cada um.

A assinatura eletrônica é ideal para documentos internos e de baixo valor, como propostas comerciais, formulários cadastrais, entrega de mercadorias, contratos de prestação de serviços — luz, TV a cabo, plano de saúde e muitos outros.

Já a assinatura digital, pode ser usada em contratos de alto valor, laudos técnicos, procurações, documentos fiscais e contábeis e muitos outros.

3. Reduza custos na gestão de assinaturas

Com a digitalização do processo de assinaturas, é possível reduzir uma série de custos, como produção, armazenamento e transporte de documentos, durante os trâmites de assinatura de todas as partes. Veja alguns:

  • impressões e material de escritório;
  • aluguel de espaço para arquivo ou terceirização da guarda de documentos;
  • contratação de serviços de motoboy ou deslocamento de funcionários;
  • despesas de viagens, no caso de negócios realizados com clientes ou fornecedores de outras localidades;
  • mão de obra, uma vez que os funcionários envolvidos na manipulação de documentos impressos e nos trâmites do processo manual de assinaturas podem ser reaproveitados em funções mais relevantes.

Essa economia pode ser revertida em investimento, por exemplo, em estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Além disso, acarreta redução do custo do seu produto ou serviço — podem ser oferecidos preços mais competitivos e destacar-se da concorrência.

4. Integre o Portal de Assinaturas à plataforma de sua empresa

Essa ferramenta pode ser integrada em qualquer aplicação ou site, além de sistemas de gestão, atendimento ao cliente e outros. Dessa maneira, por meio de APIs, é possível adicionar as assinaturas e outros serviços à plataforma ou site da empresa.

Essa alternativa é fundamental para melhorar a experiência do cliente, que pode realizar as transações digitais, formalizando-as, sem precisar ir e vir entre o site da empresa e o Portal de Assinaturas. O processo ganha agilidade e praticidade, além de ser mais amigável e seguro.

Para facilitar a integração, a Certisign, empresa responsável pelo portal, disponibiliza também o Portal do Desenvolvedor, com todas as informações e orientações necessárias à integração.

5. Ofereça segurança a seus clientes

Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso a ela, é crescente a preocupação com a segurança da informação. Crimes cibernéticos — roubo e sequestro de informações, fraudes, uso indevido de dados pessoais, entre outros — são uma das maiores ameaças ao sucesso das empresas na atualidade.

Dessa forma, além de digitalizar processos, é preciso cuidado extra ao escolher a plataforma de gerenciamento de transações digitais a ser utilizada. É preciso garantir a confidencialidade dos dados trocados entre a empresa e o cliente.

Todas as assinaturas realizadas no Portal são criptografadas, garantindo o sigilo e a inviolabilidade das informações. Além disso, a Certisign é a primeira Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) homologada pelo ITI (Instituto de Tecnologia da Informação).

O carimbo do tempo confere ainda mais segurança aos documentos digitais, atestando a data e a hora em que foram assinados, e que não foram alterados após a aplicação do carimbo.

São muitas as maneiras de realizar melhorias no atendimento ao cliente. Abordamos aqui aquelas relativas aos serviços digitais, como o Portal de Assinaturas — plataforma facilitadora da gestão de documentos e informações.

A desburocratização de processos, otimização dos fluxos operacionais, economia de tempo e redução de custos, além da segurança, são alguns dos benefícios de usar o Portal de Assinaturas, que podem melhorar a experiência do cliente, direta e indiretamente.

Como vimos, oferecer um atendimento diferenciado é crucial para atender às demandas do consumidor da era digital.

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